HomeGruposEssilorLuxottica anuncia resultados do terceiro trimestre: Receita mantém sólido crescimento de 4%

EssilorLuxottica anuncia resultados do terceiro trimestre: Receita mantém sólido crescimento de 4%

A EssilorLuxottica anunciou que as receitas consolidadas do terceiro trimestre de 2024 atingiram os 6.437 milhões de euros, representando um aumento homólogo de 4,0% a taxas de câmbio constantes1 face ao terceiro trimestre de 2023 (+2,3% a taxas de câmbio atuais).

Francesco Milleri, Presidente e CEO, e Paul du Saillant, Vice-CEO da EssilorLuxottica comentaram: “No terceiro trimestre, mantivemos um forte impulso, com todas as regiões e negócios a contribuírem para um crescimento consistente, impulsionado pelo nosso compromisso com a inovação e a excelência. Consolidámos o nosso posicionamento no espaço da tecnologia médica, enquanto nos preparamos para a aceleração do negócio num futuro próximo, com a nossa oferta de gestão da miopia e a implementação de óculos inteligentes, o lançamento da Nuance Audio, da Heidelberg Engineering e das adições da Supreme ao portefólio do Grupo. como uma das 50 maiores empresas da lista “Change the World” da Fortune. Ao entrarmos no quarto trimestre com confiança, continuamos no caminho certo com os nossos objetivos de longo prazo e continuamos a impulsionar uma transformação significativa para os próximos anos.”

Aspectos destacados

O terceiro trimestre do ano registou um bom crescimento das vendas, com uma tendência positiva em todas as regiões e canais. O negócio tradicional de óculos registou bons progressos, geralmente próximos do objectivo do Grupo, com a EMEA e a maioria dos mercados emergentes a liderarem o caminho. As inovações deram um contributo adicional significativo, com um rápido crescimento para a Stellest e a Ray-Ban Meta. E com o próximo lançamento do Nuance Audio, outra inovação revolucionária está no horizonte.

Soluções profissionais

O volume de negócios das Soluções Profissionais ascendeu a 3.017 milhões de euros, mais 3,4% que no terceiro trimestre de 2023 (+1,3% ao câmbio atual). A América do Norte e a América Latina seguiram uma trajetória muito semelhante aos trimestres anteriores. Noutras regiões, a região EMEA abrandou ligeiramente em relação ao primeiro semestre e os resultados na Ásia-Pacífico foram afectados pelo enfraquecimento das condições macroeconómicas na Grande China. A inovação continuou a ser o motor do crescimento na categoria de objectivas, com destaque para a Varilux XR, Transitions Gen S e Stellest. Os wearables Ray-Ban Meta continuaram a ter um bom desempenho.

Vendas diretas ao consumidor

O segmento das Vendas Diretas ao Consumo registou um volume de negócios de 3.420 milhões de euros, mais 4,6% do que no terceiro trimestre de 2023 (+3,2% à taxa de câmbio atual. Todas as regiões contribuíram para o crescimento no trimestre, e o Grupo evoluiu em linha). A América do Norte confirmou a tendência positiva em ótica, enquanto o sol permaneceu negativo no trimestre, mas tornou-se positivo em setembro. A região EMEA cresceu a um ritmo de um dígito, com um bom progresso nas marcas ópticas e uma recuperação do crescimento no negócio solar. A América Latina acelerou graças ao negócio solar, enquanto a Ásia-Pacífico manteve o ritmo ligeiramente positivo do primeiro semestre. O comércio eletrónico cresceu ao mesmo ritmo do conjunto do Grupo, sendo a EMEA a região com melhores resultados.

Receita do terceiro trimestre por região

América do Norte

A América do Norte registou receitas de 2.854 milhões de euros, mais 1,6% que no terceiro trimestre de 2023 (+0,5% à taxa de câmbio atual), em linha com a trajetória do primeiro semestre. Na Professional Solutions, o negócio dos óculos foi apoiado pelo sólido crescimento das armações graduadas, mas prejudicado pelo desempenho negativo da categoria de óculos de sol como reflexo do contexto macroeconómico geral incerto. Os wearables Ray-Ban Meta continuaram a entusiasmar e representaram um dos impulsionadores mais fortes do trimestre. Nas lentes, as tecnologias da próxima geração impulsionaram mais uma vez o crescimento nas suas respetivas famílias, com a Varilux XR e a Transitions Gen S a ganharem ainda mais impulso. A evolução das grandes contas e dos pontos de venda associados continuou a ser positiva, enquanto o canal independente não associado continuou a sofrer algumas pressões. No segmento direto ao consumidor, as marcas óticas avançaram a um ritmo semelhante ao do primeiro semestre, suportadas pela sólida procura dos clientes segurados, impulsionada por um novo aumento da capacidade de exame e conversão. Os resultados da Sunglass Hut mantiveram-se negativos, mas mostraram alguns sinais iniciais de melhoria no mês de setembro. As vendas no comércio eletrónico começaram a recuperar impulso impulsionadas pelo sucesso do Ray-Ban Meta no Ray-Ban.com.

EMEA

A EMEA registou receitas de 2.433 milhões de euros, mais 5,6% que no terceiro trimestre de 2023 (+5,0% às taxas de câmbio atuais), com uma ligeira desaceleração face ao primeiro semestre. impulsionado pelo crescimento na maioria dos principais países, com todas as categorias de produtos a aumentar. Mais uma vez, o negócio das lentes conseguiu tirar partido da inovação para impulsionar o seu crescimento. Varilux A marca Nikon registou também um excelente trimestre. Miu Miu, Oakley e Jimmy Choo foram as marcas de armações que mais contribuíram, e os wearables Ray-Ban Meta continuaram a atrair a atenção. A elevação da jornada do consumidor nas marcas ópticas progrediu com sucesso. A maior disponibilidade dos produtos EssilorLuxottica nas lojas continuou a ser bem recebida pelos consumidores e o programa de subscrição óptica ganhou um novo impulso. O negócio solar recuperou fortemente após a desaceleração climática no segundo trimestre.

Ásia-Pacífico

A Ásia-Pacífico reportou receitas de 794 milhões de euros, um aumento de 5,0% face ao terceiro trimestre de 2023 (+4,5% às taxas de câmbio atuais), abrandando face aos dois trimestres anteriores, refletindo também a difícil comparação com os +11,7% do mesmo trimestre do ano anterior. Apesar do enfraquecimento das condições macroeconómicas em todo o país, a Grande China fechou ligeiramente positiva em termos de receitas, com um resultado positivo em Mailand China a mais do que compensar o negativo em Hong Kong. Nas Soluções Profissionais, a China teve um resultado positivo baixo de um dígito, apoiado pelo desempenho ainda dinâmico da Stellest, que cresceu mais de 40% ano após ano em receitas no trimestre e se aproximou da marca dos 2 milhões de pares vendidos até ao momento. até ao momento este ano, mais do que compensando a queda das vendas da Bolon devido ao fraco sell-out da marca. Todos os outros mercados-chave mantiveram uma forte trajetória de crescimento, com o Japão e a Índia a registarem aumentos de um dígito. No segmento direto ao consumidor, tanto o canal ótico como o canal solar registaram um ligeiro aumento de vendas em lojas comparáveis2, enquanto a China, enquanto país, registou resultados negativos em ambos, devido às condições de mercado. Na óptica, o OPSM cresceu um dígito médio na Austrália/Nova Zelândia. O negócio da Sun foi ligeiramente positivo, apoiado pelo bom desempenho das lojas Oakley.

América Latina

A América Latina registou receitas de 356 milhões de euros, mais 10,8% que no terceiro trimestre de 2023 (-5,6% às taxas de câmbio atuais), com uma contribuição equivalente dos dois segmentos e um apoio adicional do efeito da inflação de preços na Argentina. Professional Solutions, o Brasil recuperou favoravelmente, com as armações impulsionadas pelas marcas de luxo e Varilux a destacarem-se nas lentes. Pelo contrário, no México a tendência enfraqueceu e as lentes foram a categoria de produtos com pior desempenho. Transitions Gen S teve um impulso particularmente favorável na Colômbia, com um crescimento global de dois dígitos. Em Direct-to-Consumer, as marcas ópticas continuaram a ser o principal impulsionador do crescimento, com vendas positivas em lojas comparáveis2 em todos os países. Novos progressos na integração das antigas lojas GrandVision impulsionaram os resultados no México, enquanto a GMO acelerou materialmente no trimestre. O negócio solar na região foi globalmente positivo, especialmente graças à Sunglass Hut México.

Resultados dos 9 primeiros meses de 2024

Nos primeiros nove meses de 2024, as receitas ascenderam a 19.727 milhões de euros, mais 4,9% que no período homólogo de 2023 (+3,0% à taxa de câmbio atual), suportadas por um crescimento positivo em todos os canais e regiões.

O segmento de Soluções Profissionais cresceu 4,5% em relação aos primeiros nove meses de 2023 (+2,4% às taxas de câmbio atuais), apoiado por uma forte EMEA e Ásia-Pacífico, impulsionada por produtos inovadores. As vendas diretas ao consumidor aumentaram 5,3% (+3,7% à taxa de câmbio atual). As lojas físicas lideraram o aumento impulsionado pela categoria óptica, enquanto a Sunglass Hut na América do Norte mostrou sinais de recuperação apenas no final do período. A Ray-Ban.com liderou o crescimento do retalho online.

Nos primeiros nove meses do ano registou-se um crescimento positivo em todas as regiões. A região EMEA, com um crescimento de 7,3% (+5,2% às taxas de câmbio actuais), apresentou um padrão globalmente saudável em todos os países, canais e produtos, ainda mais suportado pelo progresso da integração. A Ásia-Pacífico cresceu 7,7% (+4,6% à taxa de câmbio atual), favorecida pelo florescimento do Japão e das Soluções Profissionais na China. A América Latina cresceu 10,1% (+1,0% à taxa de câmbio atual) e a América do Norte 1,6% (+1,1% à taxa de câmbio atual), impulsionadas pelas categorias óticas.