Resultados positivos da Marcolin nos primeiros nove meses: Aumento de receitas e margens
O Conselho de Administração da Marcolin, uma das empresas líderes mundiais no setor de óculos, liderado por Fabrizio Curci como CEO e Gerente Geral, aprovou as demonstrações económico-financeiras do Grupo a 30 de setembro de 2023. Os primeiros nove meses do ano foram marcados por uma operação estratégica para o grupo: a assinatura do contrato de licença perpétua com a The Estée Lauder Companies (“ELC”) para a TOM FORD Eyewear. Além disso, o Grupo fechou recentemente a aquisição da ic! berlin GmbH, um fabricante independente de óculos fundado em Berlim em 1996.
A trajetória de consolidação e crescimento dos resultados económicos do grupo continua de forma positiva: as margens são especialmente positivas, com o EBITDA ajustado a situar-se nos 64,6 milhões de euros, o que representa um aumento significativo de 28% face aos 50,5 milhões de euros registados no mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas consolidadas, que ascendem a 421,6 milhões de euros (um aumento de 3% ao câmbio atual face ao mesmo período do ano anterior), confirmam a estratégia de negócio adotada pelo Grupo nos últimos anos, apesar de um contexto global marcado por condições sócio-políticas e económicas complexas.
Em comparação com os primeiros nove meses de 2022, o desempenho da Marcolin num mercado de elevado potencial como a Ásia continuou a crescer (+86% a taxas de câmbio atuais e +91% a taxas de câmbio constantes). O desempenho da EMEA foi positivo (+4% a taxas de câmbio correntes e +5% a taxas de câmbio constantes). O desempenho nas Américas diminuiu ligeiramente nos primeiros nove meses de 2023 (-4% a taxas de câmbio atuais, -2% a taxas de câmbio constantes).
Por último, a Marcolin fecha os primeiros nove meses do ano com um lucro líquido de 13,5 milhões de euros (+11,7 milhões de euros face ao mesmo período de 2022). Uma estratégia económico-financeira que tem como principal objetivo o aumento da rentabilidade, continuada através de um processo de racionalização e consolidação da carteira de licenças, aposta na qualidade dos produtos e nas margens de venda, bem como num esforço constante para alcançar um crescimento sustentável através da avaliação atempada dos investimentos e a monitorização dos custos fixos contribuiu para alcançar esses importantes resultados.
Considerando apenas os resultados do terceiro trimestre de 2023, a Marcolin confirma a tendência positiva do EBITDA ajustada, que se situa em 13,3 milhões de euros (equivalente a 11,8% das vendas líquidas), que compara com 9,9 milhões de euros do mesmo período do ano anterior ( equivalente a 7,9% das vendas líquidas), mais do que compensando a habitual tendência sazonal das vendas líquidas e a sua queda de 10,4% (ao câmbio atual) face ao mesmo trimestre de 2022, principalmente no continente americano.