opti 2024 abre suas portas: Munique se torna mais uma vez o epicentro da indústria óptica
opti 2024, feira óptica de Munique, aconteceu neste fim de semana, de 12 a 14 de janeiro. Três dias intensos em quatro pavilhões distribuídos por uma área de 44 mil metros quadrados nos quais 400 expositores apresentarão as últimas novidades do setor óptico-optométrico.
Os principais players da indústria óptica e numerosos recém-chegados reuniram-se na opti 2024, um espaço inspirador para contactos internacionais, vendas, transmissão de tendências e promoção da inovação no sector óptico e do design.
“400 expositores em 44.000 metros quadrados de espaço de exposição – é uma excelente previsão para a próxima edição do opti 2024. Participantes importantes como Zeiss, Hoya, CooperVision, Silhouette, Marcolin e muitos outros estão comprometidos com o evento e moldando ativamente o programa da feira fiel ao nosso lema #weareopti”, afirma Cathleen Kabashi, diretora da opti, satisfeita.
Isto é corroborado por representantes de algumas das empresas expositoras, como Tom Smits, Diretor Geral da Silhouette: “a opti sempre foi o evento da indústria na Alemanha, desempenha um papel muito importante para nós do ponto de vista de vendas, e temos grandes expectativas para 2024.” Por sua vez, Christoph Hinnenberg, da Zeiss Sales Management, está convencido da feira internacional de óptica e design oftalmológico: “Na ZEISS, temos o prazer de estar presentes novamente na opti 2024. Os formatos virtuais desempenham um papel importante e vieram para ficar. Mas o encontro presencial, a troca direta com os oftalmologistas é importante e bem-vinda neste momento.”
Novas áreas e prémios no opti 2024:
Em quatro pavilhões, a opti oferece muito espaço para produtos inovadores, start-ups e temas da indústria como definição de tendências futuras, sustentabilidade e promoção de jovens talentos. Com esses três temas, entre outros, o opti acerta em cheio. Isto reflecte-se também nas áreas do Myopia Hub, Sustainability Hub e também no novo Trend Hub, onde serão apresentadas as tendências futuras do sector através do “Trendradar by opti”.
A opti também ofereceu uma ampla plataforma de transferência de conhecimento, troca de experiências e formação contínua no setor óptico. A formação de jovens talentos é uma das suas principais preocupações. Na opti, tendências, pesquisas e novas tecnologias são intensamente debatidas. Além do opti Forum XT e do opti Campus, conferências emocionantes e visitas inspiradoras aos expositores oferecem oportunidades para transferência intensiva de conhecimento e networking.
Nesta edição, vários prémios reconhecem projetos e ideias de destaque com prémios atrativos: Pela primeira vez, o Prémio de Sustentabilidade opti destina-se a oftalmologistas e premeia exemplos notáveis de sustentabilidade em ótica oftalmológica. Nas áreas temáticas de questões sociais, económicas e ecológicas, iniciativas relevantes da empresa, como a concepção de instalações comerciais, abordagens para evitar microplásticos, energias alternativas, comportamento neutro para o clima, diversidade e muito mais contam para este prémio.
A 3ª edição do opti BOX AWARD é um trampolim para o sucesso dos recém-chegados ao setor. Nele, marcas novas e jovens podem optar por uma das cobiçadas opti boxes. A mais-valia, para além dos prémios atrativos, é a atenção redobrada dos visitantes através da cerimónia de entrega de prémios ao vivo na feira, bem como através da comunicação em todos os canais opti, antes, durante e depois da feira – online e offline. O vencedor receberá um crédito de 2.000 euros pelo aluguer do stand mais um aumento de PR de quatro dígitos. Os vencedores foram anunciados pelo júri internacional no dia 13 de janeiro de 2024, às 14h30, mais uma vez no palco do opti Trend Hub no salão C3, stand C3.551.
opti Myopia Hub com o apoio da Hoya no pavilhão C4.351
Especialistas e profissionais internacionais responderam a perguntas do público especializado sobre os últimos avanços na área de controlo e tratamento da miopia. Patrocinadores como Hoya, mas também Cooper Vision, Essilor, Rodenstock, Oculus, Visall, SwissLens e MPG&E comentararam os resultados da pesquisa, perspectivas e melhores casos. A extensa programação, com um total de 22 apresentações especializadas, estará disponível online em www.opti.de a partir do final de dezembro.
opti Sustainability Hub apoiado pela Focus no hall C4.353
A sustentabilidade é uma das tendências centrais do nosso tempo e, portanto, também da indústria óptica: este hub oferecerá conferências e painéis de discussão sobre temas de ecologia, economia e questões sociais. O Prémio opti de Sustentabilidade irá distinguir iniciativas de destaque no domínio da sustentabilidade pela primeira vez em 2024 e dá continuidade aos objetivos do Grupo de Interesse em Sustentabilidade (IG), que constitui o júri do prémio: Sensibilizar todos os membros do indústria óptica sobre a necessidade de agir de forma sustentável e passar do discurso à acção. O IG é uma associação de especialistas de fabricantes e ópticos comprometidos com uma maior sustentabilidade no setor a partir do opti 2022.
A estreia do Prémio opti de Sustentabilidade deve-se ao empenho incansável do IG: “Estamos muito satisfeitos por ver os três finalistas selecionados competirem pelo primeiro prémio no opti 2024! as empresas ópticas já estão a trabalhar na procura de soluções. Cada ideia apresentada é uma vitória para todos e para o próprio sector”, afirmam os membros do júri em comunicado oficial. A cerimónia de entrega e premiação aconteceu na sexta-feira da feira, 12 de janeiro de 2024, às 15h.
Career Hub com o apoio do eyebizz no salão C3.361
Juntamente com eyebizz Jobs, empregadores e candidatos a emprego da indústria óptica encontraram-se aqui em uma atmosfera inspiradora para encontros rápidos, lançamentos de carreiras e discussões de alto potencial. Um mural de carreiras, apresentações adicionais sobre temas relacionados à carreira e discussões ao vivo com profissionais em mesas temáticas informais (por exemplo, o uso de IA em RH) reúnem profissionais adequados.
Visitas organizadas em três dias
Os conhecidos opti tours puderam ser reservados gratuitamente nos três dias de feira, todas as vagas ficaram esgotadas. Estavam disponíveis em três variantes: para estagiários com Sarah Schleicher, na sexta-feira da feira a partir das 16h, com foco em óptica oftalmológica várias vezes ao dia com a epitop GmbH ou visitas diárias a marcas de óculos independentes como Karin Stehr.
Pontos de contato nas redes sociais: Runway Bar, Campus e opti Party
Também regressando este ano, o opti Party dá continuidade a uma tradição popular, desta vez com uma zona Jovem adicional para a próxima geração de oculistas. A nova geração do setor também será beneficiada do extenso programa opti Campus. Outro ponto de encontro ideal para networking e troca de ideias é o opti Runway Bar. Eventos informativos, mesas redondas e conferências sobre tendências completam a oferta.
opti Connect – Transparência para expositores e visitantes
Além da função de catálogo do expositor, o opti CONNECT, a nova forma digital de intercâmbio e encontro entre expositores e visitantes da feira, permitiu maior segurança no planeamento da visita à feira. Por meio dele, o visitante pôde preparar com antecedência a sua programação pessoal, solicitar ingressos e receber recomendações que atendensem aos seus interesses. Os expositores puderam divulgar as suas ofertas visando grupos-alvo específicos, estabelecer contactos com as partes interessadas e enviar bilhetes de feiras aos clientes. A plataforma, com seus temas de interesse, funciona antes, durante e depois da feira.
Mais uma vez este ano, a equipa da Lookvision Magazine viajou até Munique para lhe contar, em primeira mão, todas as novidades do setor óptico-optométrico internacional. Assim, poderá ficar a saber tudo o que aconteceu na opti 2024 através do nosso site e nas nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram, bem como na próxima edição da revista impressa.