Entrevista com Amélie Morel, Presidente da SILMO PARIS
– O novo slogan publicitário da edição de 2023 da feira é “Geração SILMO”. Como surgiu esse slogan?
A.M.: Várias razões, tanto racionais como emocionais, levaram-nos a esta escolha. Por mais de 50 anos, a SILMO Paris permaneceu como a primeira e mais antiga feira profissional a participar da vida e da história da indústria global de óptica e óculos. Várias gerações de homens e mulheres contribuíram para o seu desenvolvimento e testemunharam o progresso da atividade e do espetáculo. De fato, desde a primeira edição em Oyonnax, em 1967, várias empresas participam todos os anos do SILMO Paris. O slogan “Geração SILMO” também expressa essa continuidade: o sentimento de transmitir algo de uma geração para outra, através de empresas históricas grandes e pequenas. Esta dimensão é muito importante para a dinâmica de um setor cujos profissionais vêm de horizontes muito diferentes: jovens e menos jovens compartilham os seus pontos de vista e avançam juntos. Assim, ao longo dos anos, SILMO Paris tornou-se um ponto de encontro onde as pessoas adoram encontrar-se. Assim surgiu o conceito de “Família SILMO” que é o ponto de encontro de todas as iniciativas, espetáculos e feiras que organizamos pelo mundo.silmoparis.com. Claro que este não é o mundo mágico da fantasia – pode haver tensões, desacordos e objeções – mas no final, SILMO Paris consegue combinar todas as suas energias para satisfazer toda a indústria ótica e armações.
– Isso significa que a noção de pertencer a uma indústria é realmente real e importante?
AM: A SILMO Paris é baseada na ideia de comunidades que defendem os mesmos valores e têm as mesmas ambições, ou quase. Assim surgiu o conceito de “Família SILMO” que é o ponto de encontro de todas as iniciativas, espetáculos e feiras que organizamos pelo mundo.silmoparis.com. Claro que este não é o mundo mágico da fantasia – pode haver tensões, desacordos e objeções – mas no final, SILMO Paris consegue combinar todas as suas energias para satisfazer toda a indústria da ótica e armações.
– O sucesso duradouro do evento é também uma questão de manter a mesma estrutura e os mesmos fundamentos, geração após geração?
A.M.: Cada geração desenvolve atitudes e comportamentos derivados do contexto socioeconómico em que se desenvolve, mas o conceito simbólico da “Geração SILMO” é também uma forma de lançar as bases e demonstrar a continuidade estratégica do espetáculo, edição após edição, no que uma edição dá lugar à próxima num todo coerente. Todos os membros do conselho de administração estão totalmente envolvidos e as equipas de logística mantêm-se presentes e atentas ao longo do ano. As pessoas sentem-se muito apegadas a esse clima e a essa coesão, e tanto expositores quanto visitantes sentem carinho por isso. Esta situação confirma-se, geração após geração, apesar das crises que sofremos, como a do COVID. Graças à sua visão a longo prazo e às suas previsões, a SILMO Paris conquistou todas as gerações. Muito mais do que uma feira, é um ponto de encontro.

