MIDO 2026: As inscrições já estão abertas para visitantes, imprensa e nomeações para os prémios.

As inscrições para participar na MIDO 2026 estão abertas a partir de 1 de outubro: os visitantes e jornalistas podem preencher os formulários correspondentes no site oficial (link para visitantes e link para imprensa). No ano passado, 42.000 pessoas de 168 países compareceram ao longo dos três dias, juntamente com mais de 400 jornalistas nacionais e internacionais acreditados.
PRÉMIOS MIDO
Também abertas a partir de 1 de outubro, as candidaturas para concorrer ao prestigiado Prémio MIDO 2026 estão disponíveis através do preenchimento dos formulários disponíveis na secção Prémios do site mido.com.
Até 14 de dezembro, os expositores terão a oportunidade de submeter as suas candidaturas ao prémio, que reconhece o seu compromisso com a sustentabilidade. Agora na sua quarta edição, o prémio CSE Certified Sustainable Eyewear Award, promovido pela MIDO em conjunto com a ANFAO e a Certottica, avalia armações, óculos de sol e estojos desenvolvidos de acordo com critérios amigos do ambiente: desde a utilização de materiais reciclados à redução do consumo de energia nos processos de produção e distribuição, da melhoria da cadeia de abastecimento à eliminação de desperdícios em todas as fases da produção e muito mais.

A partir desta edição, há duas novidades. A primeira é que agora existem três categorias. Em anos anteriores, os CSE Awards incluíram várias subcategorias para incentivar a maior participação possível das empresas e fomentar uma cultura de sustentabilidade no setor. Esta experiência representou uma importante fase preparatória, permitindo o envolvimento de várias empresas e consolidando a consciencialização em torno do tema. Hoje, com esta experiência, estamos prontos para dar maior impacto e visibilidade aos prémios, simplificando as categorias e apostando em três prémios principais: Armações, Óculos de Sol e Estojos. Esta seleção permite-nos maximizar a utilização de cada produto e tornar cada prémio ainda mais prestigiado e representativo.
A segunda novidade diz respeito à introdução do CSE Corporate Award: com base na experiência do Stand Up For Green, surgiu um prémio dedicado à empresa expositora com o melhor desempenho na área da sustentabilidade. A MIDO decidiu incluí-lo, considerando essencial melhorar e recompensar o compromisso concreto e contínuo das empresas com práticas de produção e gestão responsáveis. Não é apenas um produto, mas uma visão e uma estratégia: o prémio reconhece as empresas que integram os princípios ESG nas suas políticas corporativas, contribuindo para um futuro mais responsável e inovador para os óculos. A MIDO quis enviar um sinal claro, sublinhando que a inovação não pode ser separada da sustentabilidade e incentivando todo o sector a investir em processos, materiais e modelos de negócio que respeitem o ambiente e as pessoas.

As óticas de todo o mundo terão até 31 de dezembro para enviar as suas nomeações para a décima primeira edição dos Prémios Melhor Loja, que reconhece o melhor centro ótico internacional nas categorias Design e Inovação. Um júri composto por especialistas em retalho, design e comunicação irá selecionar os vencedores com base em elementos como o layout, o ambiente, os materiais, a experiência de compra, a comunicação digital e o serviço ao cliente. No ano passado, os vencedores do prémio foram a empresa belga Zien & Horen Frits van den Bosch, de Thomas Van Den Bosch, na categoria Design, e a empresa italiana Ottica Padrin, de Fabrizio Padrin, na categoria Inovação.
A cerimónia de entrega dos prémios MIDO decorrerá durante o MIDO 2026: todas as informações estarão disponíveis em breve no site e nas redes sociais.
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