MIDO abre um novo capítulo após bater o recorde de público: mais de 35.000 profissionais visitaram a feira de Milão
A MIDO 2023 marca o início de uma nova era para a feira de óculos com números que confirmam a sua posição de liderança após fechar a sua 51ª edição na segunda-feira, 6 de fevereiro. A próxima edição do MIDO acontecerá de sábado, 3 a segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024, na Fiera Milano Rho.
O atendimento atingiu um máximo 35.000 profissionais do setor; 80% deles da Europa e 20% do resto do mundo. Isso representa um aumento de 60% em relação a 2022. Também em alta, os visitantes italianos representaram 53% do total.
Dos mais de 1.000 expositores que representam toda a cadeia de suprimentos – de máquinas a óculos, fabricantes de armações e das marcas líderes do setor a jovens designers independentes – 72% eram internacionais e 28% italianos. Entre os expositores estrangeiros, 51% vieram da Europa, 42% da Ásia e 7% do resto do mundo.
Os dados, tanto de visitantes quanto de participação de profissionais do setor, confirmam mais uma vez o inequívoco alcance global da feira.
“Temos uma responsabilidade empolgante por ser o principal evento mundial do setor ótico e que é reunir a oferta e a procura dos profissionais que participam na MIDO”, disse o presidente do MIDO, Giovanni Vitaloni. “Este ano atraímos muitos expositores e visitantes estreantes que expressaram a sua surpresa positiva ao entrar pela porta da nossa feira. A ‘maravilha’, que faz parte do DNA da feira, é justamente essa: encantar quem participa a tal ponto que não podem deixar de estar aqui todos os anos”, concluiu.
Para os visitantes, foram inúmeras as novidades e eventos, com especial atenção para os óticos – do ciclo “Como?” das reuniões OTTICLUB – à apresentação de livros especializados no programa “Book@MIDO”. O importantíssimo foco na sustentabilidade, com prémios e áreas dedicadas. Mas também houve momentos de glamour, com presenças de VIPs e personalidades do showbiz com flash mobs, exposições e premiações nas populares praças do MIDO.
Primeiro dia
O primeiro dia do evento foi marcado por muita energia e vontade de nos encontrarmos, de respirar mais uma vez o clima incrível que só a interação e a troca presencial pode gerar.
Na manhã de sábado, 4 de fevereiro, foi realizada a conferência inaugural – após as mensagens de boas-vindas do Presidente do MIDO, Giovanni Vitaloni, CEO e Diretor Geral da ITA [Agência Italiana de Comércio], Roberto Luongo, Conselheiro de Desenvolvimento Econômico e Políticas Trabalhistas do Município de Milão, Alessia Cappello, e o CEO e Diretor Geral da Fieramilano, Luca Palermo– para apresentar o projeto ANFAO Empowering Optical Women Leadership em apoio às mulheres no setor de óculos. A reunião foi moderada pela jornalista Barbara Serra, patrocinada pela Fundação Bellisario e organizada em colaboração com SDA Bocconi.
O programa visava constituir um Observatório da Igualdade de Género sobre liderança no sector, fazer um “instantâneo” da situação actual, identificar dificuldades (incluindo “acolhimento de crianças” e “acolhimento de idosos”), traçar linhas de orientação para um projecto-piloto de formação para o empoderamento das mulheres e promoção de uma cultura empresarial inclusiva.
A percentagem de mulheres em cargos de gestão de topo em Itália continua a ser limitada. “A alta taxa de emprego feminino no nosso setor não se traduz adequadamente em cargos de direção. É um pouco maior do que em outros setores na Itália, mas certamente não é suficiente”, comenta Giovanni Vitaloni, presidente da ANFAO e MIDO. “Além de ser uma excelência global Made in Italy, também aspiramos alcançar a excelência nas políticas de inclusão e igualdade de género, que agora fazem parte da Agenda 2030 e do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência”, concluiu Vitaloni.
Duas mesas redondas abordaram esses temas: a primeira sobre o tema ‘Liderança feminina’, com a participação de gestoras do setor ótico, freelancers e empresárias de outros setores. Na segunda, com foco em “Políticas de apoio à liderança feminina”, participaram políticos e representantes de RH do setor.
O recinto da feira também foi animado pelos flash mobs do grupo de bailarinos liderados pelo famoso coreógrafo Giacomo Frassica. A convidada do dia também foi a showgirl Melissa Satta. A mesa redonda OTTICLUB (Hall 3) “Como definir o visual e a personalidade através dos óculos. Styling como uma oportunidade para os oculistas”, com curadoria de Nick Cerioni, Diretor Criativo e estilista famoso por trás da imagem de artistas famosos como Måneskin, Jovanotti, Laura Pausini, Pierfrancesco Favino, Achille Lauro, Orietta Berti e Gianni Morandi. A conferência faz parte do How to? do OTTICLUB, de encontros sobre atividades práticas intimamente relacionadas ao dia a dia dos centros óticos.
No fim do primeiro dia de feira, participamos num evento organizado pela AVM 1959 na Casa Milán, sede do time AC Milan do qual a empresa é patrocinadora. Assim, a equipa Lookvision pôde desfrutar de um fantástico passeio pelo museu do AC Milan, descobrindo a história da mítica equipa de futebol. Em seguida, pela mão de Roberto Bazzara, Executivo de Vendas Internacionais da AVM 1959, pudemos conhecer a nova coleção da firma Hally & Son, em colaboração com o AC Milan.
Segundo dia
O segundo dia da edição 2023 do MIDO foi marcado por tendências, premiações e personalidades. A mostra, que ficou até ao dia seguinte, 6 de fevereiro, na Fiera Milano Rho, foi uma oportunidade de encontros e, claro, de negócios. Esta manhã, os corredores e stands dos seis pavilhões estavam repletos de óticas, compradores experientes e entusiastas do setor, que compareceram à feira deste domingo de fevereiro para ver em primeira mão as novidades, novidades e curiosidades.
“Estamos muito satisfeitos com a participação e o sucesso do evento até agora”, comentou Giovanni Vitaloni, Presidente do MIDO e da ANFAO. “Para ser sincero, depois destes anos difíceis, não estava totalmente confiante no regresso ao atendimento presencial, tendo em conta que a maioria dos participantes vem do estrangeiro. A MIDO é a referência no sector dos óculos e, por isso, é essencial para nós e, acima de tudo, para toda a cadeia de abastecimento. Ao entrar hoje num dos pavilhões”, concluiu Vitaloni, “é imediatamente envolvido por uma atmosfera de grande entusiasmo ao descobrir as muitas marcas presentes, respirar uma atmosfera única e ter a oportunidade de conhecer personalidades de renome internacional”.
No segundo dia, celebridades do mundo do entretenimento animaram as arquibancadas, como Sfera Ebbasta, o cantor Dargen D’Amico e a modelo e influencer Dasha Kina.
Além disso, dentro do espaço Otticlub, a equipa Lookvision marcou presença na comemoração dos 70 anos da revista Vedere, decana do setor ótico na Itália. Isabella Morpurgo, filha do fundador da revista e atual diretora, fez um breve resumo da história do meio e os seus principais marcos. Ao final, a equipa da Vedere, liderada pela sua diretora, pôde soprar as velinhas num grande bolo e fazer um brinde para comemorar seus 70 anos de história. Parabéns! Muitas felicidades!
Entrega de prémios
A cerimónia de premiação aconteceu numa praça lotada no Fashion District. Todos os anos, a MIDO atribui prémios aos centros óticos, ao stand mais sustentável e, este ano, a novidade, às empresas mais ativamente comprometidas com a sustentabilidade. O MIDO 2023 também sediou o primeiro CSE (Certified Sustainable Eyewear Award). Criado pela MIDO em colaboração com ANFAO e Certottica, o prémio avalia a sustentabilidade no setor ótico a nível internacional. Um júri autorizado de especialistas avaliou os produtos nomeados, com base em critérios detalhados sobre o seu impacto ambiental e social, tendo em conta todo o ciclo de vida do produto: reciclagem de materiais, redução do consumo nos processos de produção e distribuição, melhor aproveitamento do abastecimento cadeia, disposição de resíduos, nível de reciclagem, uso de energia renovável, etc.
Estes são os vencedores nas 6 categorias:
- Prémio CSE Óculos de sol Europa: NEUBAU EYEWEAR – NEUBAU (Áustria)
- Prémio CSE Óculos de Sol Resto do mundo : MITA EYEWEAR – Vision of Tomorrow (EUA)
- Prémio CSE Armações Europa: EYEWEAR 4 YOU – LLEXAN ITALIA (Itália)
- Prémio CSE Armações Resto do mundo: MONOGRAM EYEWEAR (Emirados Árabes Unidos)
- Prémio CSE Estojos Europa: ECO – MODO EYEWEAR (Itália)
- Prémio CSE Estojos Resto do Mundo: KARUN EYEWEAR – KARUN (Espanha)
A vencedora do prémio Bestore Design 2023 foi a OTTICA BUX (Altamura), de Sabino Bux, que foi escolhida pela incrível mistura de elementos e encenação, o equilíbrio perfeito entre elegância, luxo, arte e artesanato, e pelos detalhes que unem o mundos dos óculos e da música.
O Bestore Innovation Award 2023 foi atribuído à MEGAOPTIKA (Lviv – Ucrânia), da Taras Proniv, que se distinguiu pelo seu engenhoso espírito empreendedor. Combina o tratamento de doenças oculares, diagnósticos avançados e uma ampla gama de produtos, trabalhando em condições extremamente arriscadas devido ao conflito em curso.
Por fim, o prémio Stand Up For Green o stand mais sustentável foi para MARCHON ITALIA pela sua modularidade, reutilização e espaço mínimo ocupado por móveis, o que se traduz em menor impacto do transporte marítimo.
Um Salão multicanal
A feira de ótica também se tornou um evento imperdível para a imprensa italiana e internacional, com mais de 380 jornalistas credenciados, mais de 100 artigos publicados apenas nos 3 dias da feira e cerca de 500 nas semanas anteriores. Um número considerável de equipas de televisão também capturou a “vida na feira” enquanto se moviam entre os stands durante o evento.
Além da significativa participação ao vivo no evento, houve uma atividade on-line igualmente significativa: usuários de todo o mundo conectaram-se aos perfis sociais da MIDO, apoiando-os com mais de 15.000 partilhas entre posts e stories. A comunicação, em apenas 3 dias de feira, ultrapassou os 1,4 milhões de impressões, um crescimento que se refletiu também nas 50 mil interações nas páginas, um aumento de mais de 30% face ao ano anterior.
O site mido.com recebeu mais de 30.000 visitas (+50% em relação a 2022), enquanto a plataforma digital teve 12.000 membros, 650 páginas de publicidade e mais de 40 eventos que continuarão disponíveis até dezembro de 2023. A combinação de participação presencial e as publicações online significam que o MIDO 2023 integrou com sucesso e positivamente a dinâmica cara-a-cara com o virtual.
O próximo compromisso com a MIDO está agendado para 3 a 5 de fevereiro de 2024 na Fiera Milano Rho.
GALERIA DE IMAGENS:
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