HomeFeiras e eventosMIDO lança novo site: mais acessível e inclusivo

MIDO lança novo site: mais acessível e inclusivo

Já está disponível o novo site da feira internacional de óculos que será realizada na Feira Milano Rho de 3 a 5 de fevereiro de 2024. Não se trata apenas de uma reestilização gráfica, mas de uma mudança substancial, que visa garantir a acessibilidade digital, incentivar a participação do usuário e evitar discriminação de todos os tipos. Nesta área, como em muitas outras, a MIDO está à frente do seu tempo e inova o seu site www.mido.com com quase dois anos de antecedência para acomodar a legislação europeia que, com a Lei Europeia de Acessibilidade, impõe a acessibilidade digital a partir de junho de 2025.

A criação do novo site, ferramenta à disposição de todos os interessados ​​no salão de óculos, representa um passo importante para a MIDO na sensibilização dos operadores do sector para as questões de acessibilidade e inclusão digital, que continuará com novos avanços tecnológicos, promovendo intercâmbio e divulgação.

As palavras-chave do design são “Menos é mais”: um design essencial nas linhas, elegante e acessível, confiado mais uma vez ao diretor criativo das campanhas de comunicação da MIDO, Max Galli, em colaboração com o Mixer Group. Uma bela carta, maior, mas nunca antes apresentada. Um site cuidado ao detalhe, criado para facilitar a usabilidade e oferecer todas as principais informações de forma intuitiva e rápida nas primeiras telas.

Do ponto de vista técnico, cujo desenvolvimento e implementação foram confiados à Alea.pro, o novo site aposta na experiência do utilizador para garantir uma navegação fluida, acessível e sem obstáculos a qualquer visitante, em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo em a Web 2.2. Graças à Inteligência Artificial, por exemplo, usuários com deficiências motoras e cognitivas como cegueira, baixa visão, daltonismo, dislexia, epilepsia, TDAH, etc., (até mesmo deficiências temporárias após acidentes, por exemplo) enfrentarão uma experiência otimizada. Assim, o site oferece ao utilizador mais de 100 funcionalidades – mediante pedido expresso – para adaptar e personalizar a experiência de navegação em função das suas necessidades, como síntese de voz, dicionário e sugestões, ampliação e espaçamento de texto, contraste de cores, etc. Outra novidade é a implementação de uma fonte desenvolvida especificamente para usuários disléxicos, que melhora a legibilidade dos textos.

No seu papel de líder entre as feiras dedicadas aos óculos e os grandes eventos anuais realizados em Itália, a MIDO só pode olhar para o futuro, implementando soluções e tomando decisões futurísticas e avançadas, para propor aos seus stakeholders não apenas inovações do presente, mas também antecipar-se ao saber ler e interpretar desenvolvimentos futuros.