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SILMO 2024: O impulso do presente e do futuro da óptica

A feira SILMO Paris 2024 prepara-se para receber todos os players do setor ótico com a participação de mais de 900 expositores e a presença de 1.500 marcas de 144 países de todo o mundo para apresentarem as suas ofertas. Este importante evento acontecerá num local de 75.000 m² (salas 6 e 7) e oferecerá uma plataforma de primeira classe para obter uma compreensão aprofundada dos mais recentes avanços tecnológicos, inovações de produtos e tendências que moldam o futuro da indústria óptica. em escala mundial.

O sucesso da SILMO Paris reside na amplitude e profundidade da sua oferta, que abrange todos os componentes do setor: óculos, lentes, máquinas, layout de pontos de venda e stands, cadeias de distribuição e centros de compras, formação, etc. Sendo uma encruzilhada de negócios internacionais, a feira também deve o seu sucesso às inúmeras ferramentas de revisão e análise, bem como aos espaços únicos de troca de ideias para melhor vislumbrar o futuro da indústria dos óculos ópticos, agrupados sob o lema SILMO NEXT. Este conceito explica a vontade da sala de estar na vanguarda dos desafios estéticos e tecnológicos de um setor orientado para o futuro.

Eric Lenoir, Diretor das feiras SILMO, sublinha o impacto transformador da inteligência artificial na indústria óptica: “Desde o design de óculos inteligentes equipados com IA até ferramentas revolucionárias para ópticos, as possibilidades são muito amplas. uma linguagem através de uma câmara integrada ou de mecanismos que detectem preventivamente problemas de saúde graves, como ataques cardíacos ou doença de Parkinson. Esta rápida evolução exige a rápida adaptação dos profissionais, uma vez que sem formação adequada, a IA poderia substituí-la aos oftalmologistas tradicionais. Ao mesmo tempo, o surgimento de tecnologias como a impressão 3D em óptica está redefinindo a fabricação de óculos com maior automação, reduzindo assim o impacto no meio ambiente. Esta transformação permitirá que os ópticos se concentrem em serviços de óculos de alto valor agregado, tornando-se autênticos consultores de conforto visual e. cuidados de saúde preventivos e até integrando funções como tecnologia de áudio e prevenção de quedas. Neste cenário em constante evolução, é vital que os oftalmologistas tenham uma boa compreensão destas mudanças para permanecerem relevantes e bem-sucedidos. Na verdade, a Meta anunciou que os óculos conectados substituirão os smartphones dentro de vários anos, transformando o papel tradicional do oftalmologista. Para continuarem a ser atores essenciais, os profissionais devem reinventar a experiência da loja, reorientando a oferta no atendimento ao cliente e na inovação, ao mesmo tempo que reformulam o modelo económico para permanecerem competitivos na próxima década.”

A SILMO PARIS continua a destacar a sua intenção de permanecer na vanguarda dos desafios estéticos e tecnológicos de uma indústria que olha para o futuro. Assim, de 20 a 23 de setembro, os diferentes espaços dedicados da feira oferecerão a oportunidade de descobrir a indústria dos óculos óticos do futuro, refletindo esta ambição de estar sempre um passo à frente.

FUTUROLOGY: A óptica do futuro

Disposto em diferentes áreas complementares, o espaço FUTUROLOGY convida os visitantes a mergulhar no futuro da óptica com perspectivas emocionantes de 2025 a 2035. As inovações tecnológicas e as experiências interactivas mostram os diferentes caminhos futuros do sector que os visitantes podem descobrir em bancadas de testes.

Os mundos físico e virtual unem-se agora para explorar novas abordagens no design de pontos de venda com o objetivo de tornar a jornada do cliente mais ágil e intuitiva. Isto é mostrado na Futurologia através de diferentes espaços:

  • Experiência digital: este espaço tem como objetivo aprender como as tecnologias móveis e a IA estão transformando os testes visuais tradicionais.
  • Testes visuais e medições personalizadas: os headsets de realidade virtual simulam diferentes soluções de lentes, enquanto os scanners 3D oferecem medições precisas para uma personalização ideal dos óculos.
  • Adaptação virtual e produção local: a IA permite criar óculos personalizados. Um avatar personalizado facilita o ajuste virtual das armações e, em seguida, a impressão 3D produz os óculos em tempo real, o que é complementado pela borda e montagem das lentes no local para uma produção 100% local e sem quilómetros.
  • Pitches/Workshops: palco circular com duas passarelas preparadas para apresentações dinâmicas, lançamentos de start-ups e oficinas interativas.
  • Produtos conectados: 5 expositores apresentam produtos conectados, enquanto um expositor especial revela um conceito de óculos conectados, resultado do trabalho do Comité de Especialistas. Estes expositores oferecem um vislumbre das tendências e tecnologias futuras que transformarão a vida quotidiana.
  • Experiências virtuais: uma secção dedicada às experiências RX e à conscientização sobre a deficiência visual, criada em colaboração com Arts et Métiers, para compreender os desafios da baixa visão por meio de simulações imersivas
  • Demonstrações de Produtos Inteligentes: São apresentadas duas peças de óculos inteligentes, Meta e Pulse Audition, para que os visitantes possam experimentar estes óculos inteligentes que integram funções avançadas, aliando conforto, design e tecnologia.

EXPOSIÇÃO TRENDS BY SILMO

O espaço FUTUROLOGIA, que explora futuros próximos e distantes, reflete a EXPOSIÇÃO TRENDS, que oferece um olhar sobre as imagens, formas, cores e materiais de diferentes óculos, uma visão global que destaca os melhores óculos de vista e sol dos expositores da feira. Uma cenografia completa por uma edição de TRENDS by SILMO construída como um verdadeiro livro de tendências. As quatro tendências identificadas a seguir:

  • Monocolor, bicolor, tricolor e multicolor, os óculos apresentam paletas de cores que não têm medo de mostrar combinações de cores ousadas para afastar pensamentos sombrios.
  • O design calmo impressiona pelo seu estilo minimalista sem adornos, no auge do design claro. O metal está na frente, mas o acetato sabe entrar em forma para ganhar espaço nessa busca por um design aerodinâmico.
  • Os clássicos, clássicos intemporais e sempre na moda, têm um apelo que lhes permite atravessar facilmente todas as épocas e modas. E podem se reinventar sem andar em círculos.
  • Os óculos de sol ocupam um lugar cada vez mais importante no setor dos óculos (com ou sem sol!) Tornaram-se um acessório perfeitamente integrado nas coleções das principais marcas de luxo e moda, enquanto os fabricantes de óculos de sol, veteranos ou novos criadores, conquistam um nicho neste setor com amplas ofertas.

CONCURSO DE DESENHO ÓPTICO 2024

Integrado no grande programa de valorização do setor, o COMPETIÇÃO DE DESIGN ÓPTICO E DE ÓCULOS 2024 está aberto a estudantes de escolas de design de todo o mundo, e este ano enfatiza a mudança do papel dos acessórios oculares, explorando as possibilidades de novos recursos e os usos inovadores resultantes. Supervisionada pelo renomado designer Olivier Jault, a competição incentiva os alunos a repensar os óculos além da sua função tradicional, integrando características únicas que respondem às necessidades emergentes da nossa sociedade moderna.

SILMO D’OR: Um prémio à experiência

Maior prémio ao talento dos actores do sector, os prémios SILMO d’OR são decididos por um júri de profissionais. A cerimónia festiva e prestigiosa terá lugar num local excepcional de Paris e marcará o 30º aniversário dos prémios SILMO d’OR.
Todos os produtos nomeados e vencedores serão expostos no Hall 7, que constituirá uma vitrina excepcional das inovações e talentos do nosso setor.

Silmo Academy: A ciência ao serviço da óptica

SILMO ACADEMY é um simpósio científico de primeira linha, vital para destacar os avanços, debates e reflexões que ocorrem no setor, com novo formato previsto para este ano. Será também atribuída uma bolsa de 10.000 euros para apoiar um projeto de investigação em ciências da visão e óptica.

A SILMO 2024 promete ser um evento importante para todo o setor da ótica, aliando inovação, reflexão e debates para antecipar os desafios de amanhã.

Vemo-nos na Silmo Paris de 20 a 23 de setembro de 2024.

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