SILMO PARIS 2023: O pólo de atração de uma indústria dinâmica!
A Geração Silmo respondeu marcando forte presença na edição 2023, realizada entre 29 de setembro e 2 de outubro. Durante os quatro dias de feira, compareceram 31.337 visitantes (+16,5% vs. 2022), dos quais 15.902 vieram do estrangeiro (+18,3% vs. 2022) e 15.535 de França (+14,7% vs. 2022). As empresas presentes foram 929, o que representa um total de 9.400 pessoas nos stands – sem contar com os visitantes – espalhadas pelos 75.000 m2 dos pavilhões 6 e 7 do Paris-Nord Villepinte.
A edição deste ano da Silmo Paris confirmou definitivamente que o evento parisiense é o local ideal para o lançamento de novas coleções e marcas, bem como de conceitos inovadores, à escala internacional. A sua força advém também da formidável oferta de eventos que promovem a inovação, a criação e o conhecimento, para dar destaque às empresas que estão a inventar a ótica de hoje e de amanhã. Os pontos-chave foram a grande recepção e a apreciada convivência, facilitada por uma aclamada e bem recebida reconfiguração de um Salão como Silmo Paris, reflexo fiel da indústria ótica, com atores grandes e pequenos, históricos e novos, representativos de toda a cadeia de valor.
Os 30.º Prémios Silmo d’Or, entregues no surpreendente cenário do Hipódromo de Paris, Folies Gruss, continuam a ser o pilar central desta valorização. Os membros do Júri, cuja integridade e profissionalismo são calorosamente apreciados pelos organizadores, estudaram cuidadosamente todas as candidaturas e selecionaram com imparcialidade as criações e inovações que mais lhes chamaram a atenção. Na sua missão contaram com o apoio de um presidente de júri de fora do setor óptico, que apresentou uma perspetiva diferente e desafiante. Este ano, Nicolas Fafiotte, que se descreve como um “costureiro de ocasiões excepcionais”, aceitou o desafio. Uma homenagem ao nosso setor: este promotor da elegância francesa vem de Oyonnax!
Os vencedores da edição de 2023:
Crianças: Etnia Barcelona, com “Ba-baaaang!”. Desporto: Marchon com “Flyfree” – Nike. Vision, dois vencedores ex-aequo, em Saúde Visual: Essilor Luxottica, com “Varilux XR Series” e em Sistema Óptico: Morrow, com “Morrow eProgressives”. Material-Equipamento: Saargos, com “Quicksee Free” – Plenoptika. Moldura Óptica “Marcas & Etiquetas”: ODLM-Seaport, com “CC1086 – Vedo” – Carven. Óculos de sol “Marcas & Etiquetas”: ODLM-Seaport, com “ CC4091S Nove” – Carven. Inovação Tecnológica em Óculos: Sbrusset&Co, com “Meyronde OP”. Óculos de sol “Eyewear Designer”: Andy Wolf, com “Blossom col.05”. Armação Óptica “Eyewear Designer”: Cutler e Gross, com “9126 Lunettes Cat-Eye”. Prémio Show Premiere Classe: Veronika Wildgruber, com “Lane”. Prémio Especial do Júri: Lafont, com “Ouvrage”.
A cerimónia Silmo d’Or 2023 foi também uma oportunidade para entregar outros dois prémios, um deles pela primeira vez. Com a responsabilidade social e ambiental corporativa no centro dos desafios sociais atuais, os organizadores da Silmo decidiram criar um Prémio Empresa Responsável. Aberto a todos os expositores, o objectivo do prémio é distinguir uma empresa do sector óptico pelo seu contributo para a redução do seu impacto ambiental e optimização do seu impacto social. A Feira colaborou com a agência de RSE Hyssop na preparação do caderno de encargos do prémio e na avaliação das empresas candidatas. Um júri independente, composto por profissionais ópticos e especialistas em RSE, avaliou as candidaturas e escolheu o vencedor desta primeira edição: Mykita, empresa sediada em Berlim fundada em 2003, que optou por uma estratégia de responsabilidade que incorpora aspectos ambientais e sociais, a fim de reduzir a pegada dos seus produtos e das suas atividades em geral.
O Prémio Óptico Internacional do Ano, atribuído pela IOA (Associação Internacional de Ópticos) em colaboração com Silmo Paris, incentiva e premeia os ópticos pela sua visão e pelo seu compromisso na promoção dos valores da sua profissão. Pela primeira vez, um francês foi o vencedor deste prémio de 2023: Jean-François Porte, cofundador do grupo Edgard e vice-presidente do Rassemblement des Opticiens de France. Por sua vez, Thomas Truckenbrod recebeu o Prémio de Reconhecimento Especial da Associação Internacional de Ópticos pela sua notável contribuição à profissão óptica.
O futuro da indústria, no centro dos temas abordados por Silmo Paris
Silmo Next, um fórum multidisciplinar dedicado ao futuro, abordou as últimas inovações tecnológicas e os principais avanços em óculos inteligentes, experiências phygital e design ecologicamente responsável. Além desta retrospectiva imersiva, a Futurology revelou zonas de experiência únicas para testar produtos inteligentes, descobrir novas tendências em realidade virtual e experimentar uma abordagem inovadora à produção sustentável.
O design é o rei da feira e expressa-se de duas formas: a primeira é o Forum des Tendances, um espaço montado na entrada da feira para permitir aos visitantes uma imersão nas principais tendências, graças a uma seleção temática de óculos de vista e óculos de sol dos expositores presentes na sala. O segundo foi o Concours Design Optique, reservado a estudantes de escolas de design de todo o mundo; Para esta segunda edição, eles foram convidados a fazer um brainstorming sobre um tema atual: o desporto. O júri, composto por profissionais de óptica e design e presidido por Marie-Christine Dorner, arquiteta de interiores, designer e cenógrafa, selecionou o conceito Tribi de Hugo Plessis, aluno da ESDAC de Lille: óculos multifuncionais para triatlo e biatlo. Além do reconhecimento no mundo dos óculos de vista, o vencedor e a sua escola receberam cada um, um cheque de 5.000 euros doado pela feira.
No plano desportivo, com a celebração paralela do Campeonato do Mundo de Rugby e em antecipação aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o simpósio científico da Silmo Academy centrou-se na otimização do desempenho e na garantia do sucesso, durante a sua sessão de treino e debate. Este tema foi abordado sob dois ângulos: a atuação do profissional óptico e a atuação do paciente. Os profissionais ópticos têm um papel fundamental a desempenhar na melhoria da qualidade de visão e de vida dos seus pacientes. Os diferentes oradores revelaram medidas de desempenho para otimizar a saúde visual, a acuidade ou a qualidade de vida e destacaram a importância de associar a visão perfeitamente corrigida ao desempenho, seja por razões profissionais, de sucesso académico, de sucesso desportivo ou de segurança, como na condução de um automóvel.
A troca de informações e melhorias também tiveram eco nas The Talks: num espaço aberto e dedicado, vários oradores (oradores, especialistas, jornalistas, observadores…) abordaram questões atuais em 30 minutos. Essas palestras estão disponíveis na íntegra em vídeo no site: silmoparis.com
Silmo Paris, uma feira com visão de futuro, centra-se nos desafios que o setor da indústria e da distribuição enfrenta e, em particular, no emprego e na aquisição de talentos. Silmo Job fez…o trabalho, com expositores oferecendo oportunidades exclusivas e reuniões diretas para recrutar os colaboradores de amanhã. História e experiência também estão intimamente ligadas na Feira de Paris: O Museu da Indústria de Pentes e Plásticos de Oyonnax e o Museu dos Vidros de Morez combinam a riqueza das suas reservas expondo na feira uma (muito) pequena parte das suas coleções, demonstrando que o futuro é construído sobre o passado. Na mesma linha patrimonial, os Melhores Artesãos de França (Meilleurs Ouvriers de France), ofereceram aos visitantes a oportunidade de participar em workshops para descobrir óculos.
Sendo Silmo Paris, global e aberto ao mundo, a edição de 2023 acolheu amigos e vizinhos transalpinos na Place d’Italie, uma encruzilhada de criatividade, um lugar para partilhar e encontrar o saber italiano no centro do pavilhão 7. The Place d’Italie, nomeada desde 1864, é uma praça parisiense situada no cruzamento de uma estrada romana que ainda liga a Itália à França através da Nationale 7, um símbolo apropriado para uma Place d’Italie! em Silmo Paris!
E na Silmo Paris houve ainda mais eventos organizados pelos próprios expositores e comemorações em geral como a festa de décimo aniversário da Woodys Eyewear que aconteceu num Bateau Mouche, com um terraço ao ar livre de onde pudemos admirar as fantásticas vistas de Paris na noite enquanto navegávamos pelo Sena. A saída e chegada deste agradável e tranquilo “cruzeiro”, com serviço de bebidas e snacks, foi a partir do cais Debilly/Trocadero e o final da festa prolongou-se até à 1h da manhã.
Por fim, cabe destacar que com a Silmo News toda a feira foi transmitida ao vivo e gravada. Assim, uma reportagem diária resumiu os acontecimentos da Feira, complementada com entrevistas, debates e transmissões ao vivo para captar as impressões dos visitantes e expositores e revelar a originalidade dos produtos e empresas… Para assistir e jogar em silmoparis.com, YouTube e todas as redes sociais da Silmo Paris.
Outro Silmo Paris fechou as portas no dia 2 de outubro, mas o próximo está já em andamento: até que nos reencontremos numa “edição olímpica” –Paris sediará os Jogos Olímpicos de Verão de 2024–, numa nova edição do Silmo que acontecerá a partir de 20 a 23 de setembro de 2024. Antes disso, os próximos eventos da Família Silmo são: Silmo Istambul, de 23 a 26 de novembro de 2023, e Silmo Singapura, de 24 a 26 de abril de 2024.