ZEISS lança a sua nova geração de lentes personalizadas: ZEISS Individual 3
A linha de lentes premium ZEISS SmartLife já é referência para profissionais de oftalmologia desde 2019. No entanto, o estilo de vida e os hábitos de visualização das pessoas estão a mudar constantemente. Hoje, estudos científicos podem fornecer novos insights sobre essas mudanças. Com base nessas descobertas, a ZEISS aprimorou o design da sua linha de lentes ZEISS SmartLife. As novas lentes ZEISS Individual 3 oferecem o mais alto nível de personalização disponível até hoje na ZEISS.
“A linha de lentes ZEISS SmartLife é um excelente exemplo do padrão científico e de qualidade ZEISS. Com base nas pesquisas mais recentes e na tecnologia mais atualizada, agora podemos oferecer aos profissionais de saúde ocular uma linha de produtos ainda mais personalizada. necessidades visuais atuais dos seus clientes de todas as idades”, diz Manuela Weinreich, diretora de gestão de produtos e design de lentes da ZEISS Vision Care.
As chaves para as novas lentes ZEISS Individual 3
Um estudo do ZEISS Vision Science Lab e da Universidade de Tübingen, na Alemanha, está atualmente a investigar a correlação entre a biometria ocular e os erros de refração. Este estudo mostra que cada olho tem dois centros de rotação (CDR) para cada movimento ocular: um horizontal e um vertical. Cálculos anteriores de design de lentes oftálmicas incorporaram apenas uma média desses CDRs. A ZEISS incorporou ambos os CDRs na tecnologia SmartView 2.0, resultando em campos maiores de visão clara para o usuário.1 A tecnologia SmartView 2.0 está presente em toda a linha ZEISS SmartLife.
O estudo de visão global ZEISS internacional em todo o mundo2 mostra que o comportamento visual difere acentuadamente de acordo com as diferentes faixas etárias. Além disso, revela que os dados de estilo de vida autoavaliados pelos consumidores não incluem informações que posteriormente são essenciais para satisfazer suas próprias necessidades e comportamento visual. Essas descobertas traduziram-se numa melhoria no design de todas as lentes ZEISS SmartLife, que agora oferecem o mais alto nível de individualização na nova linha de lentes ZEISS Individual 3.

Não há dúvida de que os hábitos visuais mudam de acordo com o estilo de vida. A linha de lentes ZEISS SmartLife surgiu no mercado em 2019 como a solução para os desafios de comportamento visual dinâmico e moderno dos usuários de óculos de hoje, que se caracterizam por alternar entre a visualização dos mundos analógico e digital por meio de dispositivos eletrónicos.
Estudos recentes mostram que o comportamento visual evoluiu novamente. A intensa exibição de dispositivos digitais no nosso quotidiano, muitas vezes, várias ao mesmo tempo, tornou o comportamento visual dinâmico num fator ainda mais importante num mundo digital. Essa tendência é observada em todas as faixas etárias: mais de metade da população mundial possui um dispositivo digital portátil3. A faixa etária com mais de 55 anos é a faixa etária com maior taxa de crescimento atual da penetração de smartphones4 e 60 por cento das crianças com menos de 5 anos já estão a começar a interagir com smartphones5.
Uso da tecnologia ZEISS SmartView 2.0 para melhorar o alcance
A gama de lentes ZEISS SmartLife incorpora as mais recentes descobertas e inovações científicas. Portanto, a tecnologia SmartView, que é um dos avanços incluídos na linha, foi atualizada de acordo com novos estudos realizados pelo ZEISS Vision Lab e pela Universidade de Tübingen. Para fabricar as lentes mais precisas, é essencial ter o máximo de conhecimento possível sobre como os olhos interagem. Parte desse conhecimento envolve a determinação do centro de rotação (CDR)6, parâmetro individual que muda conforme o grau de erro refrativo que cada pessoa possui. O estudo também investigou como os erros de refração e o comprimento do olho determinam a posição do centro de rotação durante os movimentos oculares horizontais e verticais.7 Os resultados do estudo mostram que o CDR horizontal e vertical são diferentes; na verdade, eles estão separados, em média, por cerca de 2,8 milímetros.
Assim, a ZEISS reveu as premissas anteriores, com um único CDR para ambos os sentidos de rotação, e atualizou a tecnologia ZEISS SmartView 2.0. O resultado são campos de visão maiores para toda a linha de lentes ZEISS SmartLife. “Isso traduz-se em benefícios imediatamente tangíveis para os pacientes quando eles vêem as suas novas lentes ZEISS SmartLife pela primeira vez”, destaca Santiago Escandón, Diretor de Produto e Marketing da ZEISS Vision Care Spain.
Estudo mostra faixas etárias para comportamento visual
Como a digitalização invade tudo no dia a dia, as novas tecnologias também estão a ampliar as possibilidades de processamento de dados no desenvolvimento de produtos. Um novo estudo internacional de visão global em grande escala da ZEISS8, 410 usuários de óculos nos EUA, China e Alemanha foram observados nas suas vidas diárias cinco dias por semana durante um período de três semanas para coletar dados sobre o seu comportamento visual9 (movimentos oculares , direção, distância, luz ambiente e luz UV).
O estudo mostra que os requisitos de visualização diferem acentuadamente entre diferentes faixas etárias. O estudo concluiu que podem ser estabelecidas até seis faixas etárias10. Além disso, ficou claro que a autoavaliação do comportamento e hábitos de visualização do consumidor por meio da anamnese clássica diverge significativamente da análise objetiva dos dados. Essas descobertas são a base da tecnologia ZEISS Intelligence Augmented Design que, com as lentes ZEISS Individual 3, leva o ajuste preciso das lentes de óculos e o conforto visual a um nível até então desconhecido na indústria ótica.
Parâmetros individuais são incorporados ao design da lente
A tecnologia ZEISS Intelligence Augmented Design usa análise de dados inteligente para otimizar ainda mais o design das lentes. Parâmetros individuais do usuário11, que são coletados por meio de medições e perguntas feitas pelo oftalmologista, são comparados a 12,5 milhões de pontos de dados de comportamento visual para determinadas faixas etárias para um design de alvo mais preciso. Dessa forma, a tecnologia determina não apenas as distâncias que o usuário precisa nas suas lentes para o dia a dia, mas também leva em consideração no design como são os movimentos dos olhos e da cabeça dos usuários de óculos. Tudo isso se traduz num design objetivo que combina de maneira ideal com o comportamento visual de cada indivíduo. 85% dos usuários confirmam que, com as lentes ZEISS Individual 3, eles têm total liberdade de visão a qualquer distância e em qualquer direção12.
“O design avançado e o desempenho de uma lente personalizada como a Individual
3 da ZEISS são o resultado final de uma interação complexa de um grande número de tecnologias. Mas é a tecnologia ZEISS Intelligence Augmented Design que nos permite dar um verdadeiro salto quântico na individualização, definindo o chamado design alvo para posterior otimização num nível de detalhe que nunca vimos antes em uma lente ZEISS”, acrescenta Manuela Weinreich.
Lentes premium para todas as faixas etárias
No ano 2000, a ZEISS lançou a primeira lente progressiva individualizada do mercado, a Gradal Individual. Foi fabricado com a tecnologia Free Form desenvolvida pela ZEISS. Hoje, a ZEISS continua a ser líder em inovação, então a sua lente ZEISS Individual 3 significa que os usuários podem ter uma visão personalizada e confortável em todas as direções e para todas as distâncias, compatível com o seu estilo de vida e grupo de pessoas.
“Com o portfólio ZEISS SmartLife, os oftalmologistas podem oferecer serviços para todas as faixas etárias e saber que podem recomendar produtos que foram desenvolvidos com base nas pesquisas científicas mais recentes”, continua Weinreich. “Com as lentes ZEISS Individual 3, conseguimos responder ainda melhor às necessidades dos usuários de óculos, o que me deixa particularmente satisfeita”, conclui.
“O compromisso com pesquisa e desenvolvimento faz parte do DNA da ZEISS como empresa. Mais de 13% da sua receita é destinada a P&D. Isso permite que a ZEISS ofereça soluções diferenciadas focadas nas necessidades visuais dos usuários. O uso de inteligência artificial no design e otimização de uma lente oftálmica já está presente no portfólio de lentes oftálmicas ZEISS com a ZEISS Individual 3. Do lado positivo, vale ressaltar também que toda a tecnologia complexa que serve de base para esses designs não atrapalham o trabalho do oftalmologista na hora de prescrever e adaptar uma lente ZEISS Individual 3 e os benefícios são percebidos imediatamente pelos clientes, pois possuem maiores campos de visão e adaptação imediata, melhorando a experiência visual ao evitar períodos de adaptação desconfortáveis” , aponta Santiago Escandon.
Em Espanha, as lentes ZEISS Individual 3 estão disponíveis nos centros pertencentes ao programa ZEISS Vision Expert, que já conta com mais de 300 óticos em todo o país e representa os profissionais que apostam na inovação em saúde visual e na diferenciação do setor.

