Marcolin regista bons resultados no primeiro trimestre de 2023: empresa cresce mais de 17%
No primeiro trimestre de 2023, a consolidação dos resultados económicos da Companhia continuou de forma positiva: as vendas líquidas do Grupo ascenderam a 152,3 milhões de euros, mais 17,3% a taxas de câmbio atuais do que no período homólogo de 2022 (+15,2% a taxas de câmbio constantes) , o que confirma a estratégia empresarial num ano em que os desafios geopolíticos e as instabilidades internacionais continuam a fazer as suas apostas.
Em comparação com o primeiro trimestre de 2022, o Grupo melhora os seus resultados em termos de vendas líquidas em todas as áreas geográficas: um crescimento significativo continua num mercado com grande potencial como a Ásia (+134,2% ao câmbio atual e 126,2% ao câmbio constante). EMEA (+15,5% às taxas de câmbio atuais e 15,6% às taxas de câmbio constantes) e América (+8,1% às taxas de câmbio atuais e 3,5% às taxas de câmbio constantes) confirmam-se como as principais geografias, representando juntas aproximadamente 90% das receitas.
O EBITDA ajustado ascendeu a 23,7 milhões de euros, representando um aumento de 30,0% face aos 18,2 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. A evolução da margem EBITDA ajustada foi igualmente positiva, atingindo 15,5% das vendas líquidas (14,0% no primeiro trimestre de 2022).
O segundo trimestre abriu com um acordo histórico para o Grupo Marcolin, o fechamento de uma licença perpétua com The Estée Lauder Companies (“ELC”) para óculos TOM FORD, uma extensão substancial da sua licença com TOM FORD, marca para a qual Marcolin fabrica e distribui óculos desde 2005.