EssilorLuxottica: A receita aumentou 11,7% no terceiro trimestre. O melhor resultado trimestral do Grupo até à data.

A EssilorLuxottica anunciou que a receita consolidada do terceiro trimestre de 2025 atingiu 6,867 mil milhões de euros, representando um aumento anual de 11,7% a taxas de câmbio constantes em comparação com o terceiro trimestre de 2024 (+6,7% às taxas de câmbio atuais).
Francesco Milleri, Presidente e CEO, e Paul du Saillant, Vice-CEO da EssilorLuxottica, comentaram: “Ao atingirmos o nosso melhor trimestre desde a criação do Grupo, estabelecemos um marco que reflete a força da nossa visão e a capacidade da nossa jovem e sólida equipa de gestão em todo o mundo de entregar resultados inovadores em todas as condições de mercado. Impulsionados por contribuições excecionais da EMEA e da América do Norte, e graças ao crescimento dos dispositivos vestíveis e ao forte impulso nos cuidados com a visão e óculos de sol, estes resultados demonstram o que se pode alcançar quando lideramos com determinação e executamos com excelência.”
“Em setembro, tivemos o orgulho de apresentar a nossa linha de óculos com IA mais avançada até à data. Com as novas gerações de óculos Ray-Ban Meta e Oakley Meta, e o Meta Ray-Ban Display, continuamos a ser pioneiros na inovação wearable e a expandir os limites do potencial humano. Ao mesmo tempo, estamos a acelerar as nossas ambições na tecnologia médica, reforçando a nossa liderança no tratamento da miopia com as lentes Stellest, que inauguraram uma nova categoria nos Estados Unidos após a autorização de introdução no mercado da FDA. Com as clínicas oftalmológicas Optegra e RetinAI a fazerem agora parte do nosso grupo, estamos a estruturar o nosso ecossistema de saúde ocular, reunindo a prevenção e o tratamento com tecnologia de IA para capacitar milhões de pessoas em todo o mundo. Ao entrarmos no quarto trimestre, temos um forte impulso e uma clara ambição de impulsionar uma transformação duradoura, moldando um futuro onde a inovação, a ciência e o potencial humano avançam em conjunto.”

Destaques. O crescimento das receitas acelerou no terceiro trimestre, com bons progressos em todas as regiões e canais. Os negócios de cuidados da visão e óculos de sol cresceram a um ritmo saudável de 5% a taxas de câmbio e perímetro constantes, impulsionados pela inovação e execução. O crescimento exponencial nos wearables impulsionou ainda mais o desempenho das receitas. Auxiliada por aquisições estratégicas, a empresa reforçou os seus ativos e capacidades no setor da tecnologia médica. As soluções profissionais registaram receitas de 3,223 mil milhões de euros, um aumento de 11,9% face ao terceiro trimestre de 2024 (+6,8% às taxas de câmbio atuais).
A América do Norte e a EMEA foram os principais impulsionadores do crescimento no trimestre, ambas com aumentos de dois dígitos, enquanto a Ásia-Pacífico e a América Latina cresceram um dígito médio. Entre as marcas de armações, a Ray-Ban destacou-se como a de melhor desempenho, apoiada pela categoria de óculos com tecnologia de IA. A inovação, e em particular as soluções para o controlo da miopia, impulsionaram os resultados na categoria dos óculos.

A receita com vendas diretas ao consumidor atingiu 3,644 mil milhões de euros, um aumento de 11,6% face ao terceiro trimestre de 2024 (+6,5% ao câmbio atual). O segmento da venda direta ao consumidor cresceu fortemente graças à interação positiva entre as lojas físicas e o e-commerce. As vendas em lojas comparáveis aumentaram mais de 7%, acelerando em relação ao trimestre anterior, impulsionadas pelas lojas na América do Norte e EMEA, que apresentaram progressos decisivos nas categorias de óculos de sol e de óptica. O interesse dos consumidores pelos óculos com IA manteve-se forte e foi ainda mais impulsionado pelo lançamento de três novos modelos interessantes. Os óculos com IA também impulsionaram o e-commerce, que registou um crescimento de dois dígitos. A consolidação da Supreme proporcionou um impulso adicional à receita do segmento.
A América do Norte registou receitas de 2,996 mil milhões de euros, um aumento de 12,1% face ao terceiro trimestre de 2024 (+5,0% à taxa de câmbio atual), com uma forte aceleração face aos dois trimestres anteriores do ano, impulsionada pelos segmentos de Soluções Profissionais e Direto ao Consumidor. As Soluções Profissionais apresentaram um crescimento de dois dígitos, com as principais contas a confirmarem um forte desempenho em todas as categorias de produtos e as independentes a continuarem a melhorar. Na categoria de óculos, a Shamir e a Nikon foram os principais impulsionadores do crescimento do volume. Após a recente aprovação de novo pela FDA, a empresa disponibilizará o Stellest aos profissionais de saúde ocular dos EUA a partir do quarto trimestre deste ano. Em termos de armações, os óculos habilitados para IA ganharam um novo impulso, com a Oakley Meta HSTN a contribuir positivamente para os resultados trimestrais. Entre as marcas licenciadas, a Miu Miu voltou a destacar-se como a de melhor desempenho.
A região EMEA registou receitas de 2,694 mil milhões de euros, um aumento de 12,7% face ao terceiro trimestre de 2024 (+10,7% à taxa de câmbio atual), com ambos os segmentos a convergirem para uma trajetória de vendas de dois dígitos, resultando no melhor trimestre do ano para a região.
O excelente desempenho da Professional Solutions foi impulsionado por uma execução bem coordenada em todas as geografias, categorias e canais de venda. A capacidade efetiva de traduzir a inovação em crescimento foi evidente na categoria de óculos, onde os fortes desempenhos da Varilux Physio Extensee, Nikon Z e Transitions Gen S impulsionaram os respetivos resultados por segmento, enquanto a Stellest também continuou a ganhar terreno. Nas armações, a Ray-Ban e a Oakley apresentaram um forte crescimento, impulsionado principalmente pelos óculos com tecnologia de IA, enquanto a Miu Miu e a Chanel se tornaram as marcas licenciadas com melhor desempenho. Além disso, a Nuance ganhou ainda mais força junto dos clientes. Nas vendas diretas ao consumidor, as vendas comparáveis nas lojas aumentaram num dígito elevado, com um desempenho igualmente forte das marcas de óculos de sol e de vista.
A região Ásia-Pacífico registou receitas de 822 milhões de euros, um aumento de 10,5% face ao terceiro trimestre de 2024 (+3,5% à taxa de câmbio atual), graças ao impulso dos negócios na Grande China e ao impulso adicional da Supreme. Nas Soluções Profissionais, a Grande China apresentou um forte desempenho nas soluções para o controlo da miopia, com um crescimento de cerca de 20%, suportado principalmente pelas objectivas DOT da Nikon e da Kodak. Com o lançamento das armações Stellest 2.0 e Stellest em julho, a principal marca do Grupo continua a reforçar a sua posição como marca premium para o controlo da miopia. Em relação às armações, a Oakley ganhou um impulso impressionante ao atrair novos clientes, e as marcas de luxo licenciadas registaram um crescimento de dois dígitos.
A América Latina registou receitas de 355 milhões de euros, um aumento de 5,2% face ao terceiro trimestre de 2024 (-0,4% à taxa de câmbio atual), desacelerando face ao ritmo dos dois trimestres anteriores deste ano. A receita da Professional Solutions manteve-se estável nos dois principais mercados, Brasil e México, mas cresceu satisfatoriamente no resto da região. No Brasil, o negócio de lentes apresentou um crescimento ligeiro, impulsionado tanto por clientes independentes como por contas-chave, suportado pelas inovações da Varilux, enquanto o negócio de armações se manteve estável. O programa de franchising Óticas Carol apresentou um desempenho negativo durante o período, principalmente devido à introdução gradual de novas coleções de armações, após dois trimestres positivos, impulsionados pelas melhorias nas lojas e no sortido.

Receita por região nos primeiros nove meses. Nos primeiros nove meses de 2025, a receita totalizou 20,891 mil milhões de euros, um aumento de 8,8% face ao período homólogo de 2024 (+5,9% à taxa de câmbio atual), com um bom crescimento em todos os canais e regiões. As soluções profissionais cresceram 6,6% face aos primeiros nove meses de 2024 (+3,8% à taxa de câmbio atual), graças também à aceleração significativa dos óculos com tecnologia de IA no terceiro trimestre. O Direct to Consumer cresceu 10,7% (+7,8% à taxa de câmbio atual), impulsionado tanto pelas lojas físicas, que avançaram ao mesmo ritmo para as marcas de ótica e óculos de sol, como pelo e-commerce, impulsionado pelos óculos com tecnologia de IA, com um impulso adicional da Supreme.
O forte crescimento nos primeiros nove meses do ano foi liderado pela EMEA, com uma subida de 10,5% (+9,4% à taxa de câmbio atual), progredindo em todos os canais graças à execução bem-sucedida. A maior região, a América do Norte, acelerou no terceiro trimestre, impulsionada por um negócio saudável de cuidados da visão e óculos de sol, além da crescente popularidade dos óculos com tecnologia de IA, fechando os primeiros nove meses com uma subida de 7,2% (+4,0% à taxa de câmbio atual). A Ásia-Pacífico cresceu 9,5% (+5,9% à taxa de câmbio atual), impulsionada pelo portefólio de gestão da miopia. A América Latina cresceu 7,6% (-2,3% à taxa de câmbio atual), com todos os países a apresentarem um desempenho positivo.
Perspetivas de longo prazo. A empresa confirma a sua meta de crescimento anual da receita na casa de um dígito entre 2022 e 2026 a taxas de câmbio constantes (com base nas receitas pro forma de 2021), com uma meta de 27 mil milhões a 28 mil milhões de euros, e espera atingir um lucro operacional ajustado em percentagem da receita de 19% a 20% até ao final desse período.

