Ópticos e redes sociais: a gestão que ninguém quer fazer, mas que todos precisamos
Por Txell Valls (www.txellvalls.com)
“Não tenho tempo para isso”. Se há coisa que vejo todos os dias no setor ótico é a falta de tempo para a comunicação digital. A maioria das óticas são empresas independentes ou pequenas cadeias onde as operações diárias superam qualquer tentativa de planeamento de conteúdos. No final, a gestão de redes sociais torna-se aquela lista de tarefas que é sempre adiada. Mas, enquanto isso, a concorrência continua a comunicar, a posicionar-se e a atrair clientes.
Trabalhei com muitos oftalmologistas e o padrão repete-se:
• Falta de tempo para publicar regularmente, falta de consistência.
• Faltam ideias, as mesmas mensagens acabam por se repetir ou não sabemos mais o que dizer.
• Delegar a gestão a alguém de fora nem sempre resulta, porque essa pessoa não conhece bem o setor e o resultado é muitas vezes genérico e ineficaz.
O problema é que, num ambiente em que a concorrência está a crescer e os clientes estão mais informados do que nunca, permanecer em silêncio é um luxo que nenhum óptico se deve dar ao luxo de ter.
O grande erro: pensar “Farei isto quando tiver tempo”.
Muitos de vós sabem da importância de estar online, mas sentem que esta não é uma prioridade imediata. “Quando tiver uma lacuna, vou observá-la”, costuma dizer-me. Mas a realidade é que esse fosso nunca chega.
O que realmente acontece são clientes que procuram informação online antes de visitar uma loja e, se não encontram nada ou a última publicação é de há meses, a impressão que ficam não é positiva. A falta de conteúdo gera desconfiança, enquanto uma presença ativa fortalece a imagem da sua marca e transmite profissionalismo.
Como evitar que as redes sociais se tornem mais um fardo?
Um óptico não precisa de estar em todo o lado ou publicar todos os dias. Mas exige uma estratégia clara e, acima de tudo, continuidade. O segredo está em otimizar os recursos e encontrar um sistema que facilite a gestão sem acrescentar mais trabalho à equipa.
Acredito piamente, mesmo fazendo isto entre muitas outras coisas, que a melhor opção é sempre gerir as coisas numa perspetiva, com uma equipa interna. Mas também sei que, por vezes, isso não é possível, por isso vamos analisar três opções que o podem ajudar a tomar uma decisão:
Opção 1:
Contrate um membro da equipa que possa combinar as competências de vendas com a gestão de redes sociais. Para mim seria um perfil misto: consultor ótico e gestor de conteúdos. Por vezes já temos este perfil na ótica, basta pesquisar, e outras vezes, quando precisamos de contratar, vale a pena aproveitar e ter em conta este fator.
• Vantagens: Ter alguém sempre presente permite uma geração de conteúdos mais espontânea, uma gestão abrangente e a publicação de conteúdos de elevado valor.
• Desvantagens: Esta pessoa pode precisar de formação adicional, mas isso pode ser resolvido com cursos específicos, como o que oferecemos com a Carolina Lober e a Optoacademy: Revolucione as redes sociais do seu óptico.
Opção 2:
100% externalizado. Uma empresa ou freelancer é contratado para gerir as suas redes sociais para si. Redação, design e planeamento de conteúdos. É uma boa opção se decidir envolver-se pelo menos um pouco e colaborar ativamente com essa empresa ou pessoa. Vocês formam uma equipa.
• Vantagens: “não se preocupa”, a meio do caminho. Se não for um insider, não conseguirá lidar com 100% das tarefas de gestão de redes sociais, especialmente as relacionadas com responder e esclarecer dúvidas dos clientes e construir uma comunidade.
• Desvantagens: Terá de fornecer material a essa pessoa ou, na sua falta, pagar para que ela o venha criar (vídeos, fotos, etc.) e, além disso, se não for do setor, terá de fornecer o conteúdo para garantir que é de qualidade e correto.
Opção 3:
Esta seria a opção mista e adaptar-se-ia a qualquer tipo de óptica. Muitos de vós ousariam gerir as redes sociais sozinhos ou ter alguém na equipa, mas quando se trata de publicar, faltam ideias e ficam presos. Ou tem um gestor de comunidade subcontratado que não sabe nada sobre ótica. Como podemos otimizar estes recursos com muito pouco investimento e de forma fácil?
É aqui que entra o meu Kit de Conteúdos: uma subscrição mensal que oferece publicações prontas a usar, com textos adaptados à realidade do setor e pensados para ligar os clientes a partir de uma ótica.
Em vez de perder horas à procura de ideias ou a tentar encomendar conteúdo a alguém que não conhece o seu setor, o Content Kit trata de tudo:
• Publicações estratégicas e prontas a utilizar.
• Conteúdo desenvolvido especialmente para óticos.
• Um sistema que lhe permite manter a sua comunicação ativa sem esforço.
Comunique ou fique para trás
O que aprendi ao longo dos anos é que a diferença entre uma ótica que atrai e retém clientes e uma que não o faz não é apenas a qualidade do serviço ou do produto, mas a capacidade de a transmitir. E isso, hoje, exige uma comunicação digital bem elaborada.
Se acha que está na altura de parar de adiar esta tarefa e começar a gerir as suas redes estrategicamente, convido-o a saber mais sobre o Kit de Conteúdos em: kitdecontenidos.txellvalls.com
“Se não comunicar, os outros farão isso por si.”


