HomePrincipalA EXPOCECOP celebra uma nova edição em Viseu: o evento reuniu 110 membros e fornecedores portugueses do grupo

A EXPOCECOP celebra uma nova edição em Viseu: o evento reuniu 110 membros e fornecedores portugueses do grupo

Nos últimos dias 5 e 6 de abril realizou-se o evento ExpoCECOP, da CECOP Portugal, que teve lugar no Montebelo Hotel, em Viseu, que contou com a presença de 110 óticas associadas e 22 fornecedores protocolados da CECOP.

O evento teve como mote “Transformar Obstáculos em Oportunidades”, tendo como objetivo inspirar os óticos independentes a enfrentarem os desafios do mercado e a descobrirem novas formas de crescimento e de inovação.

O primeiro dia iniciou com o Meeting da CECOP, onde foram apresentados à comunidade os novos projetos para 2025. Entre os projetos apresentados destacam-se o Next Generation, uma iniciativa pensada para capacitar a nova geração de óticos, garantindo a continuidade e a inovação no setor.

Dentro dos novos projetos a CECOP apresentou o lançamento da sua própria aplicação móvel, CECOP App, uma nova ferramenta que permite agilizar a comunicação entre óticos e clientes.

Outro dos novos projetos é a colaboração com a Nasco Feeding Minds, liderada por Ousman Umar, onde irão ser realizadas consultas e acompanhamento optométrico na região de Sawla, no Gana.

Além disso, a CECOP anunciou novas oportunidades de rentabilidade e novos acordos estratégicos, com novos fornecedores, que irão trazer mais valor e inovação aos negócios dos associados.

Emanuel Silva, atleta olímpico de canoagem, palestrou no primeiro dia, numa comunicação patrocinadas pelo fornecedor MARCHON com a marca NIKE VISION. Na palestra, Emanuel Silva brindou o público com a sua história de superação enquanto atleta de alta competição, demonstrando que com atitude, consistência e resiliência é possível transformar qualquer obstáculo em oportunidade.

Seguiu-se o Shopping Time, com os fornecedores protocolados da CECOP, onde foi possível apresentarem os seus produtos inovadores. Através das compras dos associados, estes podiam habilitar-se a ganhar 6 meses de utilização do Microlino e uma câmara fotográfica Instax Mini.

Este ano, além desses prémios, realizou-se uma nova dinâmica, a gincana, em que os associados que comprassem pelo menos em 13 stands no Shopping Time, podiam habilitar-se a ganhar uma experiência exclusiva de duas noites, com pequeno-almoço e jantar, num dos hóteis pré-selecionados.

O dia finalizou com o jantar entre a comunidade, com 270 pessoas presentes, entre associados e fornecedores da CECOP, e a gala da 1ª edição dos National Optics Awards (NOA).

Nesta primeira edição dos NOA, cerca de 25% dos óticos portugueses foi responsável por eleger os seguintes vencedores, nas respetivas categorias e produtos de Armações e Lentes Oftálmicas:

Armações: 

  • Infantil: CCVO Beyond Optical Care- Minima
  • Melhor imagem no ponto de venda: PROOPTICA- Design + Arquitetura Prooptica
  • Melhores óculos desportivos: PROOPTICA- Progear Eyeguard
  • Produto mais sustentável: GO EYEWEAR- BRAVEWEAR
  • Produto premium: DE RIGO- The Roar Roberto Cavalli 

Lentes Oftálmicas: 

  • Empresa mais sustentável: HOYA- Plataforma “One Vision”
  • Lentes do mundo digital: INDO- VS Concept / Pottencia VS
  • Melhor adaptação de progressivos: HOYA- Lifestyle 4
  • Melhor storytelling e ferramentas de venda: ESSILORLUXOTTICA- Smart Shopper

Durante o jantar foi anunciado o vencedor do Microlino, a Ótica da Travessa, dos Açores, o vencedor da câmara Instax Mini, a Ótica Sá de Miranda, de Braga, e o vencedor da gincana, a Ótica Morais Oculista, da Figueira da Foz.

A noite seguiu com muita música e animação, pelo grupo CoolActiveBand e o DJ que animou ao som de músicas icónicas, ao longo de toda a noite.

O segundo dia iniciou com a inspiradora palestra de Pedro Piranha, Founder e CEO da Piranha Global, que revelou como construir com resiliência e visão um ecossistema global. Seguiu-se João Nobre, Key Account Manager da inAtlas, que abordou as vantagens e explicou todo o procedimento na entrega do Estudo de Geomarketing, um dos serviços incluído na quota dos associados CECOP.

As palestras terminaram com Ricardo Cabete, numa palestra dinâmica, de como é possível enfrentar os obstáculos através da inteligência emocional, deixando uma mensagem de motivação aos associados da importância de seguirem juntos em comunidade. 

O evento terminou com o almoço de encerramento, patrocinado pela EssilorLuxottica, pelo segundo ano consecutivo, onde mais uma vez os associados puderam conviver e sentir o espírito da comunidade CECOP. 

Ao longo do almoço foram celebrados os três primeiros lugares do ranking do projeto das visitas do cliente mistério, com a EssilorLuxottica, sendo os vencedores: 

1º Lugar – Arte Óptica 

2º Lugar – Óptica Oliveira 

3º Lugar – Ótica Sá de Miranda 

A cada edição da ExpoCECOP, a CECOP Portugal tem como objetivo munir os empresários óticos de inovação, networking e do espírito de comunidade, fatores que influenciam na capacidade de construção de um futuro melhor para os seus negócios.