Marcolin anuncia os seus resultados dos três primeiros trimestres de 2024: as margens melhoram e o portefólio de licenças continua a aumentar
No dia 5 de novembro de 2024, o Conselho de Administração da Marcolin, um dos grupos líderes mundiais no setor ocular, aprovou os seus resultados económico-financeiros de 30 de setembro de 2024.
Nos primeiros nove meses do ano, a Marcolin conseguiu consolidar os seus resultados, dando continuidade à trajetória empreendida nos últimos anos com impactos muito positivos em termos de margens, apesar de um 2024 marcado por incertezas internacionais e complexidades geopolíticas.
O aumento das margens tem sido significativo, com um EBITDA ajustado de 65,7 milhões de euros, com impacto nas vendas líquidas a atingir os 16,1% (face a 15,3% no período homólogo).
As vendas líquidas ascenderam a 408,0 milhões de euros, um decréscimo de 3,2% a taxas de câmbio correntes (-2,8% a taxas de câmbio constantes) face ao período homólogo. Numa base comparável (ou seja, excluindo o impacto positivo das novas marcas em 2024 e o impacto das marcas descontinuadas), aumentaram 0,6% às taxas de câmbio atuais (+1,0% às taxas de câmbio constantes).
Os principais mercados em 2024 foram a EMEA e a América, que registaram receitas de 202,0 milhões de euros (+3,6% numa base comparável) e 151,0 milhões de euros (-6,4% numa base comparável), respetivamente. O mercado asiático, com grande potencial para o Grupo, consolidou a tendência de crescimento dos últimos anos com crescimentos significativos nos primeiros nove meses do ano.
A posição financeira líquida ajustada ascendeu a 337,4 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 6,9 milhões de euros face a 31 de dezembro de 2023 graças ao movimento positivo de dinheiro gerado pelas atividades operacionais.
Principalmente nos primeiros nove meses do ano, para além das renovações de licenças com a GCDS, Zegna, MAX&Co. e Skechers, a Marcolin fechou acordos de exclusividade com Christian Louboutin, o que significa que, no início de 2025, a marca francesa estreará, pela primeira vez na sua história, na categoria de óculos, com a K-Way®, a conhecida marca francesa marca mundial pelo seu revolucionário blusão impermeável, pelo qual o Grupo será responsável pelo design, fabrico e distribuição global de óculos de sol, armações ópticas, óculos de esqui e óculos para crianças e, finalmente, com a Abercrombie & Fitch Co., pelo design , produção e distribuição de óculos de sol e armações óticas das marcas Abercrombie, Abercrombie Kids e Hollister.

