HomeFeiras e eventosMIDO encerra edição de sucesso: 40 mil visitantes e mais de 1.200 expositores aproveitaram o melhor da indústria óptica durante três dias

MIDO encerra edição de sucesso: 40 mil visitantes e mais de 1.200 expositores aproveitaram o melhor da indústria óptica durante três dias

A feira internacional de óculos de Milão acolheu, de 3 a 5 de fevereiro, mais de 1.200 expositores nos 7 pavilhões da área de exposição e recebeu mais de 40.000 participantes durante os 3 dias de feira, um aumento de 11% em relação ao ano passado. O aumento foi distribuído igualmente entre participantes italianos e internacionais, vindos de 160 países, da Ásia aos Estados Unidos e de toda a Europa.

“Antes da abertura da feira esperávamos um aumento de visitantes em relação ao ano passado. Graças ao esforço de todos e à confiança que o setor deposita em nós todos os anos, atingimos o ambicioso objetivo que nos propusemos”, disse Giovanni Vitaloni., Presidente da MIDO. “Em toda a área de exposição, testemunhamos vendas ativas e um grande interesse dos compradores que aqui estiveram graças, em parte, à nossa parceria com a ITA-Agência de Comércio Italiana, onde Made in Italy é sinónimo de qualidade, excelência e transparência. A presença de toda a cadeia de fornecimento garantiu a vitalidade e a diversidade da oferta e da procura, validando a MIDO como a única feira do setor com esta característica”, acrescentou Vitaloni.

A visibilidade nos meios de comunicação tradicionais (imprensa, rádio, televisão), redes sociais e plataformas digitais, em Itália e em todo o mundo, é também uma medida do sucesso do espetáculo de óculos. Este ano, cerca de 400 jornalistas credenciados participaram da mostra e publicaram mais de 150 artigos, somente durante os 3 dias da MIDO, na media italiana, francesa, alemã, argentina, britânica, americana, indiana e holandesa, para citar apenas alguns.

Igualmente importante foi a atividade online dos numerosos utilizadores que interagiram em tempo real com o programa. As redes sociais alcançaram 50% mais pessoas que no ano passado e o conteúdo do evento gerou mais de 2 milhões de impressões. As interações ultrapassaram as 250 mil e mais 25% de utilizadores descarregaram a App, o que representou um aumento considerável na taxa de utilização, também graças à nova ferramenta para expositores que lhes permitiu registar visitantes nos seus stands.

A Edição Digital do MIDO 2024, com cerca de 12 mil assinantes, registou um aumento de visitas à página, passando de 650 em 2023 para 845 este ano, o que evidencia até que ponto os expositores consideram cada vez mais vantajoso combinar a participação presencial com a atividade virtual.

No meio dos corredores e stands da MIDO, fechar acordos e estabelecer contactos são a mais-valia essencial, o motor que todos os anos leva muitas empresas de todo o mundo a participar na feira de Milão.

Mas a MIDO também é cultura, troca de pontos de vista sobre o futuro da indústria e interação entre soluções práticas e potenciais. Daí o valor das conferências realizadas no espaço OTTICLUB. Neste palco sempre lotado, os debates de 2024 com convidados de destaque como Diego Dalla Palma, Ico Migliore e Ernst Knam giraram em torno de beleza, design e paixão. Entrevistados por Francesco Morace para a série de encontros MIDday Talks, os convidados refletiram sobre o novo modelo de beleza, menos estereotipado, atualmente na vanguarda do mundo da estética, a leveza sustentável estruturada no design e a inteligência artesanal, um necessário regresso às raízes. As MIDday Talks continuarão ao longo de 2024.

A sustentabilidade também teve destaque com a apresentação do programa CSE: Certified Sustainable Eyewear – certificação voluntária internacional de sustentabilidade de produtos – registada e promovida pela ANFAO. O tempo também foi dedicado ao atual tema quente da inclusão com a conferência sobre linguagem inclusiva no Programa de Liderança “Empowering Optical Women”, durante a apresentação dos resultados obtidos após um ano decorrido desde o início do programa que apoia mulheres na liderança posições na indústria de óculos, organizado pela ANFAO, patrocinado pela Fondazione Marisa Bellisario e apoiado pela Ente Bilaterale Occhialeria. “Sustentabilidade e inclusão são dois temas muito caros à ANFAO e deixámos isso claro este ano com a apresentação de dois projetos chave que destacam os esforços reais e visíveis que a Associação faz diariamente no setor ocular para melhorá-lo e torná-lo ainda melhor, mais competitivo”, declarou a presidente da ANFAO, Lorraine Berton.

Os aspectos médico-científicos dos óculos foram abordados em 3 mesas redondas focadas em miopia e presbiopia. Durante o encontro, foi proposto um importante acordo conjunto sobre o tema intitulado “Presbiopia e prescrição de lentes multifocais: o caminho ideal do paciente do oftalmologista ao centro óptico e vice-versa”, promovido pelo ANFAO Lens Group, Federottica e Fabiano Gruppo Editorial. Pela primeira vez foi apresentado um programa de desenvolvimento ao abrigo do qual o oftalmologista pode fornecer ao oftalmologista – através de uma nova prescrição baseada no mais alto nível de informação disponível na área médica sobre as soluções actualmente disponíveis – e que o oftalmologista, quando surgem situações específicas que requerem intervenção médica pode, com o consentimento do paciente, transmitir ao oftalmologista, que pode então examinar as condições com base em informações básicas significativas.

Prémios

E, por fim, os MIDO AWARDS, principal destaque do segundo dia que homenageou centros ópticos, expositores e profissionais do setor que se comprometem todos os dias, em diversas áreas, com o aprimoramento de si e da sua profissão, em benefício de toda a cadeia de fornecimento.

O Prémio MIDO BeStore foi atribuído a dois centros ópticos que se destacaram pelo seu Design e Inovação: LENETA – Concept Store Optique (Bulle, Suíça), de Anaïs Murith, pela combinação inteligente de beleza, charme retro, estética contemporânea e vendas responsáveis; e Ótica Maxivisão (Vila Nova de Poiares, Portugal), de Vitor Martins, tanto pelo seu forte compromisso social – através de diversas missões de solidariedade em cinco países – como pela aposta na proteção ambiental.

O prémio Stand Up For Green para o stand mais sustentável foi atribuído à CSO (Costruzione Strumenti Oftalmici), empresa italiana cujo stand foi concebido respeitando a utilização circular de materiais e elementos como plantas, paredes LED e vigas americanas, o que evidencia o compromisso da empresa com a adoção de soluções ecológicas.

Por outro lado, os seis vencedores do Prémio CSE – Certified Sustainable Eyewear -, criado pela MIDO em colaboração com a ANFAO e a Certottica, para avaliar a sustentabilidade na indústria global de óculos foram:

  • O prémioRest of the World Cases” foi atribuído à Exploris Asia Limited (China) pelo AQUA, um case 100% monomaterial feito de couro vegano à base de uva, bem como pelo rPET, que garante o circuito de reciclagem mais eficiente e um economias significativas em caso de reciclagem repetida.
  • O prémio “Cases Europe” foi atribuído à LLEXAN ITALIA (Itália) pela BABE 24, uma mala 100% reciclada, feita com três materiais diferentes: couro vegano à base de uva, PS reciclado no interior e “Riessere Unici”, um acetato reciclado patenteado pela Llexan Itália.
  • O prémio “Molduras Resto do Mundo” foi atribuído à Natura (Macau), da NEWAY MACAO, uma moldura que impressionou o júri pela utilização de acetato para óculos sustentáveis, feitos com materiais orgânicos totalmente biodegradáveis.
  • TOMMY HILFIGER by Safilo (Itália) ganhou o prémio “Europe Frames”, com armação confeccionada em acetato Renew e lentes demo recicladas. Mais de 95% dos resíduos de acetato são reciclados.
  • O prémio “Óculos de Sol Resto do Mundo” foi atribuído à LONGCHAMP by Marchon (Estados Unidos), pelos seus óculos de sol de base biológica que contêm matérias-primas extraídas de plantas, a começar pelo óleo de rícino.
  • O prémio “Óculos de Sol da Europa” foi atribuído à ROLF (Áustria) pelos seus óculos de sol 100% orgânicos e de base vegetal, com armação impressa em 3D, feitos de pó de mamona e fios coloridos feitos de materiais de origem biológica.

Principais tendências na MIDO 2024: sustentabilidade e inteligência artesanal

A sustentabilidade ambiental é hoje uma necessidade e uma lente através da qual se vêem e interpretam as últimas tendências: “O desafio mais premente hoje é criar acessórios intemporais, feitos com materiais ecológicos ou de origem natural certificada e, acima de tudo, capazes de perdurar no tempo, “, explicou a jornalista Alessandra Albarello, que revelou as próximas tendências do setor.

Outro tema central é a inteligência artesanal, o trabalho manual apoiado em tecnologia de ponta: materiais naturais aprimorados por meio de processos que transformam a superfície com efeitos acetinados ou ásperos, como gelo ou vidro, que produzem acabamentos táteis e sensoriais.

A alquimia e a experimentação cruzam-se com períodos históricos num regresso aos clássicos, à solidez e autenticidade das matérias-primas. Os óculos adquirem uma energia talismânica, acessórios para preservar e transmitir.

Os formatos são finos mas largos, ou arrojados e compactos, mas feitos para serem leves, confortáveis ​​e resistentes, utilizando técnicas especiais e materiais inovadores, sem abrir mão da funcionalidade, para óculos que expressam visualmente a confluência da tradição artesanal e da tecnologia.

Voltam cores consagradas e versáteis, ou tons neutros com os meios-tons de cinza e verde acinzentado, enquanto cores inspiradas na natureza contrastam com cores saturadas, vivas, “espirituais” e quentes, junto com alquimias de acabamentos foscos e inesperados que criam nuances únicas. A luz torna-se um elemento construtivo básico das armações através de materiais transparentes ou translúcidos que criam facetas e prismas pop.

As formas e espessuras são grandes, quase esculturais, e convivem com uma tendência osmótica à desmaterialização, fluidez, transformação e transmigração cromática.

A identidade e a personalização também são fundamentais e se expressam por meio do logotipo, que se torna um emblema para contar a história de uma marca, e dos acessórios, principalmente correntes e pingentes, que se transformam em jóias e colares.

As inspirações são tudo menos triviais e revelam uma investigação cultural cuidadosa que vai da arte ao design, da arquitetura à moda e à joalharia, do cinema ao desporto, com alusões poéticas e românticas. As tendências em óculos concentram-se na substância e no valor inerente do produto, para um novo conceito de luxo.

O próximo encontro com MIDO será de 8 a 10 de fevereiro de 2025 em Fieramilano Rho.

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