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SILMO Paris volta a inspirar o futuro da indústria óptica

O setor óptico enfrenta o retorno das feiras internacionais em setembro, a começar pela Silmo Paris, que realizará uma nova edição de 29 de setembro a 2 de outubro de 2023 com uma programação completa focada no futuro da ótica e do setor eyewear. “Desde a sua criação, a SILMO Paris tem o compromisso de acompanhar os profissionais na invenção do futuro da óptica e dos óculos com ações que informem e aumentem o potencial da indústria”, disse Amélie Morel, Presidente da SILMO Paris.

Assim, com um novo layout nos pavilhões 6 e 7, a feira reinventa o circuito para estimular a curiosidade dos visitantes e incentivar a descoberta dos cerca de 1.000 expositores. Este espaço recentemente redesenhado destaca a amplitude de conteúdos e distinções coordenadas pela SILMO PARIS, criando diferentes áreas e espaços para mostrar todas as últimas inovações no setor óptico.

O espaço de debate interdisciplinar SILMO NEXT, dedicado ao futuro da óptica, irá propor uma retrospectiva das mais recentes inovações tecnológicas. Esta necessária revisão do estado da arte permitir-nos-á (re)descobrir os principais avanços no domínio dos óculos inteligentes, das experiências digitais e do design eco-responsável. Além desta retrospetiva imersiva, a FUTUROLOGY oferecerá zonas de experiência únicas onde os visitantes poderão experimentar produtos inteligentes, descobrir as últimas tendências em realidade virtual e experimentar uma abordagem inovadora à produção sustentável: os visitantes terão a oportunidade prática de injetar molduras com plástico de garrafas recicladas e poderia ganhar um par de molduras personalizadas feitas no local.

“Do planeamento de desempenho ao sucesso: tornando-se profissionais oftalmológicos de elite” é o lema de 2023 da Silmo Academy. O comunicado faz referência à Copa do Mundo de Rugby, que será realizada simultaneamente ao espetáculo SILMO 2024 e aos próximos Jogos Olímpicos de Paris. Durante dois dias – sábado, 30 de setembro e domingo, 1 de outubro – a 12ª edição desta conferência científica abordará de perto como otimizar o desempenho e garantir o sucesso, visto sob dois ângulos: o desempenho do profissional óptico e o desempenho da visão do paciente.

As tendências em óculos são mostradas com mais clareza do que nunca, refletidas na revista digital TRENDS by SILMO. Apresentadas num espaço especialmente projetado, essas grandes tendências são representadas por uma seleção das melhores armações e óculos de sol dos expositores presentes na feira. Novos usos, sinais fracos, conceitos fortes, esta edição inspiradora revela as perspectivas de estilo e design para 2023-2024 e uma análise aprofundada de todas as influências no sector. De marcas e produtos a inovações, marketing e materiais, Trends by SILMO decifra as mudanças e tendências que moldarão o mundo da óptica.

Depois do sinal de partida da edição 2022 do SILMO Paris, este ano o Concurso de Design Óptico regressa, convidando estudantes de escolas de design de todo o mundo a responder a um tema obrigatório e relevante para a atualidade: o desporto. Composto por profissionais de ótica e design e presidido por Marie-Christine Dorner – arquiteta de interiores, designer e cenógrafa – o júri se reunirá na sexta-feira, 29 de setembro, para escolher o vencedor entre os diferentes conceitos selecionados a partir de um arquivo completo e um protótipo impresso em 3D.

Além disso, há já alguns anos que a SILMO tem vindo a abordar a responsabilidade social e ambiental das empresas (RSE) com informações específicas e ações de sensibilização. Oferece oportunidades de debate e partilha de experiências para co-construirmos em conjunto as melhores práticas do sector. Por isso, este ano, a SILMO decidiu dar mais um passo para acompanhar a comunidade óptica no caminho essencial, embora por vezes complexo, da RSE, lançando o prémio Empresa Responsável pelo progresso na responsabilidade social e ambiental. Este prémio está aberto a todos os expositores e tem como objectivo distinguir uma empresa do sector óptico pelo seu contributo para a redução da sua pegada ambiental e optimização do seu impacto social. A empresa vencedora será anunciada no dia 30 de setembro durante a gala dos prémios SILMO d’Or.

E mais um ano regressam os prémios mais importantes da feira internacional de Paris, a SILMO d’OR, que este 2023 celebra a sua 30ª edição. Prémios que reconhecem a inovação e a criatividade no setor óptico, atribuídos por um júri de especialistas, presidido este ano pelo costureiro Nicolas Fafiotte. O prémio SILMO d’Or celebra todos os anos o talento e a criatividade de toda uma indústria nas categorias: visão (lentes, lentes de contacto), materiais/equipamentos, baixa visão, desporto e protecção, crianças, inovação tecnológica em óculos, montagens ópticas e lentes solares “criador de óculos”, conjuntos ópticos e “marcas” de óculos de sol. Este ano a cerimónia de entrega do prémio SILMO d’OR terá lugar no próximo sábado, dia 30 de setembro, no exterior do recinto de feiras, num local muito especial, “Les Folies Gruss”.

A Lookvision estará presente, como todos os anos, na SILMO Paris com a revista no Stand de Imprensa Internacional e com a sua equipa que se desloca à capital francesa para contactar com o sector óptico internacional e os seus profissionais, conhecer as novidades apresentadas e informar sobre tudo o que aconteceu no próximo número da revista, através deste site, em www.lookvision.pt e nas nossas redes sociais. Vejo o em Paris!