HomePrincipalSilmo Paris lança alguns prémios para premiar boas práticas em empresas do setor óptico

Silmo Paris lança alguns prémios para premiar boas práticas em empresas do setor óptico

Há alguns anos, a SILMO, a principal feira do setor de óptica e óculos, aborda a responsabilidade social e ambiental (RSE) corporativa. Com ações específicas de informação e sensibilização, a SILMO pretende ajudar os profissionais da indústria a ter em conta a importância da RSE. Oferece oportunidades de discussão e troca de experiências para a construção conjunta das melhores práticas do setor.
Este ano, a SILMO decidiu dar mais um passo para acompanhar a comunidade ótica no essencial, embora por vezes complexo, caminho da RSE. A SILMO lança o prémio Empresa Responsável pelo avanço em responsabilidade social e ambiental.

Este prémio é aberto a todos os expositores e visa distinguir uma empresa do setor ótico pelo seu contributo para a redução da sua pegada ambiental e otimização do seu impacto social.
A SILMO visa encorajar o brio profissional das empresas ao invés da competição. Obviamente, um vencedor será selecionado, mas o processo de inscrição também permitirá a coleta de boas práticas comerciais. Essas boas práticas serão destacadas para inspirar toda a comunidade.

Além disso, todas as empresas participantes receberão recomendações personalizadas para aprofundar a sua abordagem.
Para combinar o conhecimento do setor óptico com a experiência de um líder reconhecido no campo da RSE, a SILMO faz parceria com a agência de RSE Hyssop, que preparará os termos de referência para o prémio e fará uma avaliação de terceiros das empresas que apresentam candidatura.

FOCO

Num esforço colaborativo, o Prémio Empresa Responsável leva em consideração três áreas principais:

  • Global e Holístico: O prémio visa avaliar a empresa como um todo e não apenas a abordagem de RSC de um único produto, que pode ser insignificante em comparação com o panorama geral. O aspecto ambiental será levado em consideração, bem como questões globais de RSE: compra responsável, ciclo de vida do produto, condições de trabalho, solidariedade, etc. Cada empresa será avaliada de acordo com 17 critérios correspondentes aos desafios específicos de RSC dos profissionais da ótica. A avaliação levará em consideração tanto os compromissos atuais da empresa quanto os seus compromissos e objetivos futuros.
  • Credível, mas acessível, o prémio será rigoroso, com um quadro de referência sólido e critérios de qualificação claros, apoiados na experiência de RSE de especialistas reconhecidos na área. No entanto, permanecerá acessível para que todos possam participar e mostrar seus esforços. As empresas não serão obrigadas a demonstrar uma ação geral, mas sim ações que demonstrem consciência dos problemas e uma forte determinação de progredir para o nível mais alto.

Eles responderão a perguntas precisas com base em tangíveis com foco em ação, em vez de declarações gerais de RSC. As empresas que apresentarem uma candidatura serão solicitadas a fornecer provas e indicadores que possam fundamentar as suas reivindicações. O questionário é exaustivo, mas é o mais simplificado possível para que seja acessível a todos, inclusive àqueles que não necessariamente têm muito tempo para se dedicar a ele.

O JURADO

O júri independente é composto por profissionais da ótica, um designer e especialistas em RSE (incluindo jornalistas em RSE e consultores Hyssop). Todos os membros do júri prometem observar um “código de honra” e não poderão avaliar a candidatura de uma empresa para a qual tenham trabalhado. O júri irá reunir-se em meados de setembro.

A empresa vencedora será anunciada no dia 30 de setembro durante a gala dos prémios SILMO d’Or.

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