HomeÓculos de sol e armaçõesGrande crescimento do Grupo De Rigo em 2023. Volume de negócios consolidado ultrapassa os 500 milhões de euros

Grande crescimento do Grupo De Rigo em 2023. Volume de negócios consolidado ultrapassa os 500 milhões de euros

O Grupo De Rigo fechou 2023 de forma muito positiva, com um volume de negócios consolidado de 506 milhões de euros que compara com os 452,7 milhões de euros alcançados em 2022 (+11,8%). As grandes variações nas taxas de câmbio em algumas áreas onde o Grupo opera absorveram parte do crescimento. De facto, com taxas de câmbio constantes, o aumento face ao volume de negócios de 2022 teria sido de +16,3%.

O volume de negócios da divisão Wholesale aumentou 16,8% para atingir 279,1 milhões de euros, face aos 239,0 milhões de euros em 2022. A taxas de câmbio constantes, o crescimento do volume de negócios em comparação com 2022 teria sido de 20,1%. Os mercados que mais contribuíram para o crescimento são Itália, Turquia, Brasil, China e Espanha. Este grande aumento é impulsionado pelo crescimento do segmento de marcas de alto padrão, que contribuiu com dois terços do crescimento de toda a divisão, e pela contribuição da Police, marca própria de lifestyle que comemorou 40 anos de vida em 2023 e que, para além de óculos, inclui fragrâncias, relógios, jóias, roupas e pequenos artigos de couro. O contributo da aquisição da divisão de lentes do grupo Rodenstock, com as duas marcas Porsche Design e Rodenstock, contribuiu de forma limitada uma vez que foi integrado no Grupo no segundo semestre do ano.

O volume de negócios da divisão de Retalho aumentou 6,5% para atingir 242,6 milhões de euros, face aos 227,7 milhões de euros em 2022. A taxas de câmbio constantes, o crescimento do volume de negócios face a 2022 seria de 12,0%, especialmente devido à fraqueza do mercado turco lira. O crescimento alcançado durante o ano é totalmente orgânico, uma vez que não houve aberturas significativas de novos pontos durante o ano.

“O caminho percorrido pelo Grupo após o difícil período da pandemia deixa-nos muito satisfeitos e incentiva-nos a fazer melhor”, comenta Ennio De Rigo, presidente do Grupo De Rigo. “Os investimentos realizados nos últimos dois anos têm demonstrado a sua efetiva contribuição para as vendas. Os conflitos crescentes em diferentes áreas do planeta têm complicado a previsão e a planificação das ações internacionais, mantendo elevado o nível de incerteza. A diversificação continua que procuramos permite-nos continuar a expandir globalmente “Isso está a permitir-nos mitigar os impactos negativos desses eventos. A conclusão da integração da divisão Rodenstock Eyewear e o esperado crescimento adicional do segmento médio-alto serão os motores do desenvolvimento em 2024.”

 

Tags