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Marcolin consolida os seus resultados: crescimento de receitas e margens

No dia 25 de março, o Conselho de Administração da Marcolin apresentou a minuta das contas anuais individuais e consolidadas do Grupo correspondentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2023, que será submetida à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas no dia 4 de abril de 2024. Apesar do período caracterizado pela instabilidade geopolítica internacional e pela complexidade logística, em 2023 a Marcolin conseguiu consolidar os seus resultados, dando continuidade ao processo de crescimento virtuoso empreendido nos últimos anos.

No ano que acaba de terminar, as vendas líquidas consolidadas do Grupo ascenderam a 558,3 milhões de euros, com um crescimento de 2% a taxas de câmbio correntes face ao ano anterior (+3,8% a taxas de câmbio correntes constantes). Houve um aumento significativo em termos de margens, com o EBITDA ajustado a atingir 78,1 milhões de euros (+27,9% vs. 61 milhões de euros em 2022). A evolução da margem EBITDA ajustada foi igualmente positiva, fixando-se em 14% das vendas líquidas.

A Marcolin confirmou o crescimento dos resultados num mercado com grande potencial como a Ásia (+81,5% a taxas de câmbio atuais e +81,9% a taxas de câmbio constantes). Os resultados para a área EMEA foram positivos (+1,7% a taxas de câmbio correntes e +2,7% a taxas de câmbio constantes). O Grupo registou ainda um lucro líquido de 10,2 milhões de euros (+16 milhões de euros face ao ano anterior).

Em 2023, a Marcolin concluiu duas importantes transações estratégicas: o contrato de licença perpétua da TOM FORD Eyewear e a aquisição da ic! berlin GmbH, uma marca independente de óculos fundada em Berlim em 1996. O Grupo também reforçou a sua presença no mercado centro-americano ao adquirir os 49% restantes da sua subsidiária no México a minorias.

A posição financeira líquida ajustada situou-se em 344,4 milhões de euros, aumentando 178,2 milhões de euros em relação ao ano anterior devido aos investimentos estratégicos mencionados acima, financiados tanto pelo caixa disponível como pela boa geração de fluxo de caixa durante 2023 derivado das operações e, finalmente, através de um novo empréstimo a prazo de 30 milhões de euros.

Entre o final de 2023 e os primeiros meses de 2024, a Marcolin anunciou a renovação das licenças com Pucci, Zegna, GCDS e MAX & Co. O Grupo também assinou um acordo de licenciamento exclusivo com Christian Louboutin, que irá fazer a icónica marca francesa estrear-se na categoria de óculos pela primeira vez a partir de 2025.