ALAIN AFFLELOU recebe o Prémio Franqueador do Ano pela sua promoção na área de audiologia

ALAIN AFFLELOU recebeu o Prémio Nacional de Franquia 2023, concedido pela Associação Espanhola de Franquias (AEF), na categoria Franqueador do Ano. A empresa foi premiada em reconhecimento ao impulso e expansão da área de audiologia por abrir um total de 30 pontos só no último ano, chegando a 137 em dezembro. Este plano de expansão levado a cabo durante 2023, permitiu à ALAIN AFFLELOU multiplicar o volume de negócios na área do áudio até atingir os 9,3 milhões de euros, com um crescimento de 67% (vs. 7% do mercado).
A aposta de ALAIN AFFLELOU no sector da audiologia segue a linha estratégica do Grupo e a missão de democratizar a saúde auditiva, permitindo o acesso aos aparelhos auditivos a todos os que deles necessitam. “Este prémio deixa-nos especialmente entusiasmados porque representa o reconhecimento do trabalho que realizamos há três anos num setor que ainda precisa de muito impulso para acabar com as barreiras que impedem as pessoas que não ouvem bem de ter acesso fácil a soluções para melhorar sua saúde auditiva”. Este trabalho não só responde a uma estratégia empresarial, mas faz parte do trabalho social que ALAIN AFFLELOU realiza desde a sua criação”, explica Eva Ivars, CEO da ALAIN AFFLELOU em Espanha. AFFLELOU construiu um modelo rentável e de sucesso com alta satisfação do cliente interno, o franqueado, e externo, paciente-cliente. “Graças a este modelo, existe um Net Promoter Score (NPS) – indicador para medir a fidelização e satisfação dos clientes – de 9,6”, acrescenta.
ALAIN AFFLELOU é atualmente o maior franqueador de lojas de saúde no setor auditivo em Espanha, contando atualmente com um total de 150 pontos abertos. Estes espaços de audiologia consistem principalmente em áreas dentro de oftalmologistas existentes, embora também possuam centros audiológicos exclusivos. Das 30 inaugurações de postos de audiologia realizadas em 2023, 28 foram localizadas dentro das suas ópticas e 2 abriram as suas portas como centro dedicado exclusivamente à saúde
auditiva. Ao nível da gestão, os espaços de áudio foram classificados como centros 40% próprios e 60% pertencentes a franqueados.
“Baseamos o nosso modelo de expansão no empreendedorismo, buscando que o fonoaudiólogo aumente a sua experiência profissional e se torne um empreendedor do seu próprio negócio. O nosso sucesso é o seu sucesso e trabalhamos de igual para igual com o franqueado, como parceiros. Desde o início, oferecemos suporte abrangente em todo o processo de criação da franquia, que inclui desde ajuda financeira até assessoria jurídica, de RH, TI, marketing e comunicação local”, comenta Juan Arjona, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Audiologia.
Entre os objetivos traçados pela empresa estão atingir 160 pontos num curto espaço de tempo e 200 em 2026. O seu modelo de expansão, baseado em franchising, é um sucesso graças, em parte, a programas inovadores, como o Projeto Adelante, que oferece as ferramentas necessárias para que jovens audiologistas altamente qualificados entrem no local de trabalho com todas as facilidades. “Este prémio recebido da AEF encoraja-nos a continuar otimistas e a manter a esperança de continuar a trabalhar no crescimento da área da audiologia. Agradecemos a recepção que tivemos do fonoaudiólogo, que confia nos nossos bons resultados e no nosso modelo de negócio seguro e promissor”, afirma Arjona.

