HomeÓculos de sol e armaçõesLOZZA X LUIS FIGO: A lenda do futebol junta-se à icónica marca italiana para lançar a sua primeira coleção de óculos

LOZZA X LUIS FIGO: A lenda do futebol junta-se à icónica marca italiana para lançar a sua primeira coleção de óculos

Luís Figo (Lisboa, 1972) desenvolveu a sua carreira desportiva como futebolista em equipas como o Sporting, onde se estreou em 1995, passando também pelo F.C. Barcelona, ​​​​Real Madrid e Inter de Milão, onde se retirou do futebol em 2009. O antigo futebolista é conselheiro e embaixador da UEFA desde 2017 e está também totalmente envolvido na sua carreira empresarial; Assim, juntamente com o seu sócio, o empresário italiano Gandolfo Albanese, criou a sua própria marca de moda: Luis Figo Brand, que combina a elegância e o estilo italianos com a atenção ao detalhe e um trabalho artesanal meticuloso.

Como extensão da sua marca de moda, a Figo está agora a lançar-se, juntamente com a LOZZA e o Grupo De Rigo, no mundo do design de óculos, com uma coleção que combina a sofisticação intemporal do Made in Italy e o estilo desportivo. Uma fusão de mundos diferentes, mas unidos pela mesma paixão pela excelência e pela busca constante da perfeição nos detalhes.

Esta coleção cápsula combina a mestria de Lozza com a criatividade e o carisma de Luís Figo, resultando numa coleção marcante composta por sete modelos — cinco óculos de sol e dois óculos de sol clip-on — que se inspiram numa estética vintage reinterpretada com toques modernos. As armações contam a história do design italiano com linhas arrojadas, detalhes requintados e materiais inovadores. As frentes e as hastes são enriquecidas com o monograma LF e acompanhadas por dois detalhes em forma de “L”. Além disso, é combinado com o icónico ornamento de cinco linhas que representa as letras Lozza. Alguns detalhes que vale a pena destacar: o clipe de metal apresenta um perfil elegantemente trabalhado, e algumas variantes incluem lentes polarizadas e uma dobradiça flexível integrada para o máximo conforto. Todos os modelos são personalizados com o logótipo Lozza x LF Luís Figo gravado na têmpora esquerda e acompanham uma elegante caixa preta.

Durante a MIDO 2025, o antigo futebolista português apresentou esta coleção cápsula de óculos ao setor ótico da feira, que foi celebrada na noite de sábado, 8 de fevereiro, numa festa exclusiva no Palazzo Serbelloni. A revista Lookvision aproveitou a sua presença na feira internacional de ótica de Milão para entrevistar o ex-jogador de futebol, hoje empresário, na qual falámos sobre a sua marca de moda e o lançamento da sua aguardada coleção de óculos.

– Sabemos que tem a sua própria marca de moda e acessórios inspirada no estilo e elegância italianos. O que o motivou a criar a sua própria marca de moda e a entrar no mundo do design masculino?

– Surgiu da amizade com o meu companheiro, que sempre trabalhou no mundo da moda, e eu, claro, gosto de moda, mas isso também é um projeto empresarial, não um hobby. Começámos a montar a empresa e a trabalhar no projeto há dois anos, até chegarmos aqui. Recentemente participámos no Pitti Uomo, o desfile de moda masculina mais importante de Florença. Agora, estamos a apresentar este projeto colaborativo com a Lozza, um sonho que se tornou realidade e que nos dá muito orgulho em fazer parceria com uma marca histórica no mundo dos óculos. Estou muito contente com o resultado final da coleção e com a sua apresentação na MIDO.

– Como surgiu a ideia de criar uma coleção de óculos com a LOZZA e o Grupo De Rigo?

Como somos uma marca de look total, faltava esta parte do setor dos acessórios para óculos para completar a coleção. Entrámos em contacto com Lozza. Mostraram-se disponíveis e a partir daí tivemos várias conversas e começámos a trabalhar. Colocamos muita dedicação e esforço na criação destes modelos de óculos dos quais nos orgulhamos muito.

– O que mais gosta no estilo da Lozza e que valores partilham com a marca?

Que a Lozza é uma marca histórica com grande prestígio internacional. Esta, como todas as marcas do Grupo Rigo, destaca-se pela qualidade de fabrico, estilo… todas estas características e valores da marca encaixam na perfeição com o que também procuramos com a nossa marca e com a visão do nosso estilo, pelo que estamos extremamente felizes com o resultado final.

– Que materiais predominarão nos óculos e que qualidades destacaria nos mesmos: estilo, cores…?

A coleção é composta por 7 modelos de óculos de sol de cores diferentes, em acetato e titânio. Os formatos são diversos: uns mais redondos, outros mais quadrados… Existem também dois modelos de vista. Todos eles têm um estilo vintage, clássico, muito na minha opinião, e são direcionados e adaptados ao segmento mais comercial do mercado.

– A quem se destina a coleção?

Destina-se principalmente ao público masculino, especialmente aos homens que apreciam a qualidade, a atenção ao detalhe, além de serem viajados, modernos, elegantes e cheios de estilo. Mas dependendo do modelo, alguns deles também podem ser unissexo.

– Que reconhecimento espera alcançar com esta coleção (Luis Figo x LOZZA) em Portugal e Espanha?

Em ambos os mercados, espero que seja muito bem recebida, não só pela grande rede de importantes distribuidores e pontos de venda do Grupo DeRigo e pelas principais óticas de Espanha e Portugal, mas também porque acredito que a coleção vai agradar ao mercado, pois é um produto de grande qualidade, como tudo o que a Lozza faz, com estilo e atenção ao detalhe. Espero que seja um sucesso.

– Que mensagem gostaria de transmitir ao público-alvo da sua marca em Portugal e Espanha?

Deixem-nos ver, experimentar e, se gostarem do estilo, comprem. Acho que sim, acho que vão gostar. É um projeto que não se esgota aqui; mais novidades virão.
Estamos muito orgulhosos e entusiasmados com o que criámos. Uma coleção que serve tanto quem precisa de óculos para ver como quem quer proteger os olhos do sol. É uma coleção cápsula que se vai manter ao longo do tempo.