HomePrincipalExpoÓptica 2024 consolida crescimento e regista mais 29,4% de visitantes profissionais

ExpoÓptica 2024 consolida crescimento e regista mais 29,4% de visitantes profissionais

A grande exposição de óptica, optometria e audiologia da Península Ibérica, organizada pela IFEMA MADRID de 12 a 14 de abril, ExpoÓptica e ExpoAudio, fechou as portas da sua 34ª edição com resultados muito positivos. Durante os três dias de atividade, 8.350 profissionais compareceram ao evento, o que representa um aumento de 29,4% em relação à última edição de 2022, quando foram lançadas as bases para o crescimento do evento. Estes números de visitantes profissionais em 2024 superam ligeiramente os de 2018, refletindo a recuperação dos setores.

Além disso, a feira teve um aumento na participação empresarial. Um total de 130 empresas apresentaram os seus novos produtos no Hall 10 da IFEMA, o que representa um aumento de 30%, reunindo marcas líderes de moda óptica, fabricantes, distribuidores, centros de formação e fornecedores, como desenvolvedores de software especializado ou produtos de equipamentos para centros auditivos e oftalmologistas.

A representação internacional também aumentou na ExpoÓptica e na ExpoAudio 2024, registando um aumento de 18,9% na participação de empresas estrangeiras de sete países, o que significa um passo em frente no objectivo de posicionar o evento como um ponto de encontro incontornável a nível global para todos aqueles que fazem parte da óptica e da audiologia.

Importante representação de todos os segmentos da óptica e da audiologia

A Audiologia, que pela segunda edição consecutiva teve a sua área, e que representa 12,5% da participação total, reuniu uma oferta inovadora onde o profissional pode conhecer as últimas novidades em aparelhos auditivos e tecnologia de assistência auditiva como como aparelhos auditivos recarregáveis, que cancelam ruído de fundo, conectividade Bluetooth, localização de som ou reconhecimento de voz.

Na próspera área monográfica da Óptica Moda, que representa 40,6% do evento, grandes marcas nacionais e internacionais apresentaram as suas coleções e tendências primavera-verão que aliam saúde visual e moda.

Na óptica e na optometria, os bens de capital e a instrumentação tiveram um papel importante com 13,3% das empresas, que apresentaram inovações importantes para melhorar o diagnóstico e a integração destes equipamentos com, por exemplo, soluções de inteligência artificial. A contactologia, por sua vez, representou quase 11% e foram observadas inovações como as lentes Ortho-K, ou sistemas progressivos de centralização de lentes baseados no eixo visual e no centro de rotação ocular. Além disso, a ExpoÓptica já contou com quase 6% das empresas fabricantes de lentes.

Por fim, e essencial para a correta gestão dos centros ópticos e auditivos, a feira contou com cerca de 8% de desenvolvedores de software específicos para as necessidades de oftalmologistas e fonoaudiólogos, e 6,25% de serviços ao setor.

Coincidência com o Congresso OPTOM e o Congresso A.N.A. e completo nos fóruns

A realização da feira paralelamente ao Congresso OPTOM 2024 e ao Congresso Anual da Associação Nacional dos Profissionais de Fonoaudiologia (A.N.A) tem permitido a vinda de um grande número de visitantes ao evento e potenciar sinergias entre profissionais do setor e marcas participantes , bem como como geração de negócios.

O Conselho Geral dos Colégios de Ópticos-Optometristas, presidido pelo seu presidente Juan Carlos Martínez Moral, realizou, no Centro de Convenções Puerta Norte da IFEMA Madrid, o OPTOM 2024 (28º Congresso de Optometria, Contactologia e Óptica Oftalmológica). Um evento que reuniu mais de 1.300 congressistas, na sua maioria ópticos-optometristas, num dos mais importantes encontros científico-profissionais do sector.

Juan José Salazar Corral, PhD, neurobiólogo, foi o encarregado de proferir a conferência de abertura do OPTOM 2024 sobre A origem do olho: como a biologia evolutiva desafia o design inteligente.

Sob o lema “A evolução do sistema visual nas espécies”, o OPTOM ofereceu conferências de mestrado, sessões plenárias, cursos monográficos e outras atividades, bem como 384 comunicações gratuitas proferidas por 307 oradores e mais de 50 especialistas de grande prestígio na área da optometria, contactologia e óptica oftalmológica, em diferentes formatos: uma conferência inaugural, três sessões plenárias, 14 cursos monográficos, 125 comunicações orais, uma mesa redonda político-profissional, 15 conferências patrocinadas por empresas de destaque no sector da Óptica e 263 cartazes, cujos temas abrangeu as diferentes áreas da optometria, contactologia e óptica oftalmológica. Em suma, os participantes do Congresso puderam usufruir de mais de 75 horas de formação presencial e online num único evento científico-profissional.

Da mesma forma, de sexta-feira, 12, a domingo, 14 de abril, a feira organizou uma extensa programação de apresentações e mesas redondas nos Fóruns ExpoAudio e ExpoÓptica, este último patrocinado pela Tematica Software. A Revista Lookvision, liderada por seu diretor Julio Rozas, teve o prazer de participar do Fórum organizado pela Tematica Software, em mesa redonda intitulada “A mídia fala sobre o mundo da óptica”, junto com representantes de outros meios de comunicação do setor. , em que foram discutidos o presente e o futuro do setor óptico e os desafios que enfrenta. Ambos os fóruns estiveram completamente lotados, participando de conversas e debates entre especialistas sobre os principais temas, desafios e oportunidades de ambos os setores, bem como apresentações de novidades por parte dos expositores.

Crescimento na esfera digital

Além disso, o crescimento do número de visitantes profissionais que assistiram ao evento na IFEMA MADRID também se reflecte no ecossistema digital. Assim, o alcance de todos os conteúdos ascende a mais de 79,6 mil impressões e 6,5 mil interações e a comunidade em todas as redes sociais ascende a mais de 9.000 utilizadores. As hashtags oficiais do evento, #ExpoÓptica2024 e #ExpoAudio24, foram incluídas em 193 postagens, gerando mais de 1,6 milhão de impressões potenciais.

Revista Lookvision, sempre presente na feira

Mais um ano, a equipa da Revista Lookvision marcou presença na ExpoÓptica com stand próprio, localizado na zona Óptica Moda, junto a grandes e reconhecidas empresas do sector. Assim, ao longo dos três dias de feira, tivemos o prazer de receber no nosso stand muitos clientes, amigos e profissionais óptico-optometristas, que passaram por cá para vir buscar a sua revista, tanto de Espanha como de Portugal, e tomar um vinho e produtos espanhóis, compartilhando algum tempo connosco. Muito obrigado a todos! Vemo-nos na Expoóptica em 2026!

GALERIA DE IMAGENS DO EVENTO: