Morel press days 2023: Descobrindo o legado de uma empresa emblemática no Vale do Jura

Nos dias 14 e 15 de junho, a imprensa internacional, incluindo a revista Lookvision, tanto de Espanha como de Portugal, deslocaram-se ao Vale do Jura (França), para conhecer um pouco mais da história: passado, presente e futuro da emblemática firma Morel.
Assim, pela mão dos irmãos Morel: Amélie, Jérôme e Francis, que constituem a 4ª geração de uma empresa centenária, bem como outros membros da equipa Morel, pudemos conhecer o seu dia-a-dia atividades na sua sede e comemorar com eles os sucessos da empresa, fundada em 1880 por Jules Morel.
Durante o primeiro dia pudemos desfrutar das instalações do hotel Abbaye onde nos
hospedamos, localizado em frente ao lago de mesmo nome e num cenário idílico. Após momentos de lazer à tarde, ao anoitecer, realizou-se um jantar no restaurante do hotel com a presença de parte da equipa da firma francesa, juntamente com todo o grupo de jornalistas internacionais que assistiram ao press day. Foi um momento ideal para conhecer parte da equipa Morel, bem como colegas jornalistas, num ambiente descontraído e agradável.
No segundo dia, foi realizada uma visita à sede da empresa localizada no coração do Parque Regional Haut Jura, berço da indústria ótica francesa e onde nasceu Morel. Lá, pudemos descobrir como é o dia-a-dia de quem trabalha na empresa, conhecendo em primeira mão os diferentes departamentos, desde o Design e Desenvolvimento de Produto, Marketing e Comunicação, Comércio Internacional, até todo o processo fabril, montagem interna e acabamento de óculos MOREL, chegando até ao departamento de Atendimento e Suprimentos. Para culminar esta viagem, fizemos uma visita ao “Musée de la Lunette” (Museu dos Óculos) em Morez, que faz um passeio pela história da indústria ótica na região do Jura.
Morel: inspirando confiança há 4 gerações
A MOREL nasceu em 1880 por Jules Morel, um verdadeiro pioneiro que inventou o precursor das armações, o “pince nez” (clip nasal) que criou o seu próprio negócio de óculos aos 25 anos. Assim, há mais de 140 anos, a empresa MOREL segue a tradição familiar e, a partir da sua paixão pelo artesanato de qualidade, a empresa dedica seu conhecimento à concepção e distribuição de armações em todo o mundo. Hoje, a 4ª geração da família MOREL esforça-se para desenvolver uma cultura socialmente responsável e colaborativa, fiel à paixão e aos valores de Jules Morel.

A ambição da marca é ser reconhecida mundialmente como uma marca francesa independente. Para isso, a Morel conta com uma poderosa rede de distribuição. Está presente nos 5 continentes e em mais de 20.000 lojas. Além disso, desde 2015 a empresa promove sua estratégia internacional e já possui 17 subsidiárias, 150 representantes e 10 distribuidores VIP com 30 agentes em todo o mundo. Em termos de vendas, as maiores da Morel são: América do Norte (39%), França (35%), Europa (19%) e suas exportações para o resto do mundo representam 7%.
A sociedade assenta a sua actividade em cinco princípios básicos: independência; porque é uma empresa familiar, que se mantém fiel aos seus valores fundamentais desde 1880, autenticidade; criando um know-how próprio que a torna única no fabrico de óculos, paixão por criar, audácia; com as pessoas.
Produção artesanal única e know-how
Na sua sede no Jura Morel, conta com uma equipa de 250 pessoas que trabalham em 10 áreas de especialização que vão desde a concepção à
produção, passando pela parte comercial, logística e administrativa, realizando todo o processo desde o primeiro esboço até ao fim consumidor.
Novas coleções são criadas no Design Center, onde diretores de arte, designers, especialistas em cores, gráficos e prototipagem trabalham juntos para criar armações exclusivas. Todos os designs criados pelo Centro de Design são transmitidos a Valérie Prillard, criadora de protótipos da MOREL e a primeira mulher a receber o prestigioso título de Meilleur Ouvrier de France em óculos. Usando o seu excepcional know-how, ela cria à mão protótipos de armações em tamanho real, o mais fielmente possível aos esboços.

Mais tarde, as armações passam pela oficina de fabricação onde a Morel fez um investimento significativo para a sua modernização em 2022, criando uma entidade específica para armações de acetato, para terminar na oficina de acabamento onde se perpetua um know-how excepcional: Montagem, curativo manual, tamponagem… Tantas operações que exigem gestos de grande precisão vindos de uma longa tradição da ótica e que pudemos ver de perto durante esta viagem.
Relativamente aos materiais utilizados no fabrico dos seus óculos, a marca tem surpreendido o mercado ao utilizar materiais e know-how atípicos e inovadores: carbono, madeira e, mais recentemente, pele e impressão 3D.
Uma marca atraente
A empresa conseguiu criar uma marca atraente para os usuários, começando por seu logotipo icónico: o gato, que tornou a marca reconhecida em todo o mundo por várias gerações. Os gatos são conhecidos por sua excelente visão diurna e noturna, agilidade e capacidade de atravessar o tempo e os continentes. Com essas qualidades excepcionais, o gato tornou-se o emblema oficial da MOREL em 195, quando Jacques Morel, neto de Jules Morel, fundador da empresa em 1880, teve a brilhante ideia de criar uma marca de ourives para estampar as molduras douradas da MOREL: um gato com M maiúsculo. Esse costume, emprestado de joalheiros, inspirou posteriormente a criação do logotipo da MOREL. “Tão moderno como no primeiro dia, o gato encarna a nossa herança, a nossa independência e, mais do que nunca, o nosso compromisso…”, explica Amélie Morel, diretora de comunicação da empresa.
Além disso, outro detalhe icónico dos óculos Morel é a assinatura das 5 linhas que estão incluídas no final da haste de todos os modelos da marca e que simbolizam as 5 gerações da família MOREL desde a criação da Maison em 1880. A 4ª linha é colorida para representar a geração atual que dirige a empresa e a 5ª linha é a promessa para o futuro.
Outro ponto forte da marca são suas coleções, que refletem a herança da empresa e seu espírito criativo por meio de fortes códigos gráficos e designs que buscam a excelência nos detalhes. A empresa possui seis coleções principais: 1880, Lightec, KOALI, ÖGA, NOMAD, AZUR e Marius MOREL, além de colaborações de sucesso com outros criadores, como Jean Nouvel e Nathalie Blanc.
Uma comunicação ousada

Olhar para o futuro e agradecer pelo passado sempre foi a filosofia da MOREL e é isso que inspirou a última campanha de comunicação da empresa que apresenta uma série histórica de fotos originais de personagens usando as armações da nova coleção da MOREL. Uma viagem no tempo que começa com o retrato de Jules Morel, fundador da empresa. Este é o ponto de partida de uma homenagem às quatro gerações que atravessaram todas as épocas com paixão e audácia para fazer da MOREL o que é hoje. “Desde 1880 a olhar para a frente” é o lema desta campanha que retrata a história da MOREL através do seu passado, presente e futuro.
No que diz respeito à comunicação digital, a Morel desenvolveu internamente ferramentas personalizadas para melhor responder aos seus clientes internos e externos, como o seu ERP, o seu CRM, os seus diferentes sites (plataforma interna, externa e B2B) e até uma app para representantes. Isto, aliado às suas redes sociais, à poderosa comunicação no ponto de venda e à presença da marca em diversas feiras internacionais, torna-a uma marca atrativa para óticos-optometristas e consumidores finais.
Compromisso Morel
O compromisso da empresa para os próximos anos é avançar e crescer de forma comprometida e responsável. Para isso, trabalham
diariamente com suas equipas ao redor do mundo, adotando inúmeras medidas baseadas em três pilares fundamentais: os seus produtos, pessoas e meio ambiente.
Em relação aos seus produtos, a Morel implementou ações concretas para reduzir o seu impacto ambiental, como o uso de sacolas biodegradáveis, o uso de caixas dobráveis, o uso de aço inoxidável 80% reciclado e reciclável, o aumento da reparabilidade das suas armações chegando a 100 %, o combate à obsolescência dos seus óculos, a utilização de lentes de demonstração 100% recicladas e recicláveis, a poupança total de 6 toneladas de plástico por ano e a utilização de acetato reciclado proveniente de resíduos de fabrico da indústria da moda, entre outras medidas.
Por outro lado, o compromisso com os seus trabalhadores e com a sociedade em geral passa por acções a favor da qualidade no trabalho, tais como: escritórios em ambiente privilegiado e com todas as comodidades (esplanada, ginásio, coffee corner, etc.), interior acções de promoção da convivência entre colaboradores, como pequenos-almoços, churrascos, etc., acções de formação internacional e outras de transmissão de conhecimentos ou colaborações com causas humanitárias.

A Morel é também uma empresa que defende a sobriedade energética e o respeito pelo meio ambiente, razão pela qual, nos últimos anos, realizou a instalação de painéis fotovoltaicos, bem como 10 estações de carregamento de carros elétricos e, graças à colaboração com um apicultor local, a empresa instalou 19 colmeias, cujo mel é colhido, engarrafado “in situ” e oferecido a clientes e parceiros. Além disso, colabora com a associação “Plantons pour l’avenir”, com a qual já plantou mais de 7.500 árvores e reduziu ao máximo o consumo de papel, defendendo a digitalização.
Além disso, a empresa lançou seu projeto de pegada de carbono no início de 2022, um passo importante no caminho da melhoria. Essa abordagem permitiu orientar as medidas corretivas a serem aplicadas em todos os níveis da empresa.
Todas essas ações permitiram que a Morel pertencesse desde 2021 a um círculo muito fechado de 1.600 empresas francesas comprometidas com o Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa que estrutura e enquadra a atividade sustentável e responsável das empresas.


