ENTREVISTA com Amélie Morel, representante da quarta geração da Maison Morel e sucessora de um legado de quase um século e meio de paixão pelos óculos
Com mais de 140 anos de história, a Morel é uma referência no setor ótico. A sua história é a de uma família apaixonada pelo trabalho como fabricante de óculos. A marca francesa é criativa e pioneira, deixando a sua marca através de modelos icónicos, que já venderam milhões de unidades ao redor do mundo. Atualmente, a Morel, a partir do seu centro de design na França, trabalha com diretores de arte, designers e especialistas em cores para projetar os óculos do futuro, desde a ideia inicial até o produto final. Além disso, Morel sempre tem um lugar especial e orgulhoso para as mulheres, usando toda a sua engenhosidade criativa para criar modelos femininos de acordo com as últimas tendências. Na empresa, além de Jérôme e Francis, Amélie –nossa interlocutora nesta entrevista– representa o pilar feminino na gestão da empresa, uma mulher versátil –também presidente da Silmo– que, tal como os óculos de Morel, expressa em todos os momentos uma imagem impactante de estilo e personalidade.
– A Maison Morel perpétua uma tradição familiar iniciada por Jules Morel em 1880. Jérôme, Francis e Amélie representam a 4ª geração. O que significa para si e para Morel continuar um legado tão importante?
– Somos, de fato, a 4ª geração de Morel à frente da empresa! Temos muito orgulho dessa conquista e do que a nossa família construiu ao longo dos anos. É importante saber que cada geração aprendeu com a anterior, contribuindo com sua própria visão de mercado. Assim, se Jules Morel criou a empresa nas margens do Lago Les Rousses há mais de 140 anos, foi Marius Morel quem lançou a sua industrialização em Morez. O meu pai, Jacques, e os seus irmãos tiveram um papel importante no marketing da marca na França e no mundo. Jérôme, Francis e eu continuamos o legado, trabalhamos na marca Morel e na imagem do produto e controlamos a distribuição em todo o mundo.
Em que pilares se baseia esta trajetória de tantos anos de continuidade ininterrupta e sucesso no mundo da ótica?
– A empresa continua a reinventar o negócio dos óculos mantendo-se fiel aos seus valores de autenticidade, paixão, audácia, independência e compromisso. Hoje, a empresa esforça-se para transmitir a autenticidade da sua experiência enquanto desenvolve uma forte rede de distribuição internacional. O nosso objetivo é ser reconhecido como o fabricante de óculos francês favorito do mundo. Para conseguir isso, a filosofia da Morel sempre foi colocar o produto e o cliente no centro de sua estratégia. Por isso, as nossas criações são pensadas e feitas no nosso centro de design em Morbier, o que explica a nossa singularidade. Finalmente, a qualidade dos nossos serviços e, em particular, o serviço pós-venda são importantes para nós porque todos os nossos óculos são 100% reparáveis.
O que significa para a Morel e para a indústria da ótica francesa ser uma das principais empresas da região de Haut Jura?
– A bacia do Alto Jura viu o nascimento da indústria de óculos. É nesta região que se escreve história, se desenvolve know-how e se juntam todos os intervenientes no fabrico de óculos para criar um verdadeiro pólo de excelência. Fiel à sua região de origem desde 1880, Morel tem contribuído muito para preservar e divulgar o património e o saber-fazer desta região em todo o mundo.
Em 2022, a Maison Morel venceu o plano France Relance, ganhando o prêmio “Territórios da indústria de Jura”. Durante o evento, agradeceu ao ex-primeiro-ministro, Jean Castex, por sua fidelidade à marca, pois usa óculos Morel. O que eles comentaram?
– Na cerimónia expressamos o nosso apreço e orgulho por termos sido premiados pelo Governo da França. Estamos muito orgulhosos deste investimento na nossa sede em Morbier, para produzir armações de acetato. Obviamente, parabenizamos o primeiro-ministro do governo Macron (3 de julho de 2020 a 16 de maio de 2022) pela sua lealdade à marca Morel.
A Maison Morel está a investir no seu centro em Morbier em vários projetos que incluem mecanização, digitalização e responsabilidade ambiental, entre outros. Como é que esses projetos se materializam?
– Para acompanhar o crescimento da Morel, estamos a investir no nosso equipamento industrial em Morbier (Jura, França), uma região na qual operamos nos últimos 140 anos e perpétua a transmissão de um know-how excepcional, adquirindo controlos numéricos de 5 eixos para produzir armações de acetato internamente e gerar oportunidades de emprego. No capítulo da responsabilidade, a Morel é socialmente responsável e supera os desafios globais de nosso tempo com nossa iniciativa de RSE, “Morel Engagement”, premiada pela iniciativa Pacto Global das Nações Unidas.
Concentramos nosso compromisso em três áreas principais: produto, meio ambiente e sociedade. Por exemplo, equipamos 100% das nossas armações com lentes de demonstração recicladas e recicláveis. Reduzimos também as nossas emissões de CO2 e os estojos das nossas armações são biodegradáveis.
No que diz respeito ao ambiente, continuamos a implementar soluções sustentáveis para reduzir o nosso consumo de energia. Graças à colaboração de um apicultor local, foram instaladas 19 colmeias. O mel é colhido e engarrafado “in situ” e oferecido aos nossos clientes e parceiros. Em 2022, a Morel tornou-se parceira da “Plantons pour l’avenir”, que trabalha para o manejo sustentável das florestas. Essa aliança permitiu-nos participar em seis ações de reflorestamento locais, plantando mais de 7.500 árvores. Além disso, um novo projeto está a chegar para a próxima primavera: a instalação de persianas fotovoltaicas com pontos de carregamento elétrico na sede.
Do ponto de vista corporativo, proporciona um equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Para isso construímos um restaurante self-service com esplanada, um cantinho aconchegante para coffee breaks, matraquilhos para reuniões interdepartamentais, aulas de yoga e alguns eventos internos como café da manhã Morel, churrasco, festa de natal e outros.
O que representa a Morel no setor óptico internacional? Quais são seus principais mercados e o que representa o espanhol? Focando-nos precisamente em Espanha, como estão representadas as vossas marcas no capítulo da distribuição?
– A história da Morel começou em 1880 no coração do Parque Natural Haut-Jura, o berço dos óculos franceses. Nossa sede ainda está em Jura, mas tornámo-nos uma empresa global com 15 subsidiárias e 300 funcionários em todo o mundo. 75% das nossas vendas são feitas fora da França, graças a uma poderosa distribuição que nos permite operar em 90 países e mais de 20.000 localidades. Europa e América do Norte são nossos maiores mercados. A Morel Spain é uma das nossas subsidiárias desde 2018. Stefania Maso é a Country Manager da empresa. O mercado espanhol representa uma oportunidade de crescimento no sul da Europa, onde já há algum tempo o observamos com interesse crescente.
– Quais são as expectativas e previsões de Morel para este 2023?
– A nossa ambição é sermos reconhecidos mundialmente como a principal marca francesa independente de óculos. Ousadia e responsabilidade são as palavras-chave para 2023. Estamos a trabalhar em muitos projetos: novos lançamentos, novas coleções e até uma nova colaboração. Desde o ano passado, também remasterizamos a nossa comunicação com um novo logotipo, celebrando a nossa história, juntamente com uma campanha publicitária atraente: “OLHANDO PARA O FUTURO DESDE 1880”. Por último, mas não menos importante, vamos integrar três novas filiais para expandir a família Morel.
Que marcas compõem o seu portfólio e que qualidades adornam cada uma delas em termos de design, materiais, fabricação e colaborações especiais como a recente com o famoso arquiteto Jules Nouvel?
– A Morel continua a crescer e a melhor a cada ano, e somos muito gratos a cada um dos nossos clientes por desenvolver a nossa marca dia após dia. As nossas armações mais inovadoras são desenhadas sem abrir mão do conforto, graças à nossa tecnologia Lightec, presente em todas as nossas principais coleções. As versões atuais dos nossos modelos Lightec patenteados usam uma dobradiça flexível sem parafuso. Além disso, Morel coloca o seu know-how no design de óculos de sol, resultando em modelos icónicos. A coleção solar é composta por lindos e sofisticados óculos que garantem conforto e proteção, tanto para homens quanto para mulheres. Esta coleção assertiva e atual oferece cores exclusivas, formas ultraelegantes e lentes de alta qualidade reconhecíveis pelo seu revestimento interno anti-reflexo azul e as suas lentes polarizadas.
Marius Morel Collection Originale inclui produtos icónicos do nosso know-how e relança modelos vintage, réplicas exatas dos anos 50: formatos borboleta, cat-eye, pedras preciosas ou armações combinadas, modelos com história que permitem viajar no tempo. A associação exclusiva de Morel par Jean Nouvel reúne duas indústrias diferentes: arquitetura e óculos. Após dois anos de sucesso, a terceira edição segue alinhada com o objetivo inicial: combinar linhas arquitetônicas, materiais nobres e 140 anos de experiência em óculos.
Nas suas coleções de óculos, aposta mais no sol ou na vista? Que papel cada um deles desempenha no seu portfólio?
– A maioria das nossas coleções são armações de vista, mas também temos uma variedade de óculos de sol para homens e mulheres. A coleção de óculos de sol apresenta lentes de alta qualidade, polarizadas e anti-reflexo UV. Também temos óculos de sol graças à nossa colaboração com Morel by Jean Nouvel e Marius Morel Collection Originale.
– Que mensagem gostaria de passar aos seus clientes óticos-optometristas e que objetivos tem a Morel a curto e médio prazo?
– A indústria enfrenta atualmente duas mudanças importantes: a concentração do mercado com óticas escolhendo menos marcas para trabalhar e a crescente demanda por empresas genuínas e responsáveis. Na Morel, o serviço é uma prioridade máxima: desde o serviço pós-venda, ofertas digitais, treino, recomendações de merchandising sob demanda e passeios ao estúdio e à sede, estamos a oferecer cada vez mais aos nossos clientes parceiros. Do logotipo à nova campanha, a nossa estratégia e as ferramentas de comunicação valorizam a ancoragem histórica e o artesanato que desejamos transmitir. Todos os nossos serviços são ferramentas para apoiar nossos parceiros ópticos na narrativa da marca e na geração de receita. Do lado da responsabilidade, a Morel é socialmente responsável e supera os desafios globais do nosso tempo com a iniciativa de RSC, “MOREL Engagement”, premiada pela iniciativa Pacto Global das Nações Unidas.


