HomePrincipalopti 2024 abre a temporada de feiras do setor: 21.500 profissionais reunidos em Munique

opti 2024 abre a temporada de feiras do setor: 21.500 profissionais reunidos em Munique

A edição deste ano da opti inspirou os ópticos e deu início à temporada de feiras do setor, batendo um novo recorde de visitantes: 21.500 profissionais compareceram durante os três dias de feira.

Os sucessos de vendas dos expositores e a comunicação de novas tendências, inovações e inspirações em novos formatos através do programa de apoio da feira contribuíram, sem dúvida, na sua justa medida para este grande espírito comunitário.

O clima de entusiasmo que se fez sentir fisicamente nos pavilhões durante os três dias de feira foi o resultado da estreita colaboração entre a equipa opti, expositores e representantes do sector ao longo do ano passado, como demonstram as inúmeras declarações dos participantes da feira. E, claro, os números também refletiram o sucesso, principalmente dos 21,5 mil visitantes do setor. Os visitantes vieram de 70 países, atraídos pela oferta variada de opti, mas também para beneficiarem deste espaço onde puderam encontrar, através de formatos inovadores, todas as últimas novidades em termos de formação, vendas e produtos ópticos. Os visitantes avaliaram a sua presença na feira de forma muito positiva: 93,4% de todos os visitantes avaliaram o ambiente no opti 2024 de bom a muito bom, 92,6% classificaram a opti 2024 de bom a muito bom em geral e 82,4% planeiam fazer encomendas ou visitas após a feira.

Os quase 390 expositores, de 28 países, representaram toda a cadeia de fornecimento óptico: desde máquinas e equipamentos de loja até lentes de contacto e óculos, incluindo fabricantes de armações e marcas líderes do sector ou jovens designers independentes. Os números dos expositores são quase imbatíveis: 94,5% de todos os expositores avaliaram a qualidade dos visitantes do seu stand de boa a muito boa em termos de interesse pelos produtos, 91% deles avaliaram o opti 2024 como bom, muito bom em geral.

“A opti continua a sua trajetória de sucesso. O feedback dos visitantes e expositores em inúmeras conversas confirmou que o nosso conceito de feira e a data de janeiro estão absolutamente corretos. A estreita colaboração e o desenvolvimento de um conceito conjunto com todas as partes interessadas na feira durante o ano passado foram cruciais para o sucesso do evento. É ótimo ver como a comunidade opti ama e acredita no seu salão – o senso de comunidade é o que tornou esse sucesso possível”, disse Cathleen Kabashi, diretora da opti.

Por sua vez, Dieter Dohr, Presidente do Conselho de Administração da GHM Gesellschaft für Handwerksmessen mbH, empresa organizadora da opti, sublinhou: “Estou encantado! O ambiente era incrível, a alegria do setor era palpável. Os visitantes queriam reviver sua feira e eles conseguiram fazê-lo. opti serve como uma bússola para a indústria na Alemanha, Áustria e Suíça ao projetar sua linha de produtos e fornece orientação para todo o ano comercial. Durante este fim de semana de janeiro, a opti colheu os sucessos que semeou nos últimos doze meses através do diálogo com a indústria, mesas redondas, escuta e desenvolvimento conjunto.”

Avaliação muito positiva dos participantes da feira

Kai Jaeger, Vice-Presidente da Associação Central de Ópticos e Optometristas (ZVA), também tirou uma conclusão bastante positiva: “o opti 2024 impressionou pela sua elevada frequência e pelo muito bom ambiente entre os visitantes. No opti CAFÉ powered by ZVA tivemos excelentes discussões nas quais percebemos um interesse crescente no desenvolvimento da profissão e no tema da formação profissional e do desenvolvimento. A nossa participação nas discussões do centro também nos deu novas perspectivas sobre os desejos dos ópticos e optometristas.”

Por outro lado, representantes de algumas das empresas líderes do setor, como Thomas Smits, Diretor Geral da Silhouette Alemanha e Suíça, também manifestaram a sua satisfação: “Depois de uma pausa de um ano, estamos agradavelmente surpreendidos com o desempenho deste ano “Os últimos dias não apenas atenderam às nossas expectativas, mas até as superaram. A atmosfera positiva da feira estabelece as bases para discussões intensas e contínuas no próximo ano.”

O feedback dos expositores também foi muito positivo na área de lentes oftálmicas, por exemplo da Rodenstock: “Estamos muito satisfeitos com a opti, que tem sido um grande sucesso para nós. nos que ambas as partes gostaram da reunião in loco. Para a Rodenstock, a feira foi um sucesso, tanto em vendas quanto em ambiente. Estamos ansiosos pela próxima edição”, disse Thomas Pfanner, Diretor Geral da DACH (Alemanha, Áustria e Suíça).

O clima entre os fabricantes de lentes de contato, representados na opti, foi excelente. Johannes Zupfer, Diretor Geral DACH (Alemanha, Áustria, Suíça) da CooperVision, comentou: “opti está de volta! Estamos muito satisfeitos, tivemos muitos visitantes, muitas discussões boas – especialmente sobre o tema da miopia, que pudemos apresentar mais sobre “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido continuar nos posicionando aqui como um fabricante líder de lentes de contato.”

A data certa

Um tema repetidamente mencionado foi a conveniência de a feira ser realizada em janeiro para o setor, por exemplo, pela especialista comercial Prof. Anna Nagl, diretora do mestrado em tempo parcial em Ciências da Visão e Negócios (Optometria) de Aalen Universidade: “Uma das melhores coisas da opti é este evento em janeiro. Desde o início da opti, ou seja, há 25 anos, esta feira é o sinal de partida para o ano óptico do setor, sejam armações, lentes, contato lentes ou optometria.

Programa emocionante

Eventos e apresentações cuidadosamente selecionados sobre tópicos relevantes do setor, que foram desenvolvidos na opti em conjunto com vários parceiros da indústria e da óptica oftalmológica, bem como cerimônias de premiação, permitiram que os visitantes da feira descobrissem tendências e tecnologias. , enquanto painéis de discussão com especialistas forneceram respostas e soluções para a indústria. “A boa afluência de visitantes – seja no opti SUSTAINABILITY HUB, no opti MYOPIA HUB ou no novo opti TREND HUB da opti INNOVATION AREA, que foi lançado pela primeira vez mostra-nos que estamos no caminho certo com o conceito do nosso programa de apoio e que a jornada continuará nessa direção no próximo ano”, disse Cathleen Kabashi, diretora da opti. O opti HUBS também recebeu as melhores pontuações na pesquisa de visitantes: 85% consideraram os temas do opti TREND HUB relevantes ou muito relevantes para eles, e o mesmo número de entrevistados avaliaram o opti MYOPIA HUB positivamente como interessante ou muito interessante.

A entrega do PRÉMIO DE SUSTENTABILIDADE opti, que foi para Andreas Schmidt da Augenblick Brillen Kontaktlinsen GmbH, foi muito bem recebida. A empresa estabeleceu como objectivo manter a sua pegada ecológica tão pequena quanto possível, tendo em conta o aspecto social tanto localmente como dentro da equipa Augenblick, incluindo a mudança para LEDs e detectores de movimento e a substituição de uma ligação directa de água por um sistema de ligação fechada.

Outro destaque da programação do evento foi a entrega do terceiro opti BOX AWARD à marca dinamarquesa SKANS – EYEWEAR COM IMPACTO. A sua fundadora, Johanna Skans, é sueca e oculista de segunda geração. A sustentabilidade é a sua força vital: ela estudou Gestão de Sustentabilidade Empresarial em Cambridge e ganhou experiência prática internacional na Austrália. A sustentabilidade também é a base do seu modelo de negócio. O opti BOX AWARD reconhece jovens designers pela sua inovação, design, funcionalidade e sustentabilidade. SKANS sucede ao vencedor do ano passado, LARS Brillen. Johanna Skans disse: “Na Skans, cada decisão que tomamos passa pelo prisma da sustentabilidade. Sempre nos perguntamos se isso pode ser feito de uma forma ainda mais sustentável. É por isso que estar na opti como expositor é uma experiência fantástica. Foi uma grande mais-valia mostrar as minhas armações ao mercado alemão, ao mercado da Europa Central em geral como uma marca nórdica. Conquistei novos clientes, a minha presença aqui espalha a minha mensagem de sustentabilidade, o que é bom. Ainda estou impressionada por ter conquistado o opti BOX AWARD, sinto me “muito honrada e lisonjeada, e a minha adrenalina ainda está a bombar. Significa muito para mim, porque mostra que as pessoas e o próprio setor acreditam no meu conceito de sustentabilidade. Espero que inspire mais pessoas a juntarem-se à jornada da sustentabilidade.” .

O opti 2025 acontecerá no centro de exposições de Munique de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.

Tags