opti 2025: Um forte arranque para o ano da feira de comércio óptico

A opti 2025, feira internacional de ótica oftálmica realizada em Munique de 31 de janeiro a 2 de fevereiro sob o lema #weareopti, demonstrou o quão bem a opti funciona como uma plataforma para a inovação, o diálogo, as tecnologias e as tendências orientadas para o futuro, bem como o grande entusiasmo que a opti suscita em todo o setor.
Os 330 expositores de 23 países, incluindo 190 da Alemanha, descreveram a opti 2025 como: “A melhor opti de sempre”, “absolutamente importante”, “grandes vendas”, “um sucesso retumbante” e “a GHM cumpriu a sua promessa”. Os visitantes, que totalizaram 21.105, também expressaram a mesma opinião, descrevendo-o como um evento de muito sucesso, onde o setor apresentou os últimos avanços, produtos e designs no campo da visão. A opti apresentou as últimas tendências e inovações: desde as mais recentes tendências em armações e materiais, aos últimos desenvolvimentos em lentes biométricas e lentes para presbiopia, até à apresentação de conceitos de rastreio premium.
A atmosfera positiva que caracterizou a opti2025 durante os três dias da feira foi o resultado da intensa cooperação entre a equipa da opti, expositores e representantes da indústria, que foi alimentada por novas ideias ao longo do ano passado. A satisfação dos expositores fala por si: com mais de 97%, quase todos os expositores classificaram a qualidade dos visitantes de boa a muito boa em termos de interesse pelos produtos no seu stand. Com quase 89%, os expositores classificaram também o início de relações comerciais na opti como muito bom a bom; Não é de admirar que mais de 90% dos expositores tenham anunciado que planeiam participar novamente na opti 2026.
Com 330 expositores, a opti 2025 apresentou toda a cadeia de valor da indústria ótica: o espectro variou desde fabricantes de armações a fornecedores de lentes de contacto e óculos, marcas líderes e designers inovadores e independentes, empresas de consultoria, empresas de consultoria informática, fabricantes de equipamentos e lentes, bem como empresas de montagem de lojas e acústica auditiva.
Cathleen Kabashi, diretora da opti, afirmou sobre o espetáculo: “a opti continua no caminho do sucesso! Depois do opti 2024, demos mais um passo e valeu a pena. A combinação dos nossos HUBs de informação no opti HUB ARENA e da plataforma conjunta para fabricantes de lentes de contacto, TOMORROW VISION, obteve uma resposta muito boa tanto por parte dos visitantes como dos expositores. E confirmaram-nos que tanto o conceito como o arranque anual são um sucesso. Este último baseia-se na colaboração estreita com os nossos stakeholders e numa comunidade forte – é o sentido de comunidade que faz da opti aquilo que ela é! Estou simplesmente impressionado! A atmosfera era impressionante e o entusiasmo do setor era claramente evidente. Os visitantes aproveitaram a feira ao máximo. Fiquei particularmente satisfeito porque as lentes de contacto foram mostradas de uma perspetiva diferente e brilharam com a sua própria luz.”
“Ideias criativas como a Tomorrow Vision e muitas apresentações de especialistas farão da opti um evento imperdível para os mercados da Alemanha, Áustria, Suíça e outros locais, e estabelecê-la-ão como uma importante fonte de inspiração para estratégias de portfólio de produtos e planeamento anual”, resume Dieter Dohr, Diretor Executivo e Presidente da GHM Gesellschaft für Handwerksmessen mbH, a empresa organizadora da opti.
Destaques e tendências de design 2026

A maior inovação e, por isso, o ponto alto da feira foi claramente a TOMORROW VISION, a plataforma conjunta de lentes de contacto dos nove fabricantes de renome: Alcon, Bausch + Lomb, CooperVision, Hecht, Hetych, Menicon, MPG&E, SwissLens e Wöhlk. Sob o lema “As lentes de contacto são o futuro da ótica oftálmica”, os visitantes foram apresentados a um programa abrangente focado nas vantagens das lentes e no seu grande potencial de vendas no espaço de exposição de 170 m2. Outro destaque da opti foi o opti HUB ARENA, onde se concentraram pela primeira vez quatro info HUBs, para além dos já estabelecidos opti SUSTAINABILITY HUB e opti MYOPIA HUB, bem como o opti FUTURE VISION HUB com as tendências actuais em óptica oftálmica, também no segmento de armações da feira.
Entre outras coisas, as apresentações e discussões sobre Eyewear Trends 2026 pela investigadora e especialista em tendências de Nova Iorque, Selin Olmsted, foram muito populares.
1. ESCULTURAL: os óculos como arte para vestir. Predominam perfis grossos, chanfros ousados, fresagens complexas e texturas ricas, como tartaruga, chifre e mármore. Estas armações celebram o artesanato e a arte do design.
2.º SENTIMENTAL: Toques pessoais combinados com design. Elementos nostálgicos, detalhes artesanais e designs lúdicos criam armações com ressonância emocional e individualidade. As imperfeições são celebradas.
3.º QUOTIDIANO PUNK: A nova vaga marginal de expressão pessoal. Inspirados na energia bruta das subculturas marginais, estes designs incorporam novos padrões de beleza e autenticidade.
4.º SURREALISMO: Uma nova realidade, inesperada e lúdica. Formas pouco convencionais, detalhes oníricos e um toque de fantasia levam os óculos a um mundo de expressão imaginativa.
5.º ULTRALEVE: O futuro do conforto e da inovação. Uma procura pela máxima leveza com materiais como o titânio, elementos impressos em 3D e acetato de alta densidade. Estas armações oferecem perfis ultrafinos, revestimentos transparentes e engenharia de precisão para uma sensação de quase impercetibilidade.
Inovações em materiais e cores
Segundo o investigador de tendências de Nova Iorque, os materiais utilizados e o tipo de lentes, como a sua tonalidade, também contribuem para estas cinco tendências:
– Acetatos. Olmsted vê este material em 2026 com inspiração retro, texturas de mármore e chifre, bem como degradés em camadas em paletas neutras, tonais ou vibrantes. Explore contrastes inovadores com cores em várias camadas e fios expostos nas têmporas.
– Óculos. Aqui define uma largura de banda que varia de superescuro fumado ou roxo a sólidos saturados e lentes de gradiente duplo/triplo em tons vívidos de pôr do sol e especiarias.
– Metais. Olmsted acredita que este material clássico de armação foi redefinido com acabamentos em duas cores, como o dourado por dentro e o preto por fora, acrescentando uma nova perspetiva a best-sellers como o dourado, o ouro rosa e o preto.
Destacou ainda o opti NEXT GENERATION HUB, com o qual a opti, em estreita colaboração com os representantes da VDCO Young, está a desenvolver jovens talentos do setor; Formatos de speed-dating como o NextGen Meet-up foram aqui oferecidos, onde os jovens da indústria ótica puderam trocar experiências entre si, por exemplo, sobre oportunidades de formação avançada e contínua, ou o formato Meet & Match: os jovens talentos encontram as empresas.

Prémios e opti PARTY
Pela primeira vez, foi entregue o prémio opti FRAME STAR – The Audience Award, onde os visitantes da opti votaram na sua armação favorita entre 50 armações utilizando um código QR. Parabéns ao feliz contemplado, Munic Eyewear de Munique. O 5º opti BOX AWARD foi conquistado pela start-up Manti Manti, sediada em Berlim, pelo design de óculos para crianças, anunciou o júri internacional liderado por Daniel Feldman, do The Optical Journal. A opti PARTY de sexta-feira já se consolidou como um evento imperdível deste ano; Na feira, todos os participantes celebraram o sucesso do primeiro dia com música e bebidas.

