Imaginaria, a nova coleção CIONE inspirada na IA
Com o regresso das férias, a marca CIONE lança a sua nova coleção de armações: Imaginaria. Assim, chegam às ópticas Cione Óptica y Audiología 13 modelos, com designs exclusivos, oito para mulheres e cinco para homens, fabricados em acetato de alta qualidade e aço cirúrgico fabricado em Itália, tendo sempre em conta o forte empenho da cooperativa para uma utilização crescente de materiais reciclados nas suas caixilharias.
A coleção é inspirada, conceptualmente, na forma como a IA está a permear as nossas vidas em todas as áreas. A inteligência artificial cria sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Estas tarefas incluem a aprendizagem, o raciocínio, a perceção, a tomada de decisões, a compreensão da linguagem natural e o reconhecimento de padrões. A IA está dividida em várias subdisciplinas, cada uma focada em aspetos específicos da inteligência humana.
E, claro, chegou também ao design, ao qual traz não só imaginação, mas também inspiração. Sandra España, Brand Manager da Cione Óptica y Audiología, traz a criatividade humana às tendências que vêm do mundo virtual e da Inteligência Artificial e que caracterizam esta coleção.
Os designs da Imaginaria são versáteis, inclusivos e sustentáveis. A fusão do mundo físico e digital que propõe vem de mãos dadas com designs marcantes, que em alguns casos recorrem à simplicidade das formas – olho de gato e oval -, mas que, noutros, proporcionam a referência virtual com composições complexas, quase robótico, com uma infinidade de linhas retas que compõem polígonos. Um estudado jogo de volumes e as laminações dos acetatos, tanto nos modelos femininos como nos masculinos, fazem o resto.
A coleção é alegre, com cores vivas e intensas, realçadas pelos acabamentos animal print. Precisamente neste aspecto da cor, a dualidade da realidade e da virtualidade é transferida para uma paleta de cores intensas e brilhantes: roxos, rosas, vermelhos e azuis; que convive com tons pastel como o Cool Matcha, para acalmar a mente e conectá-la com a natureza e a tecnologia, e com outras cores clássicas e intemporais que proporcionam um ar honesto.
Com tudo isto, a Imaginaria é a aposta da marca CIONE para este outono, inspirada na imaginação real, mas também nos vislumbres que, cada vez mais, nos chegam do mundo virtual.
As restantes coleções da marca CIONE também são renovadas. A coleção Essential, linha de básicos com a qual a marca de armações Cione disponibiliza a gama de armações do guarda-roupa nas óticas da cooperativa, lança novos modelos em 2024.
Concretamente, e exclusivamente nas ópticas Cione, chegam nada menos que 27 novas armações, nas quais é um esforço tremendo na concepção e produção de óculos que têm, pela sua comercialidade, vendas garantidas. Metade dos modelos são para eles e a outra metade, para eles. E, mais uma vez, há mais acetato do que metal (60% vs. 40%). Os desenhos destacam-se pela cor e as formas pela previsível grande aceitação do público. A nova coleção Essential caracteriza-se pelas cores translúcidas, pelas laminações em alguns modelos e pelos detalhes coloridos nos vidros metálicos, tanto para senhora como para homem.
A grande novidade desta coleção são os grandes calibres masculinos, devido aos pedidos expressos que os oculistas Cione fizeram à equipa de design da cooperativa. E assim é o relançamento de dois modelos de titânio para exterior que já alcançaram grande sucesso comercial no passado, pela sua leveza e aspeto mais clássico para o cliente.
Por sua vez, a coleção Clip on conta com 8 novos modelos, quatro femininos, dois masculinos e dois unissexo, para oferecer aos oftalmologistas Cione esta opção, muito procurada pelo público, pois disponibilizam dois óculos num só. Quatro dos modelos são fabricados em Itália e todos possuem material injetado ecológico que proporciona maior transparência e leveza.

