ENTREVISTA com Michael Schmied, CMO do Silhouette Group
Michael Schmied faz parte da terceira geração de uma família que já é uma referência para todo o setor ocular na Europa, sendo neto do seu fundador, Arnold Schmied Sr. Atualmente atua como Diretor de Marketing da empresa, cargo a partir do qual lidera a área de marketing e direciona as suas ações de comunicação.
Durante a última edição da Mido, feira internacional de óptica de Milão, tivemos o prazer de compartilhar com ele uma agradável conversa, onde repassámos os 60 anos da empresa e os seus principais marcos passados e futuros, bem como os 25 anos de sua coleção mais icónica, a Titan Minimal Art.
– A Silhouette comemora duas celebrações: comemora os 60 anos do nascimento da empresa e da marca e o 25º aniversário da coleção Titan MInimal Art. O que estes marcos significam para a empresa e, apesar da sua juventude, como vive estas celebrações o neto dos fundadores da Silhouette?
Como já foi referido, este é um ano especial porque há 60 anos o meu avô foi o fundador da empresa, uma inspiração na hora de produzir os óculos mais bonitos e de alta qualidade, uma visão que não mudou ao longo do tempo. Ser um grupo forte e com uma forte herança como empresa familiar é algo que nos identifica e nos diferencia dos restantes. O segredo do nosso sucesso é que permanecemos fiéis à herança dos nossos fundadores e temos o nosso próprio ADN, mas também que estamos em constante evolução. Um ponto nessa evolução ocorreu há 25 anos com a revolução do design Titan Minimal Art. Em 1999, quando o lançámos pela primeira vez, a resposta do mercado e dos consumidores finais em todo o mundo foi verdadeiramente surpreendente. Este ano, para comemorar o seu 25º aniversário, apresentamos ao mercado a nova geração da Titan Minimal Art e por isso é um ano muito especial para nós.
– Existe um antes e um depois da criação da Titan Minimal Art, em 1999? O que isso significou para a Silhouette?
A Titan Minimal Art mudou definitivamente a nossa filosofia e eu diria que o visual da marca, os aspectos de qualidade sempre estiveram presentes no rótulo da marca, mas se voltarmos aos anos setenta ou noventa, as armações que criámos eram muito variadas, principalmente na década de noventa, as armações que falavam de temas muito diversos e transmitiam altas doses de criatividade, embora nessa altura também apostássemos no minimalismo, que foi o que realmente mudou a nossa filosofia e a nossa linguagem de design de forma holística. Hoje, se olharmos para a Silhouette, temos essa sensação de design minimalista que coloca o consumidor em destaque, o que é muito especial na estética. Acreditamos que uma armação expressa o que cada pessoa é, o seu carácter e personalidade, e com essa abordagem estamos a inspirar os nossos clientes no sector dos óculos sem aro, mas também em termos de armações e óculos de sol, claro. Titan Minimal Art é o quórum do ADN da nossa marca, é o que todos os nossos produtos de qualidade representam em termos de conforto de utilização, experiência e também em termos de inovação.
– Agora chega uma nova geração comemorativa da Titan Minimal Art: Highlight Collection. Que qualidades se destacam nesta coleção 25 anos após o lançamento da primeira?
– Fizemos uma atualização tecnológica desta coleção graças a 25 anos de experiência em fabricação e também demos um passo em frente em termos de qualidade, por isso a nova coleção Titan Minimal Art oferece novas inovações e vantagens para o oftalmologista com o objetivo de fornecer uma visão perfeita ao consumidor final. Além disso, a zona flexível foi drasticamente melhorada em comparação com as gerações anteriores e muitos detalhes foram atualizados. Muitos elementos foram melhorados em termos de design, como uma ponte nasal mais delicada e estética, 20% mais fina e perfeitamente alinhada com as hastes. Mas quando falamos da armação, das formas e das cores, incluímos também algumas alterações na cor da inovação das lentes, uma vez que o nosso Color Groove pretende chegar a uma nova e jovem geração de consumidores finais. Se tem um produto icónico, precisa cuidar dele e garantir que a próxima geração e os jovens consumidores se apaixonam por ele. Esta é a nossa ambição e é por isso que nos dedicamos a inovar com formas e cores, para que os novos designs que podem ver sejam dedicados ao público jovem.
– Quais as características que se destacam em cada um dos modelos Silhouette em termos de design, fabricação, materiais e distribuição?
– Como já dissemos, a nossa afirmação é “Empoderada pela Leveza” e, claro, a leveza também se reflete na nossa linguagem de design. Como já dissemos, a nossa linguagem de design é baseada na simplicidade e no minimalismo. Somos uma marca que evita sempre o excesso de decoração, acreditamos que menos é mais, principalmente num mundo onde há demasiadas coisas que nos chamam a atenção. Portanto, o mais valioso para nós é a qualidade dos materiais que utilizamos: o melhor titânio e falar em qualidade é falar também do nosso SPX, um material muito leve que oferece conforto, além disso, é super estável, comparado a outros materiais como o acetato. Acreditamos que a inovação é a melhor base para proporcionar comodidade incomparável ao consumidor final. No que diz respeito à distribuição, distribuímos para todo o mundo numa centena de países e estamos sempre ao lado dos melhores oftalmologistas premium de cada país. Acreditamos que o nosso valor diferencial é o nosso know-how e a nossa experiência de tantos anos no setor, bem como o cuidado especial na qualidade dos nossos produtos e a nossa extensa e confiável rede de distribuição.
– Os óculos Silhouette são símbolo de qualidade, status e diferenciação, mas também de moda e tendência. Como combinam esse aspecto em cada óculo e como se adaptam às tendências da moda em cada momento?
– Esta é uma questão importante porque não nos vemos como uma empresa fast-fashion, vemos-nos como alguém que oferece designs que perduram no tempo, mas também que se adaptam às novas formas e tendências. Por isso, estamos a atualizar as nossas famílias de design, como a Titan Minimal Art, tanto do ponto de vista tecnológico como do ponto de vista estético e adaptado aos novos tempos. Acho que nos últimos anos estamos muito bem e as gerações jovens ganham cada vez mais peso nas nossas coleções, queremos ser uma marca de destaque para eles e é isso que nos inspira na hora de criar as nossas novas coleções.
– Além de continuarem a optar pelos griffes, nas novas colecções vemos também modelos full frame em que a leveza e a cor desempenham um papel de destaque.
– Sim, claro que sabemos que somos especialistas no sector dos óculos sem aro, do qual temos muito orgulho, mas não queremos definir-nos apenas como uma marca de armações sem aro. Temos uma linguagem de design e ADN próprios que podem ser interpretados em diferentes tipos de produtos: armações sem aro, óculos full-frame, óculos de sol… O nosso objetivo é sempre criar os melhores óculos do mundo. Atualmente temos coleções de óculos com armações muito poderosas e modernas em materiais de alta qualidade como titânio ou SPX, com cores, formas e acabamentos sofisticados.
– O que significa “Made in Austria” para a marca?
É claro que significa muito para nós, é o lugar onde o meu avô fundou a empresa e hoje quando pensamos na Áustria, espero que pensemos em artesanato, tecnologia, um sentido de qualidade excepcional, um sentido de harmonia, se pensarmos, por exemplo na música clássica. Além disso, resistência e durabilidade são dois aspectos que andam sempre de mãos dadas na Silhouette, assim como elevados padrões de sustentabilidade e inovação. Para nós é importante conseguir tudo isso por nós mesmos e esse é um dos nossos valores diferenciais.
– A responsabilidade ambiental do Grupo Silhouette também é uma das suas prioridades. Que ações está a implementar nesse sentido e o que representa e inclui o seu Relatório de Sustentabilidade Ambiental – CSR (Relatório de Sustentabilidade)? Quais as principais medidas implementadas neste sentido?
– A sustentabilidade também é um aspecto importante para a nossa família porque a empresa foi fundada numa zona de protecção da água em Linz e novamente fabricada na Áustria significa o mais alto padrão ambiental a nível mundial. Acreditamos firmemente que para criar óculos bonitos temos que preservar o meio ambiente para ter também um ambiente bonito que possamos ver através dos nossos óculos. Para isso, temos os nossos próprios padrões e objetivos e queremos equilibrar os objetivos ecológicos, sociais e empresariais. Nós concentramos nas ferramentas de desenvolvimento sustentável da UM e há muitos aspectos diferentes que tentamos cobrir e que temos que melhorar, isto é tudo, é uma jornada que basicamente nunca pára. Portanto, a proteção da água é algo que já mencionámos: temos padrões muito elevados e temos muitos tratamentos para economizar água. Além disso, nos últimos 7 anos reduzimos em 50% a taxa de emissão de carbono na fabricação dos nossos óculos e compensamos o restante. O nosso objetivo é sermos neutros em carbono, sem compensação externa, até 2027 e estamos a trabalhar arduamente para o conseguir. Além disso, outro facto importante a destacar é que somos o único fabricante de óculos que possui o Certificado EMAS.
– Desde 2017 também produz as suas próprias lentes para armações Silhouette no seu Lens Lab em Linz. O que significa para a empresa oferecer armações com lentes próprias?
– Foi um passo muito importante para podermos oferecer os melhores óculos com as melhores lentes, tudo do mesmo fornecedor. Visto que, principalmente para correção da visão, as pessoas compram os óculos completos e não apenas a armação, por isso a Vision Sensation tem como objetivo criar os melhores óculos completos para o consumidor final. Historicamente, armações e lentes foram produzidas e projetadas separadamente, nós, graças à Vision Sensation, unimos ambos os processos. Dessa forma, a lente e a armação ajustam-se a 100%. É por isso que tomamos a decisão de entrar no mundo das lentes. Além disso, hoje temos que ver as lentes também como um elemento de design com a nossa tecnologia Color Groove, com a finura da lente, existem diversas inovações do ponto de vista estético que, produzindo a lente por fora, não funcionam tão bem. Trabalhamos com ópticos independentes e sabemos que eles precisam oferecer aos seus clientes produtos com valor acrescentado e é isso que podemos oferecer-lhes graças à Vision Sensation.
– Além da Silhouette, também fabricam e comercializam as marcas Evil Eye e Neubau. O que essas marcas contribuem para a empresa e quais características delas se destacam?
– Temos três marcas em nosso portfólio e para nós é muito importante ver o consumidor final de um ponto de vista holístico. Temos produtos para pessoas que necessitam de correção óptica, correção solar, mas também para quem pratica desporto, a nossa missão é cobrir todo o tipo de necessidades visuais. Por um lado, nos sentimos muito afortunados por poder oferecer aos nossos clientes os melhores produtos na área da Evil Eye, de óculos de alto desempenho. Por outro lado, a Neubau é uma marca que coloca mais foco na sustentabilidade, (embora este seja um factor-chave para comunicar também com a Silhouette e a Evil Eye), com um look & feel diferente das restantes marcas e direccionado para um público diferente. Atualmente confiamos muito em todas as nossas marcas pois pensamos que temos uma oferta bastante forte e independente para satisfazer todas as necessidades dos nossos parceiros.
– Quais mercados são mais importantes para a Silhouette e o que representa o espanhol, onde a marca é tão reconhecida como valorizada pelos profissionais e clientes finais?
– O maior mercado para nós são os EUA, que é o maior mercado do mundo. No que diz respeito à Europa, o mercado alemão é o líder e o mercado espanhol é o segundo, por isso temos muita sorte de ter uma equipa muito forte em Espanha e com boas ligações. Estamos muito felizes em colaborar com profissionais independentes locais. O mercado espanhol é muito importante para nós e acreditamos que os clientes espanhóis têm um bom sentido de tendências, estilo e valorizam a qualidade dos nossos produtos.
– Da sua posição privilegiada, como vê o futuro da óptica em geral e da Silhouette em particular face a mudanças como o mundo digital, a inteligência artificial, a sustentabilidade ambiental, etc.?
É claro que há muitas mudanças que devemos abordar. O mais importante para nós é a mudança na mentalidade do consumidor. Vemos que as necessidades visuais ópticas são cada vez mais precoces, uma vez que os níveis de miopia nas crianças não páram de crescer e necessitam cada vez mais cedo de correcção visual. E claro, todos procuram as melhores soluções ópticas. Mas no que diz respeito aos hábitos de consumo, estamos a trabalhar em novas ofertas para conectar os consumidores finais com o óptico e para ter, eu diria, processos de negócio onde oferecemos ao óptico a ligação digital com os consumidores finais. Se pensarmos em alguns dos processos digitais que implementámos, agora é possível ao consumidor final encomendar armações aos ópticos locais de uma forma especial porque podem escolher as suas armações on-line e depois irem determinar qual a sua correcção óptica e realizá-la numa óptica, e efectuarema sua compra no local. Este é um novo processo que reflete os hábitos atuais do consumidor. Acreditamos que devemos aceitar a mudança para continuar a avançar. Portanto, em termos de IA, a nossa atual campanha inspirada no espaço é mais do que apenas uma campanha normal: trata-se da herança da nossa marca e da nossa relação com as viagens espaciais. Algumas das imagens são modelos e outras foram criadas com inteligência artificial, o que também é uma forma de readoptar novas tecnologias e maximizá-las para o nosso propósito.
– Quais são os próximos objectivos da Silhouette e que mensagem gostaria de transmitir aos ópticos-optometristas e aos consumidores finais, especialmente em Espanha e Portugal?
– Com todas estas mudanças acreditamos que é muito importante saber qual é o nosso património e preservar a nossa visão de negócio, que continua a criar verdadeiras peças de arte em termos de óculos para os nossos consumidores finais. Vemo-nos como um parceiro forte e independente, como uma empresa familiar sólida que trabalha com ópticos para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Temos que repensar este serviço do ponto de vista local, adaptando-nos às novas necessidades dos consumidores e ao novo paradigma de consumo. Por isso, por exemplo, temos à disposição dos consumidores o nosso try-on virtual, uma ferramenta digital que lhes permite experimentar os óculos online e depois ir comprá-los na ótica mais próxima. Queremos ser um parceiro forte e confiável, por isso devemos fornecer a mais ampla gama de produtos para cobrir todas as necessidades visuais, sejam elas ópticas, desportivas ou solares. Portanto, devemos trabalhar para não ser apenas o número um do setor, mas para ter o melhor produto que o consumidor precisa.
– Existem rumores sobre a possibilidade de uma fusão entre a Silhouette e outras empresas do setor. Tem algo a comentar sobre isso?
– Não temos a intenção de fusão com outras empresas. Estamos muito felizes por sermos uma empresa independente, já na terceira geração, desde que meu avô fundou a empresa. Acreditamos que o mais sustentável para o nosso negócio é continuar sendo uma empresa familiar, pois é isso que nos torna especiais e nos diferencia dos demais. É verdade que a liderança mudou e pode mudar ao longo da nossa história, mas sempre dentro da nossa tradição familiar, queremos continuar a ser a face visível da empresa.



