2025 CECOP: Mais valor para o ótico, com fornecedores que partilham a mesma visão
A CECOP Portugal prepara-se para um 2025 marcado por uma estratégia ainda mais sólida de apoio ao óptico independente. Com uma proposta de valor renovada e ações concretas, o grupo reforça a sua posição enquanto parceiro de crescimento e rentabilidade num setor que continua a enfrentar grandes desafios competitivos e de transformação.
. Reforço de equipa e proximidade com os associados
Um dos pilares dessa nova fase é o reforço da estrutura comercial. Rui Dias assume a Direção Comercial da CECOP Portugal sob coordenação de David Carvalho, enquanto Vanda Gonçalves continua como KAM para a região Sul. A novidade fica pela entrada de Hélder Amador, que passa a assumir o papel de Key Account Manager para a zona Norte. Este reposicionamento tem como objetivo intensificar o acompanhamento personalizado das óticas associadas e responder com maior agilidade às suas necessidades estratégicas e operacionais.
. Digitalização como motor de crescimento
Ciente da importância da presença digital no comportamento do consumidor atual, a CECOP aposta fortemente em novos serviços de marketing digital. Estes serviços, desenhados exclusivamente para o setor ótico independente, vão permitir às óticas associadas aumentar a sua visibilidade online, captar novos clientes e fortalecer a sua fidelização.
. Clube Microlino: o marketing sob rodas
O já reconhecido projeto Club Microlino em parceria com a EssilorLuxottica segue ativo em 2025, permitindo aos associados promoverem as suas óticas de forma original, através de viaturas elétricas personalizadas que circulam pelas ruas e geram alto impacto visual. Esta iniciativa tem sido valorizada não apenas pelo seu caráter inovador, mas também pela capacidade de criar proximidade com a comunidade local.
. Formação técnica com visão global
Outro destaque para o novo ano será um evento técnico de grande escala, promovido em conjunto entre os três grupos do universo CECOP em Portugal: CECOP, Ergovisão e Uniopticas. A formação será um ponto de encontro entre profissionais do setor, com partilha de conhecimento técnico, tendências e boas práticas.
Complementando esta estratégia de apoio, a CECOP Portugal continuará a apostar nos seus modelos de partilha de valor com os associados, através dos programas Fórmula Remunerada CECOP, que premeia o consumo feito ao longo do ano e devolve até 6% dos seus consumos em dinheiro diretamente ao ótico, e o ViveCECOP um programa que devolve até 10% dos consumos realizados em formato de crédito, que pode ser utilizado em ações de marketing ou ainda na participação numa viagem anual exclusiva. Em 2025, os óticos participantes terão como destino as Maldivas e o Dubai, uma experiência única que reunirá cerca de 30 profissionais do setor.
Estas iniciativas envolvem fornecedores parceiros e permitem que os consumos realizados ao longo de 2024 se traduzam, já em 2025, em valores de retorno direto para as óticas, no valor de quase 1 milhão €.
Neste contexto de fortalecimento das parcerias baseadas em objetivos comuns, compartilhamos os nossos fornecedores parceiros para o ano de 2025.
Lentes Oftálmicas
Essilor, Indo, Hoya, Prats, Polo e Optovision (2025)
Armações
De Rigo, Luxottica, Marcolin, Marchon, Prooptica, Gigi Studios (2025), Addictive (2025), Kering, Socioptica, Kaleos, CCVO, AVM, DMDI/Morel, Go Eyewear e Safilo
Contactologia
Bausch + Lomb, Alcon, CooperVision e Disop
Complementos
F3M, Feediu, Astuto (2025) e WIVI (2025)
Audiologia
GN Beltone (2025)
Com esta reorganização, a CECOP reforça o seu compromisso com parceiros que partilham a mesma visão de apoio ao retalho ótico independente, garantindo um futuro mais sólido, colaborativo e rentável para os seus associados.