A ANFAO traz os óculos italianos para o panorama mundial com o lançamento em Osaka da “Itália é Moda”
A moda italiana em destaque com a estreia, no domingo, 3 de agosto, do Italian Fashion Days in the World, um projeto patrocinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional para maximizar o reconhecimento do Made in Italy em todo o mundo, em colaboração com a ITA (Agência Italiana de Comércio) e as principais associações profissionais do setor da moda: ANFAO, Câmara Nacional da Moda Italiana, Confapi Uniontessile (federação italiana de PME do setor privado, têxtil), Confartigianato Moda (associação que representa o artesanato italiano e as PME do setor da moda), Confartigianato Orafi (divisão de ourivesaria), CNA Federmoda (Sindicato das Empresas do Sistema de Moda da Confederação Nacional de Artesãos e PME), CNA Orafi (Federação de Ourives e Joalheiros), Confindustria Accessori Moda (Federação de Acessórios de Moda em Pele), Confindustria FEDERORAFI (Federação Nacional dos Fabricantes de Ouro, Prata e Joalharia), Confindustria Moda – Federazione Tessile e Moda e Altagamma (Federação Italiana da Indústria Têxtil e de Acessórios de Moda – Fundação Altagamma).
Esta digressão promocional será lançada na Expo Osaka, no Pavilhão Italiano, e continuará nos Emirados Árabes Unidos em 2025, com paragem no Dubai no início de setembro, seguindo para o Brasil em meados de outubro, com eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e concluindo na Índia, em Nova Deli, Ahmedabad e Mumbai, no final de outubro. O projeto foi concebido para narrar a força, a beleza e a visão do Made in Italy através de três palavras-chave: criatividade, sustentabilidade e internacionalização. A primeira paragem da exposição “Itália é Moda” (com curadoria de Clara Tosi Pamphili e organizada pelo Consulado Geral de Itália, pelo Comissário da Expo e pelo ITA, em colaboração com a Direção-Geral para a Promoção do Sistema Italiano de Moda do Ministério dos Negócios Estrangeiros) será uma síntese da moda italiana contemporânea, onde, para além das vozes da produção industrial e artesanal, será também dado espaço a jovens talentos criativos.
A ANFAO, Associação Italiana de Fabricantes de Artigos Ópticos, representará a excelência da óptica italiana com uma exposição cuidadosamente seleccionada que apresenta uma visão envolvente do mundo da óptica italiana. Um objeto do quotidiano que, em Itália, se tornou um símbolo de estilo, inovação e identidade artesanal.
Os visitantes vão embarcar numa viagem pelo design e materiais de vanguarda que combinam memória histórica e uma visão de futuro. Começando com seis peças de óculos vintage do Museu dos Óculos em Pieve di Cadore, cada uma representando uma década diferente, de 1900 a 1990, a exposição avança para uma seleção de materiais que demonstram a excelência técnica da indústria: o titânio, conhecido pela sua leveza e resistência; acetato de celulose, natural e versátil; e Grilamid TR90, uma poliamida de alta performance que se adapta ao formato do rosto com retenção de memória, perfeita para óculos desportivos.
Estão também expostos componentes semiacabados, frontais, hastes e blocos de acetato multicolorido que ilustram o processo artesanal de sobreposição de cores, com cada pigmento misturado com precisão milimétrica e aplicado à mão para criar padrões únicos, transformando o material em estrutura e narrativa visual.
A secção de design centra-se nas potencialidades do design italiano através de esboços originais feitos à mão, como os de Sergio Cereda, de 1970 a 1990, que refletem a evolução do estilo e da sensibilidade estética. Para além destes, uma seleção de desenhos técnicos contemporâneos: um modelo em acetato com formas arrojadas e design gráfico; um par de óculos desportivos envolventes com detalhes de alta tecnologia e perfil aerodinâmico; um modelo esculpido com proporções tridimensionais; e, por fim, desenhos de desenvolvimento para modelos em titânio que expressam o foco na engenharia de precisão e na sustentabilidade no fabrico de ponta.
A completar a narrativa da ANFAO, encontra-se uma seleção de imagens históricas: fotografias que retratam artesãos em ação e as primeiras fábricas em Cadore, o coração da indústria ótica italiana, entre 1890 e 1934; as primeiras edições da MIDO Milano Eyewear Show, hoje a principal feira comercial do mundo; e campanhas publicitárias desde a década de 1950 até à década de 1980 que ilustram a evolução do estilo e transmitem todo o impacto cultural e de identidade da cadeia de fornecimento de óculos italiana.