MIDO 2025: Inovação, sustentabilidade e inclusão. Feira aumenta número de visitantes em 9%
A Feira Internacional de Óptica de Milão realizou uma nova edição no passado fim de semana, de 8 a 10 de fevereiro. A MIDO 2025 confirmou mais uma vez a sua posição como uma das principais feiras comerciais do setor, recebendo mais de 42.000 visitantes de 168 países de todo o mundo, representando um aumento de 9% na participação em comparação com a edição de 2024. Este crescimento foi substancial em toda a Europa (+9%), especialmente na Alemanha (+32%), bem como na Austrália (+44%), América do Sul (+20%), África (+10%) e Médio Oriente (+9%). Austrália (+44%), América do Sul (+20%), África (+10%) e Médio Oriente (+9%). Entretanto, a participação da América do Norte manteve-se estável. Além disso, recebeu 1.200 expositores em 8 áreas de exposição distribuídas por 7 pavilhões do Recinto de Feiras Milano Rho.
Estes números confirmam mais uma vez que o salão de Milão é um verdadeiro caldeirão internacional, um centro nevrálgico onde a indústria global de óculos pode fazer negócios, fechar vendas, estabelecer novas relações e descobrir as últimas tendências.
Para além dos visitantes, a MIDO 2025 contou com a presença de mais de 16.000 expositores ao longo dos três dias, desde os colaboradores do stand aos colaboradores da empresa, agentes e distribuidores. Estes números reforçam ainda mais o poder do evento para atrair visitantes, que este ano, talvez mais do que nunca, confirma a sua posição de líder indiscutível.
A MIDO é também um evento imperdível para as empresas italianas, que aguardam com expectativa esta exposição internacional para destacar a excelência do Made in Italy. Confirmando a importância do evento, o Ministro da Empresa e do Made in Italy, Adolfo Urso, esteve presente na cerimónia de abertura da feira, juntamente com o Presidente da Região da Lombardia, Attilio Fontana, o Diretor Geral da Agência ICE, Lorenzo Galanti, a Conselheira do Município de Milão, Alessia Cappello, e a Presidente da MIDO e da ANFAO, Lorraine Berton.
“A MIDO é um evento essencial para o nosso setor, o único onde toda a cadeia de fornecimento de óculos está representada. Só aqui, na Fieramilano, podemos receber tantos expositores e visitantes de todo o mundo. Por esse motivo, a MIDO representa um palco essencial também, e acima de tudo, para os óculos Made in Italy: um setor resiliente, capaz de aceitar e enfrentar sempre novos desafios. Também à luz da evolução dos mercados estrangeiros, a principal bacia para os nossos óculos, o nosso setor deve adaptar-se às novas dinâmicas do consumidor, reforçando a comunicação sobre os benefícios a longo prazo ligados à qualidade, inovação e sustentabilidade dos produtos italianos, que nos orgulhamos de defender”, comentou a presidente Lorraine Berton.
Por sua vez, Adolfo Urso, Ministro da Empresa e do Made in Italy, afirmou: “Os italianos foram os primeiros, com a sua excelência, a transformar os óculos de um instrumento de saúde num artigo de moda, num produto com o mais elevado conteúdo tecnológico, com as elevadas funções de um telemóvel, um PC e um relógio. Uma extraordinária revolução tecnológica que permitirá às empresas italianas que devem avançar por este caminho estarem novamente na vanguarda do mundo, marcando assim a excelência do Made in Italy.”
MIDO 2025: uma edição de grande alcance

O MIDO 2025 foi divulgado em todo o mundo, em jornais, televisão, rádio e redes sociais. Estiveram presentes mais de 500 jornalistas acreditados (+25% vs. 2024), para além de mais de 300.000 interações de utilizadores (+20% vs. 2024) nos principais canais do evento. Especificamente, o conteúdo gerado pelo MIDO recebeu mais de 3 milhões de visualizações (+50% em relação ao ano passado). O número de seguidores em cada perfil social também aumentou, com o Instagram a atingir +12%, destacando a forte ligação entre a maior feira internacional de óculos e a sua comunidade digital. Quase 35.000 utilizadores visitaram o site, enquanto o mapa interativo da aplicação foi o recurso mais utilizado pelos participantes, seguido pela função de pesquisa de expositores.
Como em todas as edições, convidados famosos transformaram o palco do MIDO num verdadeiro evento social. Entre eles, Pier Francesco Favino, Alessandro Del Piero, Domenico Dolce, Alessandro Costacurta, Luis Figo e muitos mais.
As últimas novidades do setor apresentadas na MIDO 2025
Sem investigação não há inovação e sem inovação não há futuro. Ao longo destes três dias de feira, caminhando entre os 1.200 stands da exposição, vimos inovações, tendências emergentes e criatividade de vanguarda.
A MIDO mostra os resultados das melhores tecnologias, inteligência artificial e os últimos estudos aplicados a um item versátil e quotidiano: os óculos. É dada especial atenção ao bem-estar visual, com soluções de vanguarda que combinam inovação, conforto e design. Mas o bem-estar vai além da visão: um exemplo perfeito é o Nuance Audio, óculos que integram um dispositivo acústico invisível para uma perda auditiva ligeira a moderada, demonstrando como os óculos podem evoluir para melhorar a qualidade de vida em todos os sentidos.
Entre as novidades mais impactantes lançadas nesta edição estão as coleções que unem tecnologia e funcionalidade. Um exemplo é o novíssimo iSee, os primeiros óculos de tecnologia de apoio para mobilidade que permitem aos utilizadores invisuais monitorizar o ambiente que os rodeia a uma distância de até quatro metros, aumentando a sua independência e garantindo uma maior segurança nos seus movimentos. O dispositivo está patenteado como uma invenção industrial e é inteiramente fabricado em Itália. E também lentes patenteadas de otimização de cor que, graças à tecnologia de IA, proporcionam um aumento de 3x nas cores, criando uma experiência visual que vai além das perspetivas tradicionais.

A tecnologia é também crucial na criação de novos materiais, como os que têm memória, que garantem uma flexibilidade e durabilidade incríveis e abrem portas a novas possibilidades de design, combinando praticidade e estilo de formas sem precedentes.
Outra tendência observada nos stands da MIDO é o surgimento de coleções que, como a Eastman Acetate, adotam uma abordagem sustentável com a utilização de materiais reciclados que reduzem significativamente o impacto ambiental sem sacrificar o design, o conforto ou a funcionalidade. Esta fusão de estética e responsabilidade ambiental é um grande passo em direção a um futuro mais verde.
A atenção aos olhos das crianças também é evidente, com coleções que aliam conforto, segurança e designs que não deixam nenhum detalhe ao acaso. Além disso, óculos dedicados inteiramente a quem pratica desporto, com modelos de altíssima performance e multidesportivos e soluções com patente pendente, graças às quais os oftalmologistas podem instalar lentes oftálmicas standard com curva de base 4, até mesmo multifocais com qualquer índice de correção.
Sem esquecer as inovações em máquinas e ferramentas, como as concebidas para a óptica. Entre as máquinas mais inovadoras vistas na MIDO, uma máquina revolucionária para a produção de lentes em loja. Pequena, rápida e incrivelmente intuitiva, esta tecnologia permite uma produção imediata e personalizada, sem necessidade de conhecimentos óticos específicos. Com novas funcionalidades de rastreabilidade e uma interface amigável, redefine o conceito de praticidade e rapidez no setor.
A MIDO 2025 mantém a sua reputação não só como uma oportunidade para descobrir as últimas inovações, mas também como um evento que está um passo à frente das tendências e narra o futuro dos óculos através da tecnologia, sustentabilidade e design.
“Este ano, tudo foi sobre negócios, networking e novas ideias. A energia foi palpável ao longo dos três dias – houve um verdadeiro burburinho entre expositores, compradores, oculistas e todos os profissionais do setor que participaram. da MIDO e da ANFAO (Associação Italiana de Fabricantes Ópticos), um dia após o encerramento do evento.
Consumidores e mercados de futuro
Para além dos óculos, lentes, acessórios, máquinas e matérias-primas, a MIDO aposta também na cultura e na informação para expositores e visitantes. Um debate importante, por exemplo, gira em torno das mudanças nos hábitos de consumo e dos mercados do futuro. De facto, a sessão de hoje centrou-se nos consumidores e mercados do futuro e nas tendências de consumo que terão impacto em 2026, definido como o “ano da transição”.
Entre as tendências emergentes, existem quatro perfis de consumidores que certamente irão moldar o mercado dos óculos e muito mais. Os imparcialistas, na sua busca pela transparência e autenticidade, querem uma relação honesta com as marcas. Individualistas, inconformistas independentes, desafiam a ordem estabelecida e procuram produtos que possam transmitir a sua individualidade. Os brilhantes, inclinados para a simplicidade e o bem-estar, preferem experiências de compras serenas e gratificantes. Os sinergistas, defensores da interação harmoniosa entre os humanos e a tecnologia, adotam soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida.
Espera-se que quatro perceções principais influenciem as decisões de compra. A ferida moral, um conflito interno entre valores e custo de vida, reflecte a crescente luta dos consumidores para conciliar a ética e a acessibilidade. O optimismo racional, como contra-medida ao pessimismo global, promove uma visão mais positiva do futuro. Saudade da estabilidade do passado, alimentada pelo desejo de recuperar a sensação perdida de segurança e as certezas de um passado mais estável. Esperança brilhante, pequenos momentos de alegria que servem como santuários emocionais de conforto em tempos de incerteza.
Os participantes tiveram também uma visão exclusiva das tendências de consumo nos principais mercados de óculos (Itália, França, Alemanha e Estados Unidos), fornecendo insights cruciais para compreender as necessidades do mercado global e planear estratégias de sucesso.
Na definição de cenários de consumo, o preço desempenha um papel fundamental. Os consumidores sentem uma forte necessidade de fuga, que, no entanto, deve ser gerida com necessidades diárias.
As tendências da moda, menos influentes do que no passado, estão a revelar tendências-chave que delineiam um perfil de consumidor mais cauteloso e consciente, no qual a relação qualidade-preço ganha grande importância.
No setor dos óculos, as pessoas estão a comprar com mais frequência e a possuir cada vez mais óculos. Os principais fatores de escolha são a qualidade dos materiais, a estética e o design, enquanto o preço, embora relevante, não é o principal determinante. A jornada de informação do consumidor é cada vez mais digital: os testemunhos e os influenciadores têm um papel decisivo na escolha dos óculos, mas a loja física continua a ser o canal preferencial de compra. À escala internacional, o mercado americano parece mais dinâmico, mas em Itália gasta-se mais na compra de óculos, com grande atenção ao valor do “Made in” e da marca.
Estas análises — que surgiram em particular de dois estudos de alto nível apresentados no The Vision Stage por especialistas da indústria dos óculos: “Future Consumer 2026: four consumer profiles sure to shape 2026”, por Tamara Cloé Leguía, consultora sénior de clientes e tendências na EMEA na WGSN e “Optical Monitor – Itália, França, Alemanha e Estados Unidos: comparação de mercados óticos”, com Daniele Novello (gestora de análise estratégica e insights na NIQ GfK Italia) — proporcionaram uma perspetiva clara sobre o futuro da indústria dos óculos, fornecendo às empresas ferramentas valiosas para compreender e responder às exigências emergentes do mercado e construir ligações autênticas e duradouras com os consumidores.
Sustentabilidade em óculos: do ambiente à inclusão
A sustentabilidade ambiental e social, com foco na inclusão, tem sido um tema central para a MIDO desde há muito tempo.

Ao longo dos três dias, a feira destacou o compromisso da indústria dos óculos com uma transformação que já está em curso, abordando questões importantes como a economia circular, as alterações climáticas e as desigualdades sociais. O foco estava em como superar estes desafios dentro da cadeia de abastecimento, desde os processos de produção até ao produto final e ao ambiente de trabalho.
Um dos aspetos mais significativos que veio ao de cima é o papel da qualidade como elemento essencial da sustentabilidade. Um produto sustentável deve ser durável e cumprir normas rigorosas e cada vez mais precisas definidas pelas regulamentações europeias. As empresas estão a ser solicitadas a integrar modelos de produção menos impactantes, adotando políticas responsáveis, capazes não só de reduzir o impacto ambiental, mas também de oferecer vantagens competitivas, melhorar a eficiência da empresa, atrair talento e fidelizar clientes. Anna Zandanel, consultora de design de sustentabilidade e inovação, falou hoje sobre estes e muitos outros temas de interesse, destacando o papel fundamental das empresas na contenção das alterações climáticas e na adoção de políticas de produção mais responsáveis.
Para além da sustentabilidade ambiental, foi destacada a importância de uma abordagem inclusiva que melhore o bem-estar individual e promova uma cultura empresarial que respeite as diferenças. “Cada vez mais empresas estão a perceber que a linguagem inclusiva não é apenas uma escolha ética, mas também uma ferramenta valiosa para construir uma cultura empresarial forte e favorável ao talento”, afirmou Sabrina Paulon, vice-presidente da ANFAO. O uso de palavras pode ajudar ou dificultar o diálogo através de “palavras-ponte”, que facilitam a comunicação, e de “palavras assassinas”, que podem, mesmo inadvertidamente, ser exclusivas ou reforçar estereótipos.
Vencedores MIDO AWARDS
Por último, mas não menos importante, o MIDO AWARDS, que homenageia jovens designers, retalhistas de ótica, expositores e profissionais da indústria que se esforçam todos os dias para se melhorarem a si próprios e à sua profissão em benefício da cadeia de abastecimento. Todos os vencedores podem ser encontrados no site oficial do MIDO.
A 10ª edição do Prémio Melhor Loja, que reconhece os melhores centros óticos do mundo, foi um triunfo para a Zien & Horen Frits van den Bosch by Thomas Van Den Bosch (Wommelgem, Bélgica) na categoria de Design pela criatividade da sua decoração de interiores, pela experiência única de loja em loja e por muitos serviços focados no cliente (um café, espaços concebidos para crianças e os seus serviços de oftalmologia e audiologia). Ottica Padrin, de Fabrizio Padrin (Vicenza, Itália), foi premiada na categoria Inovação pela aplicação de tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, o atendimento personalizado através de espaços inclusivos e personalizados e um firme compromisso com a sustentabilidade social e ambiental.
Os seis vencedores do Prémio Certified Sustainable Eyewear (CSE) 2025, um reconhecimento que valoriza a sustentabilidade na indústria internacional de óculos, são os seguintes:
- Casos de Prémio CSE, Resto do Mundo: Nike (Marchon, Itália) pelo seu empenho em gerar resultados positivos para as partes interessadas e os seus programas de sustentabilidade social
- CSE Awards, Europa: Mokki Click (Mokki, Noruega) pelo seu exemplo na aplicação dos princípios da circularidade e pela utilização de materiais 100% reciclados
- Prémio CSE Frames, Resto do Mundo: Hibang (Duolog Design, Taiwan) pela utilização de um material reciclado único e do seu inovador sistema de desmontagem de componentes
- Prémio CSE Frames, Europa: Rolf (Rolf.produktions, Áustria) pelo seu processo de produção inovador baseado na impressão 3D com um material biogénico e na extrema simplicidade de desmontagem da estrutura
- Prémio CSE Sunglasses, Resto do Mundo: Karl Lagerfeld (Marchon, Itália) pela investigação sobre materiais sustentáveis no fabrico de produtos, combinados com design funcional
- Prémio CSE Sunglasses, Europa: Boss (Safilo, Itália) pela utilização de materiais reciclados em todos os componentes dos óculos e pelas suas inúmeras atividades de responsabilidade social.
O stand mais sustentável da MIDO 2025 também foi selecionado: este ano, o prémio Stand Up For Green foi para a Silhouette International (Áustria) por combinar habilmente design e sustentabilidade, priorizando a utilização eficiente dos recursos e reduzindo o desperdício. Foi dada ênfase à obtenção de diversas certificações de sustentabilidade. Além disso, foi dada uma menção especial à CSO Costruzione Strumenti Oftalmici, vencedora do prémio Stand Up For Green 2024, pelos seus contínuos compromissos sociais e ambientais e pelas suas atividades em benefício das comunidades locais.
Entre as novidades desta edição, está o anúncio do vencedor do Prémio Sergio Cereda de Design, que reconhece os talentos emergentes no design de óculos. O vencedor foi Tea Rocco (LABA, Itália), cujo trabalho incorpora a essência daquilo que Sergio Cereda sempre defendeu: a inovação ousada baseada na elegância intemporal. A Tea Rocco tem a honra de receber o prémio inaugural e um cheque de 10.000 dólares para ajudar a financiar o seu crescimento profissional. Em 2026, o Prémio Sergio Cereda de Design tornar-se-á internacional, com prémios de 10.000, 5.000 e 2.500 dólares para os três vencedores, a serem anunciados durante o MIDO 2026.
Como todos os anos, a equipa da Lookvision Magazine esteve presente na feira de Milão para vos oferecer, in loco, o evento através do nosso site e redes sociais, bem como em futuras edições, todas as novidades apresentadas pelas marcas, bem como algumas entrevistas que tivemos o prazer de realizar durante o evento.
A próxima edição do MIDO terá lugar de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026 na Fieramilano Rho.

