HomeFeiras e eventosResultados positivos do setor ótico no primeiro trimestre de 2023

Resultados positivos do setor ótico no primeiro trimestre de 2023

A Assembleia Geral da ANFAO foi realizada a 10 de julho em Verona, no esplêndido Palazzo Verità-Poeta.

O tradicional evento de verão proporcionou a oportunidade de fazer um balanço do setor ótico e do contexto económico geral, falando sobre Made in Italy, excelência produtiva e sustentabilidade junto com o Presidente da ANFAO, Giovanni Vitaloni, e todos os seus membros.

Entre os convidados para a reunião estavam também o Ministro do Desenvolvimento Económico da Região de Veneto, Roberto Marcato, delegado do Presidente Luca Zaia, e, numa mensagem de vídeo significativa e interessante, o Ministro de Negócios e Made in Italy, Adolfo Urso, que manifestou o interesse das instituições.

O ministro Urso relembrou que “o Eyewear é um modelo do Made in Italy, uma síntese de qualidade e excelência reconhecida internacionalmente. Somos o primeiro exportador da Europa, o segundo do mundo e líderes em gama alta. Esta indústria possui um património histórico e cultural que molda criações altamente valorizadas e práticas”. Entretanto parou para falar no projeto de lei “Made in Italy”, que foi aprovado pelo governo italiano e que em breve iniciará seu processo parlamentar, enfatizando a promoção da “difusão do conhecimento e know-how italiano, riqueza de habilidades e conhecimentos que devem ser transmitidos e investidos neles”.
Ele também enfatizou os aspectos de inovação e sustentabilidade como estratégicos para o setor ótico.

A excelência da fabricação no setor e o Made in Italy também ocuparam um lugar central no discurso de Roberto Marcato, Conselheiro para o Desenvolvimento Económico da região de Veneto: “Os óculos são uma das indústrias mais estratégicas da região, uma montra em Itália e em todo o mundo, graças à sua forte vocação internacional. Este setor é um motor de desenvolvimento económico e de emprego para toda a região. Através da inovação, pesquisa e design, empresários e operadores mantêm alto o valor do Made in Italy e conseguiram reagir mais rápido do que outros às crises recentes”.

Ao agradecer aos convidados, o presidente Vitaloni lembrou a importância do apoio das instituições para o setor.

FECHO 2022

Graças ao seu forte apelo internacional, os óculos italianos tiveram um desempenho brilhante nos mercados internacionais, mas as pressões inflacionárias e a incerteza pesaram no mercado doméstico e nas margens.

As contas de 2022 colocam a produção italiana de óculos em 5,08 bilhões de euros, 22% a mais que em 2021. As exportações de armações, óculos de sol e lentes, que representam cerca de 90% da produção comercial, aumentaram 21% em relação a 2021, atingindo cerca de 5.000 milhões de euros ( 4.880 milhões de euros). O número total de fabricantes caiu cerca de 2%, para 830 empresas em todo o país. Em relação ao emprego, a indústria fechou com 18.250 empregados, situação essencialmente estável em relação a 2021.

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

No primeiro trimestre de 2023, as exportações do setor voltaram a registrar alta de dois dígitos em relação ao primeiro trimestre de 2022: +16,7% em valor, totalizando 1,388 milhão.
As exportações de armações tiveram um desempenho muito bom (+20,4%), confirmando também a tendência ascendente das exportações de óculos de sol em 2022 (+15,9%).

Por área geográfica, todas as exportações continuaram crescendo em relação ao mesmo período de 2022: Europa +15,1%, América +10,9% e Ásia +39,1%.

A análise das exportações por países individuais revelou o seguinte:

Nos Estados Unidos, que sempre foi o mercado de referência do setor, as exportações globais de armações e óculos de sol aumentaram +9,1% em relação ao primeiro trimestre de 2022, com desaceleração no crescimento de óculos de sol (+1,1%) em comparação enquadrar as exportações, que continuam a crescer a um ritmo muito acelerado (+35,7%).
Nos principais países europeus, as tendências das exportações italianas em relação ao mesmo período de 2022 continuaram bem: França +18,1%, Alemanha +5,1%, Espanha +21,7%.

“Apesar destes bons resultados no primeiro trimestre de 2023, tendo em conta o contexto geral, é muito provável que o resto de 2023 seja menos brilhante para as nossas exportações, mesmo que aproveitando a fragilidade do euro, ainda assim poder crescer em valor. As perspectivas de nossas empresas em relação aos pedidos em geral são menos otimistas. O elemento central dessa desaceleração é atribuível principalmente aos aumentos generalizados de custos que as empresas não conseguem mais absorver internamente.”, disse Giovanni Vitaloni , presidente da ANFAO.

Atualmente, a previsão para o primeiro semestre de 2023 é de crescimento das exportações em torno de 8% em relação ao mesmo período de 2022.

De acordo com o WORLD ECONOMIC OUTLOOK do Fundo Monetário Internacional, as previsões de crescimento global foram revisadas para baixo para 2023, de 3,4% em 2022 para 2,8%.

O mais preocupante é que a taxa de crescimento das economias avançadas, que continuam sendo a principal saída para todas as principais indústrias, não deve exceder 1,3% em 2023.

O Espaço Europeu é especialmente importante para o setor ótico: absorve sozinho cerca de 50% das exportações do setor e, segundo as últimas previsões, parece que terá o menor crescimento de todos em 2023: 0,8%

“Certamente, as exportações são o melhor instrumento para medir a saúde da indústria ótica, e isso dá-nos força e confiança, considerando a tendência do primeiro trimestre de 2023. Porém, devemos ter uma postura extremamente cautelosa, levando em consideração as previsões do cenário económico geral.”, concluiu o presidente da ANFAO, Giovanni Vitaloni, comentando os últimos dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional ao final do Encontro.

 

 

Tags