SILMO Istambul 2025: ponto de encontro para o setor ótico euroasiático

Fiel ao seu lema “Tudo sobre óculos”, a SILMO Istambul, realizada de 19 a 22 de novembro, consolidou a sua posição como uma feira internacional de sucesso e a principal plataforma para a indústria ótica da Eurásia.
Impulsionada pela localização estratégica da Turquia entre dois continentes e por um mercado turco em rápida expansão, esta 12ª edição demonstrou mais uma vez o papel fundamental da SILMO Istambul como ponto de encontro transcontinental onde se fecham negócios, se descobrem inovações e se forjam colaborações entre empresas internacionais e locais. A equipa da revista Lookvision, que viajou para a SILMO Istambul 2025, testemunhou em primeira mão a vitalidade do mercado ótico turco em particular e do mercado da Eurásia em geral, deixando-nos, bem como aos profissionais, visitantes e expositores com quem tivemos a oportunidade de trocar ideias (incluindo alguns de Espanha), com uma impressão marcante.
O Centro de Exposições de Istambul, SILMO Istanbul, recebeu 700 marcas e expositores, bem como 11.736 visitantes (um aumento de 12,4% em relação a 2024) em 25.000 metros quadrados de área de exposição. Os visitantes vieram da Europa, Médio Oriente, Norte de África e Ásia Central, sendo 18% internacionais. Os stands dos expositores foram meticulosamente concebidos, repletos de cores e oferecendo uma experiência visual envolvente que destacou a inovação e o estilo característicos da indústria ótica. Cada expositor utilizou o espaço de forma eficaz para apresentar os seus produtos de forma impactante e profissional. Estes resultados reflectem tanto o dinamismo do mercado óptico turco como o crescente apelo da SILMO Istanbul junto dos profissionais da região e de outros países.

Para além da expressiva participação e dos elevados índices de público entre expositores e visitantes, bem como das impressionantes exposições, o certame destacou-se pela sua organização irrepreensível: fluxos de entrada e saída otimizados, sinalética clara e uma equipa sempre atenta que garantiu o bom desenrolar da feira. No geral, a Silmo Istanbul reafirmou a sua posição como um evento líder para a indústria óptica da Eurásia, combinando uma atmosfera positiva, uma apresentação impecável e uma excelente coordenação.
Momentos destacados do evento
SILMO Award Istambul
A terceira edição do Prémio SILMO Istambul destacou mais uma vez os principais players e marcas que moldam o mercado ótico turco nas áreas do design, tecnologia, sustentabilidade, inovação e experiência do cliente. Na cerimónia de entrega dos prémios, realizada no dia 20 de novembro no Centro de Exposições de Istambul, foram anunciadas as marcas, empresas e designers vencedores:
Marca inovadora: AYKA OPTIK
Representação da marca: Cemfa GÖZLÜK
Tienda óptica: ZEHRA OPTIC
Desenho de armações: Universidade Cultural de Estambul – İkbal Bulut
Armações de produção nacional: ROOT & STEEL
Lentes de produção nacional: BETA OPTIK
Melhor stand da feira: MERVE GÖZLÜK CAMI
Prémio especial: ANFAO
SILMO Istambul Academia
O SILMO Istambul Academia reforçou a base de conhecimentos do setor através de conferências transmitidas por especialistas e investigadores locais e internacionais sobre temas como tendências, inteligência artificial, digitalização, estabilidade e experiência do cliente.
SILMO Next
O SILMO Next, com o seu espaço Futurology e o seu Foro de Tendencias –Trend Forum–, inspirou os visitantes e ofereceu uma visão de futuro com coleções temáticas que combinam moda e inovação.
El Trend Forum não é apenas uma exposição de produtos, mas também uma plataforma de inovação na qual se cruza a moda e a tecnologia e na qual interagem os profissionais do setor. A seleção temática de medidas de gafas graduadas e de sol, aliada às tendências mais destacadas, inspirou os visitantes, enquanto as experiências de realidade virtual que se ofereciam na zona «Futurologia» brindam à oportunidade de conhecer a produção sustentável e as inovações tecnológicas no mundo da ótica do futuro.
Organizadas em torno de três temas diferentes: toques de metal, looks intemporais e looks atrevidos e divertidos, as coleções de monturas expostas não só refletem a visão atual do design no setor ótico, como também integram conceitos como a sostenibilidad e a tecnologia avançada, o que ajuda a trazer o futuro da indústria. Os visitantes descobriram materiais de ponta, processos de produção ecológicos e armações fabricadas digitalmente, mantendo-se atualizados sobre as principais tendências que moldam o setor.
Pelo segundo ano consecutivo, a equipa da Lookvision teve o prazer de participar na principal feira de negócios da Eurásia e desfrutar da cidade das sete colinas, com o seu charme, cores vibrantes e deliciosa gastronomia. Vemo-nos na próxima edição da Silmo Istambul, de 18 a 21 de novembro de 2026!
GALERIA DE FOTOS DO EVENTO:




