HomeAudiologiaDANAVOX: 80 anos de inovação em audiologia

DANAVOX: 80 anos de inovação em audiologia

DANAVOX comemora seu 80º aniversário em 2023, mantendo intacto  -durante todo esse tempo – o seu compromisso com a saúde auditiva da população. Uma circunstância que se observa no seu esforço contínuo para inovar no setor.
A DANAVOX foi fundada em 1943, tornando-se pioneira no desenvolvimento de aparelhos auditivos na Dinamarca. A criação da empresa foi realizada pelo Sr. Gerd Rosenstand, e –inicialmente– fabricava altifalantes e amplificadores. Mas desde então, a inovação da empresa não parou.

Apenas cinco anos depois em 1947, a DANAVOX produziu os primeiros aparelhos auditivos, graças aos esforços dos seus Equipamentos Acústicos Eletrónicos. Este protótipo consistia em alguns amplificadores em miniatura simples. E de mãos dadas com esse esforço, uma década depois, em 1957, a empresa iniciou sua projeção internacional, desembarcando na Alemanha. Desde então, vem se a expandir em diferentes territórios, como Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, França, Brasil, Itália, Bélgica ou Espanha.

Tal crescimento permitiu que a DANAVOX se fundisse em 1977 com o Grupo GN. Uma relação que –ainda hoje– permanece válida. Há 23 anos, em 2000 a GN decidiu focar em ReSound e Beltone, adaptando sua estratégia para cada uma dessas duas marcas especializadas.

Entre as conquistas mais relevantes da empresa, destaca-se a obtida em 1998, quando a GN DANAVOX apresentou o seu primeiro aparelho auditivo digital. A partir desse momento, o seu compromisso com a digitalização aumentou exponencialmente. Essa progressão permitiu que GN DANAVOX e ReSound se fundissem em 1999. O novo grupo, por sua vez, adquiriu a fabricante de equipamentos audiológicos Danplex e ingressou na divisão Madsen.

Em 2012, a empresa relançou a imagem de marca DANAVOX, atualizando a linha de produtos, alicerçando-os numa filosofia centrada no cliente. E quase 10 anos depois – em 2021 – voltaram a optar pela renovação, afetando – mais uma vez – a gama de produtos. “Surgiu como a primeira marca a criar conteúdos baseados nos profissionais do setor, oferecendo exclusividade territorial e um pacote diferenciador de serviços”, explica Alfonso Ríos, diretor comercial da GN Hearing, multinacional dinamarquesa proprietária da marca.

“Com o DANAVOX, pretendemos fazer algo diferente. É uma marca pensada para valorizar a experiência e o conhecimento do profissional da audição independente”, acrescenta Ríos. Além disso, e graças a esse esforço, a marca promoveu a exclusividade geográfica para fonoaudiólogos independentes, “favorecendo a exploração comercial e promovendo uma experiência de compra diferente para os usuários, tendo a inovação como elemento essencial”, continua Ríos.

As novidades apresentadas neste 2023 são mais um exemplo da aposta inovadora da DANAVOX, uma vez que o seu trabalho remonta a um longo percurso, desde o seu início em 1943.

No passado mês de fevereiro a marca dinamarquesa lançou os seus novos produtos. Entre eles, aquela que se tornou a sua próxima família auditiva, denominada “Boreal”, com recursos aprimorados em termos de inteligibilidade de conversas em ambientes ruidosos. Uma característica que tem sido um grande avanço sobre o seu irmão mais novo, “Alya”. Para isso, foi incluído um novo processador, que aplica uma maior redução sonora em ambientes com muitos decibéis.

“Boreal” oferece som de maior qualidade, melhor conectividade e mais estável. Mas, acima de tudo, apresenta uma melhoria substancial na inteligibilidade das conversas em ambientes ruidosos, algo que representa um marco não só para a marca, mas também para o setor audiológico”, resume Manuel Yuste, diretor de produto e formação da DANAVOX . Sem dúvida, uma notícia magnífica no âmbito do 80º aniversário da marca.

Mas as novidades não acabam aqui. A gama de aparelhos auditivos «Alya» apresenta também os seus novos modelos de auscultadores retroauriculares recarregáveis, um novo CIC com características destacadas ao nível da qualidade sonora e invisibilidade. “Os novos aparelhos auditivos retroauriculares recarregáveis ​​da Alya são perfeitos para os pacientes que não toleram fones de ouvido. Além disso, são recarregáveis, proporcionando assim facilidade de utilização, permitindo-lhe esquecer as pilhas”, acrescenta Manuel Yuste.
Da mesma forma, os novos CICs oferecem a opção definitiva para aqueles pacientes que reivindicam a melhor audição. O DANAVOX reduziu o seu tamanho ao mínimo, mas incluíu um processador de última geração que garante um som natural.

Os novos intras “Alya”, por outro lado, estão localizados no lado oposto. São ideais para um público mais jovem, que não tem dificuldade em exibi-los. Precisamente o oposto. Desejam exibi-los. Por isso, foram concebidos como um gadget tecnológico visível, com bateria recarregável e capaz de interagir sem fio com qualquer telefone celular ou acessório de conectividade DANAVOX, corrigindo a perda auditiva do usuário. Mas também, também provaram ser um aparelho auditivo perfeito para pessoas com mobilidade reduzida nas mãos, devido ao fato de serem recarregáveis ​​e devido à sua extraordinária facilidade de uso.

“Como organização temos a obrigação de criar novas fórmulas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com o lançamento do «Boreal» e a expansão da gama «Alya», caminhamos rapidamente para esse objetivo. Duas importantes adições ao portefólio de produto da DANAVOX, que marcam claramente a solidez e consistência do projeto na Espanha”, afirma José Luis Otero, Diretor Geral do Grupo GN na Espanha.

A marca também aplica uma política comercial unificada, com o mesmo preço líquido para todos os fonoaudiólogos DANAVOX, e com uma “estratégia disruptiva” na sua aplicação ao usuário final, incluindo garantias que vão até cinco anos e serviços adicionais, em diferentes seções e graus de colaboração.