PRATS celebra os seus primeiros cem anos ao serviço dos ópticos com um sucesso estrondoso nacional e internacional na ExpoÓptica

A PRATS celebrou o seu centenário no cenário imbatível da ExpoÓptica 2024, a feira mais importante da Península Ibérica, apoiada pelo sector e recebendo o carinho e o reconhecimento dos oculistas-optometristas “que na verdade foram aqueles que nos educaram até aqui”, afirma Francisco Prats, CEO, sobre o primeiro século de vida da PRATS.
Assim que entraram no pavilhão 10 que acolheu o evento, e durante os três dias – 12 a 14 de abril – que durou a ExpoÓptica, os visitantes encontraram o stand da empresa. Com as suas dimensões e design impressionantes, manteve-se cheio de público, de sexta a domingo, e tornou-se o cenário perfeito para a PRATS cumprir o seu principal objetivo na ExpoÓptica: agradecer aos oculistas pela fidelidade e confiança demonstradas ao longo dos últimos cem anos. “Graças a eles chegamos onde estamos”, disse Francisco Prats, CEO e neto do fundador da empresa, na IFEMA.
E, depois de Alberto Prats ter aberto a sua primeira empresa óptica em Mas de las Matas (Teruel), passando da área agrícola à indústria da saúde em 1924 e demonstrando assim uma grande capacidade de empreendedorismo e visão de futuro, hoje a PRATS é uma multinacional, que possui 4 laboratórios em Barcelona, Madrid, Lisboa e San José da Costa Rica, subsidiárias no México e na Colômbia, e distribui os seus produtos mundialmente em 22 países. Três gerações e cem anos depois, “o que temos hoje, mais do que clientes, são amigos, que nos compram há décadas”, afirma Francisco Prats. Esse mesmo espírito empreendedor e preocupação com os seus clientes, que encarna na perfeição o lema da empresa, ‘Focar em si’, é o que ainda motiva o grupo todos os dias. “Todos os oculistas nos felicitaram e muitos até ficaram surpresos com o fato de a PRATS estar neste setor há um século. Felizmente, continuam a confiar em nós”, acrescentou Francisco Prats.
Filipe Pires, diretor geral do Grupo Prats, explicou na feira o que estas três palavras significam para a empresa. “O centro da PRATS está nos nossos clientes. Não estamos condicionados pelo que a concorrência faz. Para seguir em frente, simplesmente ouvimos os nossos clientes. Toda a nossa filosofia e o nosso processo produtivo são preparados, robóticos e automatizados para serem flexíveis e capazes de se adaptar aos nossos clientes”, definiu.
Sem dúvida, o stand da PRATS tem sido um dos stands de maior sucesso da feira e o que apresenta maior carga emocional e pessoal. As suas linhas marcantes propunham uma experiência audiovisual imersiva. Centenas de selfies e fotos durante a feira foram emolduradas pela elegância e inovação de um design que refletia perfeitamente o momento da empresa. No interior, e além das inovações tecnológicas, a equipa PRATS partilhou a celebração com o setor. Antes de mais nada, antes de apresentar novidades, esta ExpoÓptica serviu para dar e receber o carinho de uma empresa que deve o seu sucesso aos ópticos. Por tudo isto, ao longo dos três dias, foram realizados inúmeros “brindes aos próximos cem anos ‘Focados em si’”, conclui Prats.
Também houve novidades tecnológicas
Mas a PRATS não seria o que é hoje sem a inovação e as inovações que colocam uma multinacional espanhola na vanguarda, sem complexos, de um setor tão tecnológico como o das lentes oftálmicas.
Na feira, a PRATS apresentou novas evoluções do seu principal produto, as lentes oftálmicas VIMAX, como VIMAX ADAPTATIVA, a revolucionária lente progressiva com Al que melhor se adapta ao consumidor; VIMAX SE SYNAPTIC e o seu nível superior de experiência visual que leva em conta que a visão não depende apenas dos olhos, mas de como as imagens recebidas através deles são processadas no cérebro; e VIMAX INFINITY, a nova lente progressiva para visão à distância ilimitada.
A equipa comercial da PRATS também mostrou ao setor o novo VIMAX FIT MINERAL, o primeiro mineral freeform da empresa. Até agora, as lentes progressivas minerais só estavam disponíveis em designs clássicos com superfícies predefinidas. Esta nova lente muda tudo.
Por fim, a empresa apresentou outros produtos, como a nova MONOFOCAL A-TORIC, uma lente monofocal esferotorial que combina desempenho óptico e estética, e a VIMAX Al SMART CENTER, muito mais do que um dispositivo de centralização inteligente que permite ao oftalmologista fornecer informações avançadas e aconselhamento personalizado quando vão a um centro óptico.
As comemorações do centenário irão decorrer ao longo de 2024, quando o grupo contempla planos para continuar a crescer, demonstrando a sua liderança em P&D, robótica e atendimento ao cliente.
Em 2024, ano do seu 100º aniversário, PRATS é P.R.A.T.S., cinco siglas que reúnem tudo o que este grupo representa: Perfeição, Resistência, Adaptabilidade, Transformação e Simbiose.

