Bollé Brands anuncia nova estratégia ESG
O Bollé Brands Group (Bollé, Bollé Safety, SPY+ e Serengeti), líder mundial no design e fabricação de óculos de sol para uma ampla variedade de desportos e estilo de vida, bem como capacetes e máscaras de esqui e óculos de proteção industrial, apresentou os resultados do seu primeiro relatório de governança social ambiental (ESG). A Bollé Brands realizou uma extensa pesquisa em todas as suas operações para identificar oportunidades ambientais e sociais nas suas operações e produtos para implementar práticas sustentáveis. As principais recomendações do relatório farão com que as marcas Bollé reduzam as emissões de CO2 e o impacto ambiental de produtos e embalagens e, além do impacto ambiental, transformem a cadeia de valor a longo prazo.
“Os nossos compromissos ambientais e sociais”, explicou Peter Smith, presidente e CEO da Bollé Brands, “estão no centro da nossa estratégia para ajudar a reduzir o nosso impacto no planeta e nas comunidades onde operamos. Por um lado, queremos limitar os nossos impactos negativos avaliando-os com precisão e implementando os planos de ação corretos. Por outro lado, queremos maximizar o nosso impacto positivo inventando as soluções de amanhã. Mantendo o espírito da nossa empresa, encaramos estes desafios como oportunidades de inovação e criação de valor.”
Como líder mundial, a Bollé Brands está comprometida em reduzir as emissões de carbono de cada um dos seus produtos em pelo menos 35% até 2027 e terceirizar 100% da sua produção. Uma parte importante da pegada de carbono do Grupo está relacionada com o ciclo de vida dos seus produtos (>75%). 100% das suas embalagens serão orgânicas até 2025. Em linha com o novo compromisso estratégico de transformar a cadeia de valor no longo prazo, a Bollé Brands aborda a sua transformação de forma global e sustentável. A nova estratégia ESG do Grupo contempla uma série de ações para melhorar o seu impacto social, incluindo:
• Assegurar práticas de trabalho éticas na cadeia de suprimentos com 100% dos fornecedores estratégicos, assinando um novo código de conduta que estabelece um compromisso compartilhado com as práticas de negócios ESG. Os fornecedores da Bollé Brands estão comprometidos em atender aos mesmos padrões e expectativas do grupo em relação às práticas ambientais, sociais e de governança.
• Um foco renovado na diversidade e inclusão dos funcionários, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de crescimento e sucesso. A Bollé Brands acredita que diversas perspectivas impulsionam a inovação e permitem que a empresa atenda melhor os seus clientes e comunidades, e isso é sustentado pelo compromisso de ter 40% de representação feminina em todos os níveis do negócio.
• Um roteiro que procura registar a finalidade socioambiental da empresa diretamente nos seus estatutos jurídicos. A empresa optou pela certificação B Corp, uma certificação terceirizada que avalia o impacto geral de uma empresa sobre os seus funcionários, comunidade, meio ambiente e clientes.
O objetivo é colocar ESG e pensamento de impacto em todas as tomadas de decisão. Para desenvolver essa cultura dentro da empresa, 90% dos funcionários já participaram em formações ESG, foram designados 15 embaixadores ESG com 30 ações de conscientização e bem-estar ESG estabelecidas para os funcionários. Como explicou Quentin Chapelain, ESG Manager, “Somos uma empresa com uma longa tradição e estamos muito conscientes da nossa responsabilidade para com as gerações futuras. Este relatório ESG vai além de uma estratégia ambiental, abrange também o lado social e a governança. O nosso compromisso com este novo programa ESG é um sinal da nossa dedicação em construir um futuro mais sustentável e equitativo para todos com quem interagimos e impactamos. Através deste programa e como ele irá melhorar as nossas operações de negócios, pretendemos não apenas reduzir o risco e melhorar a nossa reputação, mas também gerar um impacto positivo para os nossos acionistas e clientes que atendemos.”