Alain Afflelou remove 11 mil quilos de plástico dos mares e portos
Todos os anos, entre 19 a 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam em rios, lagos e mares, segundo as Nações Unidas. O grupo óptico Alain Afflelou colaborou pelo terceiro ano consecutivo com a GRAVITY WAVE, uma empresa comprometida com o ambiente para limpar os mares e oceanos de plástico. Especificamente, na terceira edição de “Look for a Clean Sea”, Afflelou retirou do mar o equivalente a dez garrafas de plástico por cada óculos de sol vendido, o que conseguiu recolher um total de quatro toneladas de resíduos plásticos do oceano. Durante as três edições desta campanha foram recolhidos do fundo do mar um total de 11.000 kg de plástico – 3 toneladas em 2022, e 4 toneladas em 2023, o que equivale em peso a 1.262.770 contentores deste tipo.
Eva Ivars, CEO da Alain Afflelou, afirmou que “é uma honra juntar-me ao GRAVITY WAVE por mais um ano através do movimento Plastic Free Oceans. Esta iniciativa permite-nos continuar a cuidar do ambiente, um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a que nos propusemos, para cumprir os compromissos das Nações Unidas definidos na Agenda 2030.”
Redes de pesca para aumentar a consciencialização sobre a limpeza dos oceanos
Alain Afflelou usou as suas 366 lojas de colunas para aumentar a consciencialização sobre a necessidade de alcançar um oceano sem plástico. Aproveitando o grande fluxo de pessoas que todos os dias passam pelas suas lojas, todos os estabelecimentos foram decorados com redes de pesca retiradas do mar, e mensagens de sensibilização para sensibilizar para os problemas que estes resíduos causam à fauna e flora do oceano. Graças a esta iniciativa, que pretende servir de altifalante aos milhares de pessoas que diariamente visitam estes centros óticos, conseguiu impactar 29.428.202 pessoas.
Julen Rodríguez, Cofundador e Co-CEO da GRAVITY WAVE, comentou que “trabalhar mais um ano com Alain Afflelou permite-nos continuar a difundir o nosso compromisso com a proteção dos oceanos e a consciência social. Além disso, é especialmente importante sensibilizar a população durante os meses de verão, altura em que as costas são mais frequentadas, pelo que há mais possibilidades de contaminação do oceano. Este ano, conseguimos recolher um total de quatro toneladas de plástico, com as quais contribuímos para o nosso compromisso de manter os mares livres de resíduos.”