HomeÓculos de sol e armaçõesO setor óptico em Espanha recupera e supera o patamar de faturação de 2019

O setor óptico em Espanha recupera e supera o patamar de faturação de 2019

A FEDAO (Federação Espanhola de Associações do Setor Óptico), com o apoio da Correos Express, filial de encomendas expresso do grupo Correos, apresentou em conferência de imprensa virtual uma nova edição do Livro Branco sobre a Visão, o ambicioso projeto editorial que já se estabeleceu como a fonte de informação mais útil para conhecer os dados do setor óptico na Espanha.

Este relatório revela que 2022 consolida-se como o ano de recuperação do setor da ótica com uma faturação que atinge os 1.918 milhões de euros, mais 2,26% do que em 2019. Relativamente aos resultados obtidos em 2021, o valor representa mais 4,43% na faturação desta saúde setor de cuidados com a saúde visual dos cidadãos. Estes resultados são alcançados graças aos números alcançados em cada um dos seus segmentos: os produtos óticos (lentes oftálmicas, óculos graduados, lentes de contacto e produtos para a sua manutenção e óculos de sol) atingem um volume de negócios de 1.788,252 milhões de euros (+4,16%) e, por por sua vez, os serviços óticos atingiram 129,3 milhões de euros, mais 8,26% do que em 2021.

“Podemos ver como o trabalho de todo um setor que zela pela saúde dos cidadãos nos permitiu chegar até aqui e conseguir uma recuperação tão rápida: a COVID-19 mostrou-nos, quando só podíamos desfrutar de momentos de lazer dentro de casa, que cuidar de nossa visão era uma prioridade para ter uma vida plena. Isso traduz-se nos números que este livro nos mostra”, explica Inés Mateu, presidente da FEDAO.

Por sua vez, Elisenda Ibáñez, coordenadora do estudo, detalhou alguns dos aspectos que mais nos diferenciam dos países que nos cercam. “Em primeiro lugar, o número de óticas na Espanha. Contamos com 10.223 estabelecimentos óticos de saúde (mais 4,2% que em 2021) distribuídos por todo o território espanhol e 19.149 profissionais ótico-optometristas (mais 1,8% que em 2021). Tendo em conta que há 47,4 milhões de pessoas em Espanha e 83,7 na Alemanha, podemos ver como o rácio de habitantes por oftalmologista é muito mais baixo: de 4.640 em Espanha para 6.983 na Alemanha. Da mesma forma, o custo médio por habitante aqui é menor: de € 40,42 para € 105,82 na França, que lidera o ranking nesse quesito”. Da mesma forma, acrescenta: “Isso nos leva a uma situação em que cada ótica na Espanha fatura 187.572 euros, muito menos que os 325.973 na Itália ou os mais de 540.000 na França ou na Alemanha”, explicou Ibáñez.

Dados de vendas de produtos ópticos por segmento

São três segmentos de produtos que conseguiram crescer em 2022 acima dos resultados obtidos em 2019. São lentes oftálmicas, óculos graduados e lentes de contato. Apenas óculos de sol e produtos de manutenção estão abaixo dos níveis de dois anos atrás.

– Lentes oftálmicas: vendas de 948 milhões de euros. É o segmento que mais cresce em valor absoluto (42,83 milhões de euros e 4,7%) face a 2019 e 26,72 milhões e +2,9% face a 2021. Continuam a representar o maior peso das vendas (53,01€ em cada € 100, um pouco menos que o peso de 2021). As lentes progressivas apresentam uma curva ascendente, chegando em 22022 a representar 34,7% das lentes vendidas.
– Óculos graduados: vendas de 366,1 milhões de euros. Trata-se de um crescimento de 1,7% face a 2021, 6,3 milhões de euros. Face a 2019, o crescimento é de 2,4%, o que significa um acréscimo de 8,73 milhões de euros. Eles representam 20,47% do que é vendido em ótica. Se juntarmos lentes e armações, verificamos que representam 73,48€ por cada 100€ vendidos.
– Lentes de contacto: vendas de 271,6 milhões de euros, o maior crescimento percentual face a 2019. Fecharam 2022 com mais 6,1% do que em 2021 e mais 11,8% do que em 2019 (28,61 milhões de euros). Representam 15,19€ por cada 100€ vendidos na ótica.
– Produtos de manutenção de lentes de contacto: vendas de 26,1 milhões de euros. O seu crescimento face a 2021 é de 0,4% positivo (0,10 milhões de euros), embora analisados ​​em relação a 2019, ano pré-pandemia, podemos constatar como diminuíram 9,6% (2,77 milhões de euros). O segmento diminui devido à penetração de novas categorias de lentes de contato diárias. Eles representam 1,46% das vendas globais de uma ótica.
– Óculos de sol: vendas de 176,4 milhões de euros (é a que apresenta maior crescimento percentual, de 14,80% e 22,75 milhões de euros face a 2021). Face a 2019, não consegue superar a quebra derivada de todas as restrições associadas ao COVID-19 e à ausência de turismo: oferece um resultado de -17,7% e menos 37,85 milhões de euros do que em 2019. Representam 9,87% da ótica vendas, um ponto a mais que em 2021.

Se analisarmos estes resultados face a 2019, podemos verificar como as lentes de contacto e oftalmológicas aumentam a sua representatividade em quase dois pontos, enquanto os óculos graduados se mantêm (mais de 20%) e os produtos de manutenção de lentes de contacto e óculos de sol recuam (estes últimos, de 12,25 % para 9,87%).

Dados de vendas por segmento de serviços ópticos

As vendas globais de serviços óticos atingem 129,3 milhões de euros em 2022, mais 9,9 milhões do que em 2021, representando um aumento de 8,26%. Neste segmento, os níveis de 2019 são superados em 16,2 milhões de euros; ou seja, um crescimento de 14,3%.

– Os serviços profissionais (check-ups, terapias, etc.) fecharam o ano de 2022 com um valor de 11,6 milhões de euros (mais 4,80% do que em 2021). Eles representam 9% das vendas, perdendo 0,6% em relação a 2019.
– Os serviços de audiologia fecharam com um valor de 95,7 milhões de euros, um crescimento de 10,10% face a 2021. É o maior peso do segmento, atingindo 74% das vendas.
– Outros serviços (como atacadores, capas, ajustes, etc.) fecharam o ano com valores de 22 milhões de euros (+2,60 face a 2021). Representa 17% do peso das vendas de serviços, -1,9% face a 2019.
Evolução dos preços médios
Relativamente à evolução dos preços médios dos serviços e produtos óticos, a FEDAO destaca que:
– Lentes oftálmicas: mantém um crescimento constante em valor após o outono de 2020. Em 2022 aumenta para 61,65€ (+1,62%) por lente. 98,7% das vendidas são de material orgânico e 65,3% delas são monofocais. 82,9% possuem tratamento antirreflexo.
– Óculos de vista: o seu preço continua a aumentar, atingindo os 71,86€ (+3% face a 2021). As de acetato ou pasta são as mais vendidas (54,8% do total).
– Óculos Graduados: os óculos completos (duas lentes e respetiva armação) têm um preço médio de 197,35€, um aumento constante desde 2019 (+9,09€).
– Lentes de contato: um segmento que vem crescendo há mais de uma década. As esféricas são as mais vendidas (77,6%) e as lentes tóricas para astigmatismo- e as multifocais -para fadiga ocular- representam 14,7% e 7,3% nas vendas, mantendo seu crescimento. Por materiais, as lentes de silicone hidrogel representam 75,1% das lentes gelatinosas vendidas.
– Óculos de sol: em 2022, o preço médio de um óculos de sol é de 79,20€, muito acima dos 60,84€ em 2019 (+18,4%). Em relação a 2021, aumenta 4,4%. Analisando as unidades vendidas, vemos como se atingem 10% a mais do que em 2019, mas os níveis de 2019 não são recuperados.

Crescimento do e-commerce no setor ótico

Graças à colaboração da Correos Express, filial de encomendas expresso do Grupo Correos, esta nova edição do White Paper inclui dados sobre a venda de produtos óticos no mercado online. Nas palavras de Carlos Rodríguez, Key Account & Product Manager Healthcare da Correos Express: “estimamos que as vendas online no setor ótico ascendam a 70,2 milhões de euros em 2022, muito acima dos 66,4 milhões do ano anterior”.

Ópticos e óticos-optometristas profissionais em Espanha

Fechamos o ano de 2022 com 10.223 estabelecimentos de saúde ótica na Espanha, 4,2% a mais que em 2021. Em maior medida, eles estão concentrados na Andaluzia (1.937), Catalunha (1.477), Comunidade de Madri (1.408) e Comunidade Valenciana (1345). Relativamente ao número de profissionais: desde 2017 verifica-se, ano após ano, um maior número de profissionais de optometria, atingindo agora os 19.149. São a Comunidade de Madrid, Catalunha e Andaluzia onde se concentra o maior número. Analisando a sua evolução, vemos como é um crescimento no número de estabelecimentos de 4,2% face a 2021.

O estado de visão dos cidadãos em 2022

Salvador Alsina, presidente da Visión y Vida, apresentou um resumo dos dados que nos fazem ver como é o estado da visão dos cidadãos da Espanha:

● 70,6% dos cidadãos de Espanha necessitam de equipamento óptico para ver bem no seu dia-a-dia.
● A miopia continua a ser o problema visual que mais preocupa os profissionais: 55,3% dos jovens dos 18 aos 34 anos e 62,5% dos universitários dos 17 aos 27 anos são míopes.
● O problema é que 40% das pessoas com mais de 8 dioptrias correm o risco de perder a visão devido a doenças da retina.
● Ainda existe um grande desconhecimento sobre os cuidados com a visão: 59% das famílias não fazem o acompanhamento de seus filhos por não terem feito nenhuma reclamação.
● 16,4% dos motoristas acreditam que não vêm bem, mas continuam a conduzir. Quem tem boletim de ocorrência registado na seguradora nos últimos três anos tem visão pior.
● Em relação à proteção UV, sabemos que 85,8% da população usa óculos de sol, embora não em todas as circunstâncias. Apenas 39,4% dos menores e 60,1% dos idosos os utilizam.