opti 2026: Inovação, inspiração, interação
A opti 2026 será lançada com novos formatos, áreas de experiência temáticas e um conceito de conteúdo claro. Design, saúde, acústica auditiva, jovens talentos da indústria e networking são os pilares centrais.
A opti 2026 é sinónimo de inovação, inspiração e encontros. Com novos formatos, áreas temáticas focadas nas experiências e um conceito de conteúdo claro, a feira internacional de ótica e design volta a liderar a definição do futuro do setor. Os temas do design, saúde, acústica auditiva, jovens talentos e networking formam os pilares centrais da experiência da feira – o palco perfeito para visionários e realizadores.
A opti é o futuro: veja, ouça, molde!
Na secção de Óptica (pavilhões C3 e C4), os visitantes podem experienciar inovações em toda a cadeia de valor: da refracção e diagnóstico aos óculos, lentes de contacto e aparelhos auditivos – em síntese: o futuro da óptica ao alcance da vista e da audição.
É aqui que um dos pontos altos celebra a sua estreia mundial: a opti SPHEARE – o novo centro dedicado ao tema da acústica auditiva. Com mais de 200 metros quadrados, este espaço interativo reúne conhecimento do setor, melhores práticas e oportunidades de mercado. Fornecedores líderes como actric, Bellman & Symfon, Meditrend, Nuance Audio, Optimus Hearing, oton & friends, PROABO e Sinfonia (por ordem alfabética) apresentarão na opti 2026 tecnologias e conceitos que facilitam a entrada ou expansão de empresas mistas, ou de empresas que procuram tornar-se mistas, no setor da acústica auditiva – resultando num claro aumento das vendas.
“Com a opti SPHEARE, estamos a alargar o âmbito da nossa feira e a abrir um campo de elevado potencial para o futuro dos negócios óticos. A acústica auditiva e a ótica oftálmica complementam-se na perfeição – e são precisamente estas sinergias que estamos a destacar na nossa feira”, explica Cathleen Kabashi, diretora da opti.
A segunda edição da TOMORROW VISION (Pavilhão C4) também terá um grande impacto em 2026. Seguindo o lema “Jogar com inteligência”. A plataforma conjunta dos principais fabricantes de lentes de contacto – ALCON, Bausch + Lomb, CooperVision, HECHT Contactlinsen, Mark’ennovy, Menicon GmbH, MPG&E e SEED Group (Wöhlk, Ultravision, Sensimed) – centra-se na liberdade que as lentes de contacto oferecem. Seja no desporto ou no dia-a-dia, a liberdade de movimentos transforma-se numa visão viva, num “campo de jogo repleto de possibilidades”.
“Em 2026, a TOMORROW VISION será o espaço de possibilidades para os nossos visitantes que trabalham na área da ótica oftálmica. Quando os principais fabricantes de lentes de contacto se unem, cria-se um ambiente que reúne conhecimento e destaca, de forma impressionante, a relevância económica deste segmento”, sublinha Cathleen Kabashi.
O opti FUTURE VISION HUB, no pavilhão C4, já carrega o futuro no seu nome. Aqui, tudo gira em torno da saúde, do controlo da miopia, dos óculos inteligentes, da inteligência artificial, da telemedicina e da tecnologia. Na área das startups opti VISIONARY (Pavilhão C3), as jovens empresas apresentam as suas ideias relacionadas com a inteligência artificial, o software e as soluções de diagnóstico.
O opti NEXT GENERATION HUB, também no Pavilhão C3, é um verdadeiro ponto de encontro para os jovens profissionais do setor, que encontrarão temas relevantes para o seu desenvolvimento profissional: por exemplo, para quem pretende abrir o seu próprio negócio, sessões de speed dating que facilitam o networking com colegas ou com empresas à procura de jovens talentos, ou ainda inspiração para as suas carreiras. Um ótimo exemplo disso é o opti CAMPUS, que oferece orientação sobre formação, estudos e carreiras em parceria com universidades, centros de educação contínua e instituições – essencialmente um centro de formação para o futuro do setor.
Design encontra visão
Nos pavilhões de design C1 e C2, o design internacional de óculos encontra a diversidade criativa com mais de 500 marcas na YES AREA. O opti DESIGN STAGE apresenta as armações das marcas candidatas ao prémio do público opti FRAME STAR, proporcionando uma primeira impressão impactante dos materiais e tendências emergentes. É também aqui que decorrem os debates do painel DOZ com a especialista italiana em cores, materiais e design, Francesca Valan, e Angela Mrositzki. Esta última considera os óculos como algo mais do que um simples acessório de moda, mas antes como arte e património cultural. A guru de tendências de óculos da opti, Selin Olmsted, de Nova Iorque, apresentará o seu Relatório de Tendências 2027. Também guiará os visitantes da opti até aos lançamentos mais interessantes nos seus passeios opti TREND WALKS.
Novas marcas exibem as suas ideias nos espaços opti BOXES, o prémio opti BOX AWARD homenageia a startup mais inovadora do setor das armações, e o opti BOX BAR é um local popular para discussões e trocas de ideias.
“Com o opti DESIGN STAGE e formatos como o opti FRAME STAR, estamos a criar o palco onde a criatividade, o artesanato e a moda se encontram, literalmente, ao mesmo nível. Aqui, o design torna-se uma experiência – acessível, inspiradora e interativa”, afirma Cathleen Kabashi.
“Com o opti DESIGN STAGE e formatos como o opti FRAME STAR, estamos a criar o palco onde a criatividade, o artesanato e a moda se encontram, literalmente, ao mesmo nível. Aqui, o design torna-se uma experiência – acessível, inspiradora e interativa”, afirma Cathleen Kabashi.
Networking: Troca em igualdade de circunstâncias
Sendo a primeira grande plataforma do setor no novo ano, a opti 2026 oferece inúmeras oportunidades de networking. O opti RUNWAY BAR, o opti BOX BAR e o YES LOUNGE são locais de encontro ideais para discussões, colaborações e negociações comerciais, além de serem o local perfeito para o trabalho em equipa e novas alianças. O primeiro dia da feira termina com o seu destaque tradicional: a lendária opti PARTY. Este não é apenas um local para celebrar e dançar, mas também, muitas vezes, o ponto de partida para novos êxitos conjuntos.
Sobre a opti
A opti é a feira internacional de ótica e design, que se realiza anualmente em Munique, em janeiro, como evento de abertura do setor. O evento de networking oferece aos visitantes profissionais todo o espectro de produtos óticos, desde armações de óculos, lentes, lentes de contacto, refração, diagnóstico e baixa visão até equipamentos técnicos e para lojas. Além disso, a opti é também o local para lançamentos de produtos de líderes de mercado internacionais e startups. A feira é organizada pela GHM Gesellschaft für Handwerksmessen mbH desde 2008 e foi realizada pela primeira vez em 1998.

