ENTREVISTA com Thomas Burkhardt, presidente da Marchon Eyewear, INC.

Thomas Burkhardt assumiu o cargo de presidente da Marchon Eyewear, INC. em setembro de 2022, cargo que alcançou por meio de promoção interna e após ocupar o cargo de Diretor de Marketing da Marchon e Vice-Presidente Sénior de Marcas Globais, Marketing e Design. Burkhardt sucede Nicola Zotta, que liderou a Marchon de 2016 a maio de 2022. Antes de ingressar na Marchon, Burkhardt foi vice-presidente de marketing global da Coty, Inc., liderando os negócios de fragrâncias e cosméticos da Calvin Klein. Ele também ocupou vários cargos sénior de marketing na Procter & Gamble na Alemanha, Reino Unido e Suíça. Nascido na Alemanha, Burkhardt possui MBA pela Universidade de Colónia e é multilíngue.
Na última edição da MIDO, a Lookvision Magazine foi o único meio espanhol que teve a oportunidade de entrevistá-lo em exclusivo, numa palestra em que nos contou sobre os seus primeiros meses à frente da Marchon, quais as principais novidades do portfólio de marcas –que este ano 2023 comemora seu 40º aniversário– ou seus planos mais próximos para o mercado espanhol.

– No final do ano passado assumiu o cargo de Presidente da Marchon Eyewear, Inc., sucedendo-lhe o cargo anterior de Diretor de Marketing. O que significa para si ocupar esta posição? Como tem sido a sua gestão nestes meses e quais as mudanças que irá fazer ou que já está a implementar?
– Estou extremamente honrado por ter recebido esta posição, pois sou a quarta pessoa na história de quarenta anos da empresa a liderar a Marchon. A empresa tem uma longa continuidade com os seus dirigentes, pelo que estou muito satisfeito por ocupar este cargo, mas também tenho consciência da responsabilidade que o acompanha. Liderar a nossa empresa, que é obviamente uma força na indústria ótica, é agora um desafio que assumo e para o qual continuarei a trabalhar arduamente em conjunto com a minha equipa. O bom é que acho que estou na empresa há tempo suficiente para entender como ela funciona, pois entrei na Marchon em 2016, então tenho seis/sete anos de experiência trabalhando de perto com Nicola Zotta, o presidente anterior.
Nos últimos 8 meses trabalhamos muito, e com continuidade num grande número de coisas que nos preocupam no momento e que têm os seus precedentes em anos anteriores a 2016 até agora. Felizmente não tive de fazer mudanças radicais, pois trabalhamos arduamente nos últimos 40 anos para tornar a empresa mais eficaz, mais eficiente, mais moderna… Tanto a nível dos nossos processos de trabalho internos, como a nível externo e a nível da digitalização relativamente ao nosso website dirigido a clientes. Ao mesmo tempo, o que é verdade e o que faz esta empresa grande há 40 anos é o nosso compromisso com o atendimento ao cliente, que é muito importante para nós, assim como o compromisso de oferecer o produto com a melhor qualidade-preço.
– Como começou a Marchon em 2023 e quais são as suas perspectivas para este ano em que a empresa faz 40 anos?
– Fico feliz em dizer que o primeiro mês deste ano foi muito bom. Acho que 2023 é propício para fazer uma mudança de 360º em termos de regresso aos anos anteriores, porque 2022 foi um ano de muita mudança. Quando nos preparamos para 2022, voltamos a 2021, um ano em que a indústria estava a correr muito bem, principalmente nos EUA, e que para nós é o maior mercado. Estamos cientes dos desafios que 2023 traz em termos de política, economia… Acreditamos que a pandemia acabou, mas também não temos a certeza, então ainda estamos num momento de algum risco, mas pelo que vejo neste momento, estamos a trabalhar muito bem e um bom sinal é que conversamos com os nossos clientes e eles estão bastante otimistas para este ano.
“O que torna esta empresa grande há 40 anos é o nosso compromisso com o atendimento ao cliente, que é muito importante para nós, além de oferecer o produto com o melhor custo-benefício. Naturalmente, a indústria está a evoluir rapidamente e na Marchon temos a ambição, a visão e o apoio para continuar no caminho de nos tornarmos uma das líderes da indústria, sendo uma empresa que apoia os seus clientes, encantando as pessoas que usam os nossos óculos em todo o mundo. “
– O crescimento mais significativo da empresa poderá ocorrer caso se concretizem alguns dos acordos de fusão que vêm sendo discutidos no último semestre do ano passado, há alguma novidade a esse respeito? Ainda há contatos?
– Neste momento não temos nada a anunciar.
Em relação às licenças, quais são as que dão mais satisfação à Marchon e que perspectivas têm de continuar a aumentar o vosso portfólio?
O bom e a razão do nosso sucesso é o equilíbrio que temos no nosso portfólio: marcas de moda, marcas de performance e marcas de estilo de vida. As nossas cinco principais marcas em termos de vendas são: Nike, Calvin Klein, Salvatore Ferragamo, Lacoste e Longchamp. São o que chamamos de marcas globais, que tiveram um desempenho muito bom, sem exceção, e com certeza todas elas aumentaram as vendas. Também vemos que outras marcas menores em 2022 tiveram um bom desempenho. Vou dar um exemplo: a Columbia, por exemplo, uma marca que não vende na Europa, teve um ótimo ano ou Karl Lagerfeld, que também teve um desempenho fantástico em 2022, então acho que temos um bom equilíbrio no nosso portfólio.
Avalie as qualidades do sol Marchon e veja as coleções, como elas se diferenciam da concorrência e quais os aspectos levados em conta para a melhor sustentabilidade ambiental. Qual é a relação qualidade-preço-serviço?
Esta é a pergunta de ouro para todos. Acho que não vou falar muito em termos de design, porque isso corresponde a outros membros da minha equipa, mas claramente o que oferecemos não é uma coisa só, nosso foco é o valor e isso não significa que um produto é barato, mas o valor que a pessoa paga pelo produto tem uma boa relação com a qualidade e nesse aspecto acredito que a parte artesanal dos nossos produtos é muito importante para nós.
Em segundo lugar, provavelmente notou que nossos produtos são mais sustentáveis. A sustentabilidade está muito presente em muitas partes das nossas coleções, seja uma marca de luxo como Ferragamo, Nike ou Lacoste. Cerca de 25% dos nossos produtos são sustentáveis ou possuem materiais sustentáveis na sua produção e estabelecemos que até 2025 chegarão a 50%. Na Marchon levamos a sustentabilidade muito a sério, por isso este stand também é sustentável, é feito com materiais sustentáveis, por isso queremos ter a certeza que colocamos todos os nossos esforços em caminhar para uma empresa cada vez mais respeitadora do ambiente. Neste sentido, gostaria de relembrar que a Marchon foi galardoada com o Stand Up For Green Award em Milão, na MIDO, prémio que reconhece o empenho dos expositores em conceber e construir os seus stands de acordo com critérios de sustentabilidade. Todo o nosso stand da Marchon foi projetado e produzido com materiais e processos sustentáveis com uma estrutura criada e alinhada com o nosso plano de ação de responsabilidade corporativa e sustentabilidade, EYES ON TOMORROW™, um programa global de longo prazo que garante com responsabilidade que os seus óculos e processos têm menos impacto no planeta.
A terceira coisa que quero mencionar aos seus leitores é o fator pelo qual acho que somos muito competitivos e que faz parte da nossa história: o serviço que estamos a prestar aos nossos clientes. Acreditamos firmemente que só podemos crescer quando os nossos clientes estão a crescer e por isso é essencial prestar-lhes um serviço de excelência; É algo que faz parte do nosso DNA. Em 2021 e 2022 estivemos entre os mais rápidos do setor: se fizer um pedido connosco, entregamos no prazo e sabemos que isso é o melhor para os nossos clientes.
– O que representa a Marchon na cena ótica internacional num nível mais amplo?
– Acho que na essência somos únicos. Se olhar para o top 5, as 5 maiores empresas do setor, somos o único fabricante americano, pois o setor é formado em grande parte por empresas italianas, de onde vêm as casas de luxo. Mas o que trazemos para o mercado é, por um lado, um sentido americano e inglês de trabalhar com os nossos parceiros, pragmático, muito focado no serviço, muito focado no negócio, mas ao mesmo tempo também temos um coração europeu, porque muitas de nossas equipas estão na Europa; temos fábricas, temos o centro de design aqui, então também trazemos a nossa sensibilidade para isso, temos uma combinação única, uma empresa americana com fortes raízes europeias.
-Quais são seus principais mercados e o que representa o espanhol?
-O nosso maior mercado são os Estados Unidos, onde somos líderes e temos uma posição forte. A Europa Ocidental é o próximo mercado. Nele, a Espanha, junto com a França, Reino Unido, Alemanha e Itália, está entre os cinco primeiros e, portanto, tem uma posição forte para nós. Na verdade, acho que ainda temos muito a crescer na Espanha se olharmos para o tipo de mercado, portfólio de marcas, etc. e o seu líder mudou. Temos uma nova pessoa para liderar os negócios espanhóis e acho que ele trará uma nova energia.
-A delegação espanhola encontra-se precisamente num período de mudanças que afetam o caminho da direção. Como essas mudanças se materializam? Vem aí um novo diretor para a Espanha ou já tem?
-Estou muito feliz em anunciar que Pablo Valero se tornou o nosso novo líder para o mercado espanhol, estamos felizes porque é uma promoção interna, algo em que acredito firmemente. Pablo era o CFO do mercado espanhol, por isso não é alguém que vem de novo, tem uma visão muito única e precisa do mercado e de um grande entendimento da organização, por isso temos certeza que levará a empresa aos mais altos patamares e a alcançar novos objetivos. Estamos muito felizes por ter o Pablo nesta posição.
– Que novidades as coleções Marchon trazem para a estação primavera-verão em termos de confecção, materiais, desenhos e cores?
-Acho que o destaque é a nova coleção Lacoste à base de plantas com resina Arkema Pebax® Clear 1200, um material que contém carbonos avançados de base biológica feitos de mamona que são 90% de carbono renovável, tornando esses estilos extremamente leves, flexíveis e resistente ao impacto. Em termos de sustentabilidade lançamos também a nova coleção Nautica; a sua nova coleção Tenite Renew, que apresenta modelos feitos de um material sustentável desenvolvido pela Eastman, com mais de 56% de materiais sustentáveis de base biológica e conteúdo reciclado certificado. O Tenite Renew é produzido com tecnologia inovadora de reciclagem que utiliza resíduos plásticos de difícil reciclagem em vez de matérias-primas fósseis, reduzindo as emissões de carbono e deixando os recursos fósseis para trás, garantindo o mesmo alto desempenho dos materiais convencionais. É uma marca única em termos de sustentabilidade.
A terceira coisa que gostaria de mencionar é o lançamento de nossa nova marca Paul Smith. Estou muito animado com a sua introdução no nosso portfólio que estamos a lançar globalmente.
– Como avalia as mudanças pelas quais passa o setor ótico, como o aumento das vendas pela internet? O que acha dessa mudança e qual é a posição da Marchon a esse respeito?
-Acho que é porque, como mencionei antes, o atendimento ao cliente é muito importante para nós e responde às suas necessidades. Além disso, no setor enfrentamos muitas mudanças. O que está a acontecer no setor óptico é que os clientes passaram a exigir experiência na hora de comprar os seus óculos. Antes de comprar óculos era algo mais médico e agora a experiência é a mesma na compra de óculos como na compra de sapatos ou qualquer outro acessório de moda. Por isso, devemos cuidar da qualidade da experiência de loja, mas também da experiência de compra online (ecommerce). Procuramos ajudar os nossos clientes neste sentido e para isso dispomos de programas baseados em ferramentas de gestão mais eficientes para os oculistas, para que saibam sempre ter o produto certo na mesa, saibam quais são os nossos best-sellers e não desapareçam das suas montras, etc. Acho que os programas que estamos a oferecer dão aos óticos um bom contexto para poderem trabalhar no dia a dia. Mas, como eu disse antes, a indústria está em constante mudança, por isso temos que estar constantemente vigilantes e ajudar os nossos clientes.
-Por último, quais são os objetivos da Marchon a curto e médio prazo e que mensagem gostaria de passar aos óticos-optometristas e clientes finais em geral e espanhol em particular?
-2023 continuará a ser um ano de incertezas como foi 2022 e obviamente queremos ter a certeza que somos flexíveis e temos capacidade para responder a essa incerteza e continuar o crescimento notável que tivemos como empresa em 2018 e 2019. Ambos foram anos muito bons para a Marchon e queremos recuperar esse ímpeto. O nosso impulso não é apenas sobre resultados, mas também sobre a nossa participação de mercado e o nosso e-commerce. A médio e longo prazo, como já referimos, o setor está a evoluir e estão a ocorrer muitas mudanças, pelo que nos comprometemos a ser um player chave nelas. Felizmente, temos o apoio de uma empresa parceira, a VSP, que é uma empresa de visão multibilionária que pode não ser tão visível aqui na Europa, mas obviamente é uma parte importante do nosso desenvolvimento.
A mensagem que queremos passar aos nossos clientes é que estamos aqui para os ajudar, só podemos estar bem se eles estiverem bem, por isso trabalhamos todos os dias para que os nossos clientes, óticos-optometristas, recebam os melhores serviços. Para os consumidores queremos falar de valor, pois são eles que devem julgar os nossos produtos; portanto, temos que ouvi-los para conhecer suas necessidades e trabalhar para atendê-las.


