HomeFeiras e eventosSilmo Paris 2024: uma nova edição de sucesso que reuniu mais de 32.000 profissionais da indústria óptica internacional

Silmo Paris 2024: uma nova edição de sucesso que reuniu mais de 32.000 profissionais da indústria óptica internacional

A SILMO Paris 2024, que se realizou este ano de 20 a 23 de setembro, consolidou-se mais uma vez como o momento chave para a indústria ótica, oferecendo um rico panorama de tendências emergentes e experiências imersivas. Durante quatro dias intensos, a feira foi um ponto de convergência de encontros inspiradores, inovações de vanguarda e intercâmbios enriquecedores, cativando os profissionais do setor.

Este ano, 32.125 profissionais (+2,6% face a 2023), dos quais 52% internacionais e 48% franceses, viajaram para conhecer as novidades apresentadas por mais de 900 empresas distribuídas por 75.000 m² nos pavilhões 6 e 7 de Paris Nord Villepinte . Este dinamismo alimentou um ambiente propício a descobertas e colaborações, abrindo caminho a novas perspetivas e projetos de mercado.

A SILMO Paris continua assim a consolidar o seu papel como uma encruzilhada essencial na evolução da indústria, onde ganham vida ideias inovadoras e conceitos promissores que moldam o futuro do setor.

Este ano a Silmo Paris reuniu 32.125 profissionais, um crescimento de 2,6% face a 2023. Os participantes foram 52% internacionais e 48% franceses.

Os prémios Silmo d’Or celebraram o seu 30º aniversário

Os prémios SILMO d’Or premeiam a excelência técnica, a criatividade e a inovação, qualidades essenciais que impulsionam a indústria óptica para o futuro. Todos os anos, este evento atrai a atenção de profissionais e meios de comunicação de todo o mundo, destacando a sua importância e impacto no mercado global.

A edição de 2024 foi assinalada pelo 30º aniversário do SILMO d’Or, demonstrando a sustentabilidade e a influência duradoura deste prémio, destacando a importância do know-how neste setor ótico em constante evolução. Conheça os vencedores do SILMO d’Or 2024.

Concurso de Design Óptico

Promover o know-how, defender o setor, estimular a inovação: a SILMO Paris promove também os talentos de amanhã com o Concurso de Design Óptico. A terceira edição deste concurso, aberto a estudantes de escolas de design de todo o mundo, centrou-se nos óculos acessórios que, para além de corrigirem e protegerem a visão, exploraram novas funcionalidades e novas utilizações.

O projeto premiado este ano foi DISTROAL de Thomas Deneufbourg e Adrien Gallois da Nantes Atlantique School of Design. Nele, os óculos são concebidos como acessórios de apoio para utilizadores com necessidades específicas, incluindo pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e perturbações de ansiedade. Distroal significa “calmante” em bretão.

 

Prémio empresa comprometida

A adoção de uma estratégia de RSE abrangente é essencial para satisfazer as expectativas das partes interessadas, reforçando simultaneamente a resiliência e a competitividade das empresas do setor ótico. Para promover estas práticas sustentáveis ​​e responsáveis, a SILMO, em colaboração com a agência HYSSOP, criou o Prémio Empresa Comprometida.

Esta distinção reconhece as empresas que integram uma abordagem holística, tendo em conta as questões éticas, ambientais e sociais, e que estão ativamente comprometidas com um futuro mais responsável.

Na ocasião, foram premiadas duas empresas: a Vanni e a Skans.

A Skans foi escolhida pela sua abordagem minimalista, que visa reduzir o consumo de óculos: armações intemporais lançadas apenas se forem novas para reduzir a necessidade de renovação, embalagens intemporais (muitas vezes sem impressão) para limitar a necessidade de reformulações, disponibilidade de peças sobressalentes peças peças de substituição idênticas para todos os modelos, ou produção a pedido para evitar o excesso de stock… A empresa anunciou também uma abordagem que tem em conta todo o ciclo de vida das caixilharias, que são, por exemplo, monomateriais (100% aço inoxidável, incluindo protetores de nariz) para maximizar a reciclagem.

Sendo a primeira empresa italiana do sector dos óculos a tornar-se um “Benefício da Società” em 2021, a Vanni demonstrou que monitoriza o seu desempenho social, ambiental e de RSE em termos de números e melhores práticas. A empresa pede ainda aos seus colaboradores que avaliem os seus resultados em diversas áreas. 100% dos colaboradores da VANNI seguiram módulos de formação sobre desenvolvimento sustentável. Em 2023/2024, a empresa realizou uma reorganização interna orientada por uma psicóloga organizacional para definir com maior clareza os papéis e responsabilidades de cada pessoa e responder às necessidades dos colaboradores. Com fortes raízes locais, a Vanni apoia muitas organizações locais em Turim e no Piemonte. A realização de uma ACV “cradle to gate” permitiu também à empresa fazer uma série de ajustes para limitar o impacto ambiental dos seus productos.

Prémio Óptico Internacional do Ano

Este prémio, atribuído pela IOA (Associação Internacional de Ópticos) em colaboração com a SILMO Paris, incentiva e premeia um óptico pela sua visão e pelo seu empenho em promover os valores da sua profissão, tanto entre os seus colegas como entre os seus clientes.

Vitor Martins, oftalmologista português, foi o vencedor deste ano. Este profissional dedica-se à indústria óptica há 25 anos. Especialista em produtos de gama alta, melhora a experiência do cliente propondo soluções inovadoras e sustentáveis. Vitor lançou projetos como “Reciclar para ajudar” e lidera missões solidárias para fornecer óculos aos mais desfavorecidos. O seu empenho no aumento da qualidade óptica e o seu envolvimento na associação nacional são uma prova da sua dedicação à profissão.

 

Desafio Interescolar

Todas as segundas-feiras, na SILMO Paris, o School Day oferece aos alunos e professores uma oportunidade única de mergulhar no coração da indústria ótica. Durante este dia decorreu também um desafio interescolar, uma divertida competição em colaboração com a OPTIC 2000, dedicada aos alunos do 2º ano do BTS. Este ano, a escola ESSO ANGERS venceu o concurso com uma viagem gratuita para os 5 melhores alunos a uma feira europeia de óptica.

Silmo Next – Futurologia: O futuro das possibilidades

Imersão no futuro da ótica e convite à exploração das perspetivas fascinantes para os anos 2025 a 2035. Os profissionais puderam descobri-lo num espaço dividido em diversas áreas diferenciadas, onde encontraram inovações tecnológicas, soluções personalizadas, experiências interativas, aumentadas e virtuais.

Comité de Peritos SILMO NEXT – Quem são estes especialistas e profissionais? Que tópicos foram abordados? E que conclusões foram tiradas? Descubra o último relatório do Comité de Peritos.

Fórum Tendências

Uma paragem nas imagens, nas formas, cores e materiais dos óculos, uma visão completa que nos permitiu descobrir o melhor das armações ópticas e solares dos expositores presentes na sala. Eis as quatro tendências marcantes no salão que serão o sucesso de amanhã:

  • COLORAMA GRATUITO: armações em cores vivas e alegres ou em cores suaves e intensas. Óculos monocromáticos, bicolores, tricolores ou multicoloridos. Formulários tão livres como paletas de cores. Predomina o acetato, com combinações para efeitos de superfície.
  • SIMPLICIDADE VIRTUOSA: Óculos que vão diretos ao essencial, refletindo uma abordagem minimalista e sem peneiras. Um design calmo, mas não aborrecido. Formas leves e luminosas: o apogeu das linhas claras. O metal continua são, mas o acetato sabe fazer dieta para ocupar o seu lugar nesta corrida pela pureza.
  • VARIAÇÕES CLÁSSICAS: Polos, gabardinas, jeans… a moda reinventa periodicamente os clássicos intemporais. Os óculos não são exceção a esta tendência perene. As formas intemporais estão mais populares do que nunca, um sinal de longevidade e durabilidade. O design vintage é menos literal e mais contemporâneo, com linhas elegantes e descontraídas.
  • IN FULL SUN: Uma linha de tendência essencialmente dedicada aos óculos de sol. Os óculos de sol têm um papel cada vez mais importante (com ou sem sol!), e este acessório já está bem integrado nas coleções das principais marcas de moda e luxo. Para não perder esta atração, os designers de óculos e marcas de renome tornam este segmento em expansão com uma vasta gama de produtos originais e sem logótipo.

Conhecer o know-how dos “Melhores Artesãos de França”

Exploração das oficinas essenciais onde os mestres do artesanato francês revelaram os seus conhecimentos excepcionais e ofereceram demonstrações: desenho de molduras personalizadas, modelação manual, soldadura… E como todos os anos, os visitantes puderam descobrir a exposição “Design Challenge” que reúne as criações de estudantes e aprendizes de design da Morez Eyewear School, armações ecléticas inspiradas em materiais vegetais, oferecendo assim uma bela história de transmissão e troca.

O know-how dos fabricantes franceses de óculos

Os participantes da Silmo Paris 2024 puderam mergulhar no coração do maciço do Jura para descobrir o know-how único das suas empresas e conhecer os seus artesãos através de animações cativantes. Um destaque sobre o talento e a tradição dos artesãos de óculos que perpetuam um know-how secular, essencial para a reputação global de “Made in France”.

Museu Oyonnax – Morez

Este emblemático museu, que reúne uma colecção de objectos históricos e inovações que moldaram dois séculos de história dos vidros, esteve presente na feira óptica internacional com uma exposição do património óptico francês que ofereceu a oportunidade de explorar a evolução das técnicas dos vidros. de molduras, enquanto se aprofunda a rica história e herança destas duas cidades emblemáticas de Oyonnax e Morez.

 

Conferências Silmo Talks e Silmo Academy

Neste espaço, Silmo ofereceu uma experiência cada vez mais imersiva e interativa com uma série de conferências inspiradoras onde especialistas de renome revelam os seus conhecimentos e análises. Ao mesmo tempo, o novo formato da Academia SILMO permitiu aos visitantes participar em intervenções cativantes lideradas por investigadores e especialistas internacionais de renome.

OS ÓPTÍMPICOS

Uma competição divertida e envolvente, a OPTympics celebrou o cruzamento entre o espírito desportivo e o fascinante mundo da ótica. Tal como os atletas que desafiam os seus limites, os oftalmologistas tiveram a oportunidade de participar no jogo e testar as suas capacidades com paixão, criatividade e experiência. Mais de 800 pessoas participaram nos testes!

Em colaboração com Radioottica, Nico Caradonna e Behind My Glasses.

RSC : No coração da óptica

A SILMO está ativamente empenhada em apoiar a indústria ótica na adoção de práticas éticas e sustentáveis. Em colaboração com a agência Hyssop, disponibiliza fichas práticas que decifram questões essenciais como o abastecimento, a embalagem e o transporte, para orientar as empresas a integrar a responsabilidade social no centro das suas atividades. Estas fichas oferecem conselhos concretos para reduzir a pegada ecológica, promover a diversidade e melhorar a transparência das cadeias de abastecimento. Combinando inovação e responsabilidade, a SILMO apoia os profissionais do setor na sua transição para um futuro mais sustentável.

Podcast: “The Right Optics” de Silmo

“The Right Optics” foi concebido para apoiar os profissionais durante todo o ano, fora dos limites do salão. Estas conversas animadas com especialistas e convidados especiais, todas orquestradas por Nick Coffer, exploram em profundidade o cativante mundo dos óculos. Os episódios revelam histórias de sucesso, destacam experiências excepcionais e partilham visões inspiradoras para o futuro do sector.

SILMO TV e SILMO NOTÍCIAS

Durante os quatro dias que durou a feira, os jornalistas da SILMO TV estiveram presentes para rever em direto as últimas novidades do setor para que os visitantes não perdessem nenhum dos principais momentos do evento. Graças a análises de especialistas, testemunhos e relatórios, os profissionais ficaram conectados com as novidades da SILMO Paris e poderão também acompanhar as notícias da SILMO ao longo do ano para se manterem informados sobre as últimas tendências e inovações em ótica.

Pode ver todas as transmissões e entrevistas do SILMO Paris 2024 aqui.

Para além dos meios oficiais da feira, a Revista Lookvision esteve também presente, como todos os anos, no stand da imprensa internacional com a edição especial Silmo Paris 2024, que os participantes puderam levar gratuitamente para casa. Da mesma forma, partilhamos nas nossas redes sociais todos os momentos ocorridos ao longo dos quatro dias do evento.

SILMO JOB

A SILMO Paris, parceiro fundamental da indústria ótica, apoia os profissionais em questões-chave do setor, em particular no recrutamento de talentos. Os recrutadores e candidatos beneficiam durante todo o ano e para além das paredes da sala, de um espaço dinâmico que oferece oportunidades exclusivas para construir as equipas de amanhã.

SILMO Paris, o evento emblemático do setor ótico, que funde inovação, reflexão e intercâmbio para antecipar os desafios do futuro. Encontre-se no próximo ano, de 26 a 29 de setembro no Paris Nord Villepinte!

Além disso, em breve, todos os profissionais do setor terão um novo encontro com a família Silmo no Istanbul Expo Center / Yeşilköy, de 20 a 23 de novembro.

Galeria de imagens do evento:

 

 

 

 

 

 

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