HomePrincipalEssilorLuxottica: A receita aumentou 11,7% no terceiro trimestre. O melhor resultado trimestral do Grupo até à data.

EssilorLuxottica: A receita aumentou 11,7% no terceiro trimestre. O melhor resultado trimestral do Grupo até à data.

A EssilorLuxottica anunciou que a receita consolidada do terceiro trimestre de 2025 atingiu 6,867 mil milhões de euros, representando um aumento anual de 11,7% a taxas de câmbio constantes em comparação com o terceiro trimestre de 2024 (+6,7% às taxas de câmbio atuais).

Francesco Milleri, Presidente e CEO, e Paul du Saillant, Vice-CEO da EssilorLuxottica, comentaram: “Ao atingirmos o nosso melhor trimestre desde a criação do Grupo, estabelecemos um marco que reflete a força da nossa visão e a capacidade da nossa jovem e sólida equipa de gestão em todo o mundo de entregar resultados inovadores em todas as condições de mercado. Impulsionados por contribuições excecionais da EMEA e da América do Norte, e graças ao crescimento dos dispositivos vestíveis e ao forte impulso nos cuidados com a visão e óculos de sol, estes resultados demonstram o que se pode alcançar quando lideramos com determinação e executamos com excelência.”

“Em setembro, tivemos o orgulho de apresentar a nossa linha de óculos com IA mais avançada até à data. Com as novas gerações de óculos Ray-Ban Meta e Oakley Meta, e o Meta Ray-Ban Display, continuamos a ser pioneiros na inovação wearable e a expandir os limites do potencial humano. Ao mesmo tempo, estamos a acelerar as nossas ambições na tecnologia médica, reforçando a nossa liderança no tratamento da miopia com as lentes Stellest, que inauguraram uma nova categoria nos Estados Unidos após a autorização de introdução no mercado da FDA. Com as clínicas oftalmológicas Optegra e RetinAI a fazerem agora parte do nosso grupo, estamos a estruturar o nosso ecossistema de saúde ocular, reunindo a prevenção e o tratamento com tecnologia de IA para capacitar milhões de pessoas em todo o mundo. Ao entrarmos no quarto trimestre, temos um forte impulso e uma clara ambição de impulsionar uma transformação duradoura, moldando um futuro onde a inovação, a ciência e o potencial humano avançam em conjunto.”

Destaques. O crescimento das receitas acelerou no terceiro trimestre, com bons progressos em todas as regiões e canais. Os negócios de cuidados da visão e óculos de sol cresceram a um ritmo saudável de 5% a taxas de câmbio e perímetro constantes, impulsionados pela inovação e execução. O crescimento exponencial nos wearables impulsionou ainda mais o desempenho das receitas. Auxiliada por aquisições estratégicas, a empresa reforçou os seus ativos e capacidades no setor da tecnologia médica. As soluções profissionais registaram receitas de 3,223 mil milhões de euros, um aumento de 11,9% face ao terceiro trimestre de 2024 (+6,8% às taxas de câmbio atuais).

A América do Norte e a EMEA foram os principais impulsionadores do crescimento no trimestre, ambas com aumentos de dois dígitos, enquanto a Ásia-Pacífico e a América Latina cresceram um dígito médio. Entre as marcas de armações, a Ray-Ban destacou-se como a de melhor desempenho, apoiada pela categoria de óculos com tecnologia de IA. A inovação, e em particular as soluções para o controlo da miopia, impulsionaram os resultados na categoria dos óculos.

A receita com vendas diretas ao consumidor atingiu 3,644 mil milhões de euros, um aumento de 11,6% face ao terceiro trimestre de 2024 (+6,5% ao câmbio atual). O segmento da venda direta ao consumidor cresceu fortemente graças à interação positiva entre as lojas físicas e o e-commerce. As vendas em lojas comparáveis ​​​​aumentaram mais de 7%, acelerando em relação ao trimestre anterior, impulsionadas pelas lojas na América do Norte e EMEA, que apresentaram progressos decisivos nas categorias de óculos de sol e de óptica. O interesse dos consumidores pelos óculos com IA manteve-se forte e foi ainda mais impulsionado pelo lançamento de três novos modelos interessantes. Os óculos com IA também impulsionaram o e-commerce, que registou um crescimento de dois dígitos. A consolidação da Supreme proporcionou um impulso adicional à receita do segmento.

A América do Norte registou receitas de 2,996 mil milhões de euros, um aumento de 12,1% face ao terceiro trimestre de 2024 (+5,0% à taxa de câmbio atual), com uma forte aceleração face aos dois trimestres anteriores do ano, impulsionada pelos segmentos de Soluções Profissionais e Direto ao Consumidor. As Soluções Profissionais apresentaram um crescimento de dois dígitos, com as principais contas a confirmarem um forte desempenho em todas as categorias de produtos e as independentes a continuarem a melhorar. Na categoria de óculos, a Shamir e a Nikon foram os principais impulsionadores do crescimento do volume. Após a recente aprovação de novo pela FDA, a empresa disponibilizará o Stellest aos profissionais de saúde ocular dos EUA a partir do quarto trimestre deste ano. Em termos de armações, os óculos habilitados para IA ganharam um novo impulso, com a Oakley Meta HSTN a contribuir positivamente para os resultados trimestrais. Entre as marcas licenciadas, a Miu Miu voltou a destacar-se como a de melhor desempenho.

A região EMEA registou receitas de 2,694 mil milhões de euros, um aumento de 12,7% face ao terceiro trimestre de 2024 (+10,7% à taxa de câmbio atual), com ambos os segmentos a convergirem para uma trajetória de vendas de dois dígitos, resultando no melhor trimestre do ano para a região.
O excelente desempenho da Professional Solutions foi impulsionado por uma execução bem coordenada em todas as geografias, categorias e canais de venda. A capacidade efetiva de traduzir a inovação em crescimento foi evidente na categoria de óculos, onde os fortes desempenhos da Varilux Physio Extensee, Nikon Z e Transitions Gen S impulsionaram os respetivos resultados por segmento, enquanto a Stellest também continuou a ganhar terreno. Nas armações, a Ray-Ban e a Oakley apresentaram um forte crescimento, impulsionado principalmente pelos óculos com tecnologia de IA, enquanto a Miu Miu e a Chanel se tornaram as marcas licenciadas com melhor desempenho. Além disso, a Nuance ganhou ainda mais força junto dos clientes. Nas vendas diretas ao consumidor, as vendas comparáveis ​​nas lojas aumentaram num dígito elevado, com um desempenho igualmente forte das marcas de óculos de sol e de vista.

A região Ásia-Pacífico registou receitas de 822 milhões de euros, um aumento de 10,5% face ao terceiro trimestre de 2024 (+3,5% à taxa de câmbio atual), graças ao impulso dos negócios na Grande China e ao impulso adicional da Supreme. Nas Soluções Profissionais, a Grande China apresentou um forte desempenho nas soluções para o controlo da miopia, com um crescimento de cerca de 20%, suportado principalmente pelas objectivas DOT da Nikon e da Kodak. Com o lançamento das armações Stellest 2.0 e Stellest em julho, a principal marca do Grupo continua a reforçar a sua posição como marca premium para o controlo da miopia. Em relação às armações, a Oakley ganhou um impulso impressionante ao atrair novos clientes, e as marcas de luxo licenciadas registaram um crescimento de dois dígitos.

A América Latina registou receitas de 355 milhões de euros, um aumento de 5,2% face ao terceiro trimestre de 2024 (-0,4% à taxa de câmbio atual), desacelerando face ao ritmo dos dois trimestres anteriores deste ano. A receita da Professional Solutions manteve-se estável nos dois principais mercados, Brasil e México, mas cresceu satisfatoriamente no resto da região. No Brasil, o negócio de lentes apresentou um crescimento ligeiro, impulsionado tanto por clientes independentes como por contas-chave, suportado pelas inovações da Varilux, enquanto o negócio de armações se manteve estável. O programa de franchising Óticas Carol apresentou um desempenho negativo durante o período, principalmente devido à introdução gradual de novas coleções de armações, após dois trimestres positivos, impulsionados pelas melhorias nas lojas e no sortido.

Receita por região nos primeiros nove meses. Nos primeiros nove meses de 2025, a receita totalizou 20,891 mil milhões de euros, um aumento de 8,8% face ao período homólogo de 2024 (+5,9% à taxa de câmbio atual), com um bom crescimento em todos os canais e regiões. As soluções profissionais cresceram 6,6% face aos primeiros nove meses de 2024 (+3,8% à taxa de câmbio atual), graças também à aceleração significativa dos óculos com tecnologia de IA no terceiro trimestre. O Direct to Consumer cresceu 10,7% (+7,8% à taxa de câmbio atual), impulsionado tanto pelas lojas físicas, que avançaram ao mesmo ritmo para as marcas de ótica e óculos de sol, como pelo e-commerce, impulsionado pelos óculos com tecnologia de IA, com um impulso adicional da Supreme.

O forte crescimento nos primeiros nove meses do ano foi liderado pela EMEA, com uma subida de 10,5% (+9,4% à taxa de câmbio atual), progredindo em todos os canais graças à execução bem-sucedida. A maior região, a América do Norte, acelerou no terceiro trimestre, impulsionada por um negócio saudável de cuidados da visão e óculos de sol, além da crescente popularidade dos óculos com tecnologia de IA, fechando os primeiros nove meses com uma subida de 7,2% (+4,0% à taxa de câmbio atual). A Ásia-Pacífico cresceu 9,5% (+5,9% à taxa de câmbio atual), impulsionada pelo portefólio de gestão da miopia. A América Latina cresceu 7,6% (-2,3% à taxa de câmbio atual), com todos os países a apresentarem um desempenho positivo.

Perspetivas de longo prazo. A empresa confirma a sua meta de crescimento anual da receita na casa de um dígito entre 2022 e 2026 a taxas de câmbio constantes (com base nas receitas pro forma de 2021), com uma meta de 27 mil milhões a 28 mil milhões de euros, e espera atingir um lucro operacional ajustado em percentagem da receita de 19% a 20% até ao final desse período.